Quem paga o salário até a perícia do INSS?

Pergunta de Lisandro Vicente de Cunha em 30-05-2022
(72 votos)

Quando o trabalhador fica afastado por motivo de incapacidade, o empregador é o responsável por pagar o seu salário pelos primeiros 15 dias.

Quem paga os dias até a perícia?

Sei que os primeiros 15 dias são pagos pela empresa. O INSS pagará os outros 25 dias, pelo atraso no agendamento da perícia? R.: Tudo irá depender da avaliação do perito médico da previdência. Se o perito entender que não houve incapacidade, o INSS não pagará os 25 dias.


Quantos dias o INSS demora para pagar benefício após a perícia?

Normalmente, após você enviar os documentos necessários, o INSS deve resolver o acerto pós-perícia no prazo de 5 dias. Ou seja, 5 dias após o envio dos documentos, o INSS deve liberar o seu benefício se você tiver sido aprovado na perícia.

Quando o atestado acaba antes da perícia do INSS?

Neste caso, o primeiro passo a ser seguido é pedir para o médico um laudo atual, com novo período de afastamento e pedir prorrogação do benefício. O pedido deve ser realizado 15 dias antes do término do seu benefício, para evitar que seja necessário entrar com ação na Justiça contra o INSS.

Quem deve dar entrada no INSS o funcionário ou a empresa?

Quem deve fazê-lo é a empresa. Mas caso não o faça o trabalhador ou sindicato pode emiti-la. Além disso, cabe ressaltar que após o retorno do trabalhador às atividades – depois de receber auxílio de acidente – ele não pode ser dispensado sem justa causa pelo período de 01 ano.

Quem paga o benefício sem recebimento enquanto aguardo perícia?


33 curiosidades que você vai gostar

Quando a empresa te encaminha para o INSS?

Se o 5º atestado foi apresentado, por exemplo, no dia 25º dia do mês, a partir desta data a empresa fica desobrigada do pagamento e o empregado deve ser encaminhado ao INSS.

De quem é a responsabilidade de marcar perícia INSS?

§ 4º A empresa que dispuser de serviço médico, próprio ou em convênio, terá a seu cargo o exame médico e o abono das faltas correspondentes ao período referido no § 3º, somente devendo encaminhar o segurado à perícia médica da Previdência Social quando a incapacidade ultrapassar 15 (quinze) dias.

Pode voltar ao trabalho antes da perícia?

Não só pode, como deve. Se o afastamento foi superior a 30 dias, é necessário fazer o ASO de retorno ao trabalho e, com o apto, pode voltar às suas atividades normalmente. Quando chegar o dia da perícia, vai apresentar ao médico perito do INSS todos os documentos, inclusive o ASO mostrando que já retornou ao trabalho.

O que o perito do INSS pergunta?

O Perito Médico Previdenciário emite pareceres técnicos por solicitação do INSS, de fato quem concede o benefício é o INSS e a Lei. ... Em seu labor diário o Perito Médico Previdenciário deve antes mesmo de perguntar pela doença do requerente, perguntar pela profissão.



Outras questões

Como remover amianto?

É perigoso esquentar água no microondas?

Qual a pulsação normal por minuto?

O que é ter certificação?

O que é drenagem fluvial?

Quanto é 1km e meio?

O que fazer com crianças?

Como escreve papel no plural?

Qual sabonete é indicado para quem tem dermatite atópica?

Pode colocar fita de LED na piscina?

Como se tornar um agente secreto?

Qual a energia da cor dourada?

Quais os problemas causados pela infiltração?

Tem como descobrir a placa pelo chassi?

Qual é o nome do antibiótico produzido por fungos?

Quais são os aspectos da hipótese de incidência tributária?

Qual o foco narrativo do texto a moreninha?

O que é uma condicional na programação?

Como por imagem no cabecalho de um excel?

Como é realizado o teste de Speed?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com