Origem do Dia da Mentira Há muitas explicações para que o dia 1º de abril esteja relacionado com o Dia da Mentira, uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. De acordo com esta teoria, por volta do século XVI, o Ano Novo era comemorado dia 25 de março, e as festas duravam uma semana e iam até dia 1º de abril.
O Dia da Mentira, também conhecido como Dia das Mentiras, dia das petas, dia dos tolos (de abril), dia da gafe, ou dia dos bobos, é uma celebração anual em alguns países europeus e ocidentais, comemorada em 1 de abril, pregando partidas e espalhando boatos como formas de assinalar a data.
A brincadeira surgiu na França, no reinado de Carlos 9º (1560-1574). Desde o começo do século 16, o ano-novo era comemorado em 25 de março, com a chegada da primavera. As festas, que incluíam troca de presentes e animados bailes noite adentro, duravam uma semana, terminando em 1º de abril.
Segundo estudos recentes, a mentira é um comportamento aprendido na infância e repetido com o intuito de escapar de uma punição ou de obter alguma recompensa. Já na vida adulta, tem como principal função tornar as interações sociais mais fáceis e evitar constantes discórdias.
Celebrado em 1º de abril, o Dia da Mentira é o momento para se contar casos estapafúrdios, mentiras grotescas e outras mais credíveis, além de criar as condições para a pregação de peças em amigos.
5 idéias para trollar os amigos no dia da mentira
“Eu sabia que o meu esforço no ginásio ia dar frutos. As minhas calças 36 voltaram a servir!” “Alguém recebeu o email a dizer que a escola vai estar fechada durante a próxima semana/que o escritório vai ser remodelado durante a próxima semana e não podemos ir trabalhar?”
Como algumas pessoas sabiam da mudança do dia da comemoração, passaram a zombar das demais, que estariam comemorando o Ano Novo em um dia falso. A partir daí, a prática foi difundindo-se, transformando o 1º de abril no Dia da Mentira. O Dia da Mentira é uma data que não tem a origem certa.
Teste seus conhecimentos sobre alguns dos enganos mais comuns nos conhecimentos gerais:
As causas, em geral do porquê as pessoas mentem compulsivamente, tem ligação com fatores psicoemocionais complexos como ansiedade, medo, insegurança e frustração. Seja um transtorno ou traço marcante, a mentira é sempre prejudicial, tanto para o mentiroso como para os outros.
Quais as principais barreiras para implantação de programa de QVT nas empresas?
Como ativar notificação com luz?
O que é a interceptação telefônica?
O que trabalhar em sala de aula sobre a Consciência Negra?
Quais bairros fazem parte da zona leste de Franca?
Quem tem pós-graduação e especialista?
Para que serve a base seladora da Acrilex?
Qual a pedra preciosa azul mais cara?
O que fazer quando seu melhor amigo está triste?
Qual é o aeroporto mais moderno do mundo?
Como voltar atualização Chrome?