Admite-se que os índios astecas foram os primeiros chocólatras conhecidos da história. Eles coletavam sementes de cacau e faziam uma infusão que acreditavam ser um poderoso afrodisíaco, chamada “chocolate” (líquido quente).
Em mais de dois mil anos de história, o chocolate foi por muito tempo considerado sagrado por sociedades antigas do México e da América Central. Foram povos primitivos dessa região que descobriram que as sementes de cacau poderiam ser amassadas e transformadas em uma bebida deliciosa, o tchocolatl.
Moagem e prensagem – as amêndoas descascadas são moídas e prensadas, nessa etapa ocorre a separação do produto em manteiga de cacau e torta de cacau (parte é dissolvida e misturada ao açúcar para fazer chocolate em pó e outra porção é resfriada e quebrada em tabletes, os chamados kibbleds, que são a matéria-prima do ...
Nascia assim o chocolate ao leite. No Brasil, as sementes de cacau chegaram em 1746 trazidas por um francês que presentou Antônio Dias Ribeiro, um fazendeiro do Sul da Bahia, com algumas delas. ... Depois veio a Kopenhagen em 1928, a Garoto em 19, a suíça Nestlé começou a fabricar chocolates no Brasil.
Os relatos dão conta de que os primeiros a consumir chocolate regularmente, por volta de 1500 a.C. foram os membros da civilização Olmeca, habitantes dos atuais México e Guatemala. Posteriormente, Maias e Astecas povos da mesma área, desenvolvem o costume de beber chocolate, produto considerado sagrado.
Mais precisamente de Quetzalcoatl, deus da sabedoria e do conhecimento. Os astecas acreditavam que essa divindade havia trazido do céu as sementes de cacau e, por isso, festejavam as colheitas com rituais cruéis de sacrifícios humanos.
A matéria prima do chocolate é justamente a semente do fruto. No entanto, para adquirir o sabor e aroma de chocolate, vários processos precisam ser realizados.
O chocolate é um alimento feito com base na amêndoa fermentada e torrada do cacau. Sua origem remonta às civilizações pré-colombianas da América Central.
No início, é considerado um alimento especial por seu valor nutricional e energético e somente mulheres, sacerdotes e nobres o consumiam em cultos da Igreja Católica. Por volta de 1700 as "Casas de Chocolate" começaram a competir com as "Casas de Café" em Londres.
Sua árvore é o cacaueiro, planta típica de clima tropical, que encontra no Brasil um ambiente ideal para o seu cultivo, em especial nas regiões do Espírito Santo e o sul da Bahia, em Ilhéus. O Brasil é o maior produtor de chocolate da América Latina e um dos maiores do mundo
Tipos de chocolate. O chocolate é, em geral, uma mistura de pasta de cacau em pó, manteiga de cacau e açúcar. De acordo com as proporções utilizadas, obtêm-se diferentes qualidades, texturas e aromas. Os chocolates com mais porcentagem de manteiga de cacau são mais gordurosos e se derretem melhor na boca.
Quantos países fazem parte do Mercosul 2020?
Como medir a umidade do ar pelo celular?
O que diz a NR 32 sobre EPIs de enfermagem?
Quais são as principais diferenças entre os tipos de rochas sedimentares e as metamórficas?
Como devem ser os objetivos da qualidade?
O que é armazenagem dentro da logística?
Quais são os exemplos de bons comportamentos?
O que a ciência diz sobre o incesto?
O que é entrevista semi-estruturada segundo Gil?
O que são procedimentos de trabalho NR10?
Quem tem cidadania italiana pode morar nos Estados Unidos?
Pode usar bepantol depois da depilação?
O que posso substituir por queijo minas?
Como esvaziar o intestino toda manhã?
Porque precisa fazer radioterapia?