Além do tratamento médico, a suplementação com vitamina D pode ser prescrita pelo nutricionista. Além do mais, pode ser recomendado a prescrição de uma dieta anti-inflamatória para potencializar os resultados do tratamento médico.
Recomenda-se tratamento para pacientes com níveis séricos de vitamina D < 20 ng/mL. A suplementação pode ser feita com diversos esquemas: - 50.000 UI, 1 vez por semana por 8 semanas; - 6.000 UI ao dia, por 8 semanas; - 3.000 a 5.000 UI ao dia, por 6 a 12 semanas.
De acordo com a Instrução Normativa IN nº 28, de 26 de julho de 2018, a dose máxima para um adulto considerada como suplementação nutricional é de 2.000UI por dia. Os limites de prescrição de dose por profissionais são: Farmacêuticos e nutricionistas: até 2.000UI diários.
Num primeiro momento deverá identificar a diferença entre as vitaminas D2 e D3. Quando a suplementação for semanal, a vitamina D3 é mais efetiva do que a vitamina D2. Porém quando a suplementação for diária, as duas opções são igualmente efetivas.
Os comprimidos de vitaminas D2 e D3 estão disponíveis sem prescrição médica - no Brasil e em vários países - e têm sido associados à melhora da imunidade e de sintomas como cansaço, fraqueza muscular, dor no osso e até de depressão.
A dieta recomendada para a vitamina D é de 600 UI/dia para adultos com 70 anos ou menos e 800 UI/dia para pessoas com mais de 70 anos. O limite superior tolerável é de 4.000 UI/dia, acima desse nível o risco de efeitos tóxicos aumenta.
Níveis ideais no sangue e suplementação
O nutricionista poderá prescrever produtos acabados/industrializados ou seus equivalentes manipulados e outros produtos não acabados passíveis de manipulação, isentos de prescrição médica.
Se você não tem tanto acesso ao sol e sua alimentação está deficiente, a suplementação de vitamina D deve ser suficiente, porém a única maneira de saber se você realmente precisa tomar suplementos de vitamina D é através de um exame.
O sol e a vitamina D. Para muitos, as principais formas de obter a vitamina D são bebendo leite, comendo peixe ou até mesmo tomando suplementos como óleo de fígado de bacalhau. Sim, essas são fontes de vitamina D, mas a exposição direta ao sol é realmente a melhor maneira de absorver.
Através de sua pesquisa, baseada na literatura médica atual, o Dr. Coimbra passou a acreditar que a vitamina D poderia ser um recurso terapêutico fundamental, uma vez que estimula a produção de substâncias regenerativas no cérebro.
Lembrando que a prescrição de suplementação para nutricionistas no Brasil deve seguir a última resolução da ANVISA (Publicada no DOU no 144, de 27 de julho de 2018) que determina que a dose limite deve ser de 2.000UI/dia de vitamina D.
Como testar um relé de falta de fase?
Como saber se estou com visão dupla?
Como montar um relógio com CD?
Quantos cavalos tem no jogo de xadrez?
O que significa ter um útero hostil?
O que é um projeto de infraestrutura de TI?
O que dá alterado no hemograma quando está com leucemia?
Como o Bispo morre em Auto da Compadecida?
Como o celular mostrando o retratado no texto?
Qual o movimento do cavalo no jogo de xadrez?
O que mudou na vida das pessoas com o uso do celular?
Como é comemorado o carnaval ao redor do mundo?
Quais as consequências da expulsão dos jesuítas para o ensino brasileiro?
Como cavalo-marinho tem filhos?
Quantos filhos o bispo Edir Macedo tem?
Como foi dividida as 12 tribos de Israel?
Teve seu território reunificado após a queda do Muro de Berlim?