Os três grandes grupos de rochas que compõem a crosta do planeta Terra, quanto à sua natureza, são: o das rochas magmáticas ou ígneas, o das metamórficas e o das sedimentares. As magmáticas ou ígneas formam-se da consolidação do magma. Quando formadas em profundidade, são chamadas de intrusivas ou de plutônicas.
A mais externa delas, chamada de crosta, é composta por três tipos de rochas: magmáticas, sedimentares e metamórficas. Elas são formadas através da junção de diversos minerais e podem ser classificadas de acordo com a composição química, textura ou forma, porém a especificação mais utilizada é baseada na origem.
Conforme a gênese, as rochas da crosta terrestre são classificadas em três tipos: sedimentares, metamórficas e as ígneas ou magmáticas.
Quais são as camadas da Terra? De forma geral, a estrutura interna do planeta Terra é dividida em três camadas: crosta terrestre, manto e núcleo, que ficam umas sobre as outras. A seguir, veja como elas funcionam.
De acordo com a sua origem, as rochas podem ser classificadas em três grupos distintos: rochas ígneas ou magmáticas, metamórficas e sedimentares.
30 curiosidades que você vai gostar
As rochas podem ser agrupadas em três grandes grupos, conforme o processo de formação: ígneas, metamórficas ou sedimentares.
Originam-se da solidificação do magma no interior da crosta terrestre ou quando a lava sai do manto, através de uma erupção vulcânica. Quando o magma se resfria lentamente no interior da crosta transformando-se em rocha ocorre o processo chamado de intrusão.
A Terra é formada por três camadas: Crosta terrestre: camada mais superficial, de estrutura relativamente fina e bastante rochosa. Manto: localizada abaixo da crosta, apresenta propriedades sólidas. Núcleo: camada mais interna e quente da Terra.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) A segunda camada da Terra é o Manto. Este apresenta profundidades que vão dos 30 km abaixo da superfície até 2900 km, além de temperaturas internas que chegam a alcançar os 2.000ºC, o que propicia o derretimento das rochas, transformando-as em magma.
O manto é a camada intermediária da Terra, localizada entre a crosta terrestre e o núcleo, com espessura média de 2900 km e temperatura de 3500 ºC.
Os três grandes grupos de rochas que compõem a crosta do planeta Terra, quanto à sua natureza, são: o das rochas magmáticas ou ígneas, o das metamórficas e o das sedimentares.
Os três tipos de rocha existentes são as: rochas magmáticas, rochas sedimentares e rochas metamórficas.
Tipos de Rochas
Rochas Magmáticas: formadas pelo magma terrestre. Rochas Sedimentares: formadas por partículas de sedimentos. Rochas Metamórficas: formadas pela transformação de alguns minerais.
Existem diferentes tipos de rochas, sendo elas: rochas ígneas ou magmáticas, rochas sedimentares e rochas metamórficas. A estrutura geológica é extremamente importante na formação dos recursos minerais, além de estabelecer uma grande influência na consolidação dos relevos e automaticamente do solo.
A crosta, o manto, o núcleo, a litosfera e a mesosfera compõem a estrutura terrestre. O estudo das camadas da Terra é realizado na superfície, observando seus fenômenos.
São elas: Crosta Terrestre ou Litosfera, Astenosfera, Manto Superior, Manto Inferior, Núcleo Externo e Núcleo Interno.
A crosta terrestre é subdividida em crosta superior e crosta inferior. Além disso, ela apresenta profundidades que oscilam entre 30 km e 70 km, configurando-se como a menor das camadas da terra. As temperaturas variam e podem alcançar os 1000ºC.
A Crosta Terrestre, camada superficial e sólida que circunda o planeta indo de 5 a 30 km; O Manto, abaixo da crosta e pastoso por causa das rochas derretidas que são o magma; e. O Núcleo, parte central e formado por metais em altíssima temperatura.
As rochas formam-se a partir da agregação dos minerais durante milhões de anos. Quando há a junção dos minerais, temos a formação de um composto rochoso. A junção de minerais forma as rochas.
Como a superfície terrestre apresenta temperaturas muito inferiores às do interior do nosso planeta, as rochas mantêm-se no estado sólido, de forma que, quando o magma acende a essa superfície ou penetra nas camadas de rochas preexistentes, ele se solidifica, dando origem às rochas ígneas.
Ígneas ou Magmáticas
O magma é um material pastoso que, há bilhões de anos, deu origem às primeiras rochas de nosso planeta, e ainda existe no interior da Terra.
As rochas ígneas são o resultado da solidificação do magma – por isso, as vezes chamadas de rochas magmáticas. São formadas em altas temperaturas no interior da crosta terrestre em profundidades variadas. As altas temperaturas tem papel fundamental na formação das rochas ígneas.
São rochas que se formam na superfície da crosta terrestre sob temperaturas e pressões relativamente baixas, pela desagregação de rochas pré-existentes seguida de transporte e de deposição dos detritos ou, menos comumente, por acumulação química.
São aquelas formadas a partir de outra rocha (sedimentar, ígnea ou metamórfica) por ação do metamorfismo. Entende-se por metamorfismo o crescimento de cristais no estado sólido, sem fusão.
Rocha metamórfica é um tipo de rocha derivado da metamorfose (transformação) de rochas magmáticas ou sedimentares que sofrem modificação em sua composição atômica, devido à influência das diferentes condições do ambiente em que estão inseridas em comparação aos locais onde foram originalmente formadas.
Quanto tá custando um Gol G4 2007?
O que ganha o vencedor do The Voice?
O que é comprovação de renda formal ou informal?
Como conseguir comprovante de compra?
Quantos recordes olímpicos O Brasil tem?
Como saber se uma pessoa está com hemorragia interna *?
Qual a interligação entre psicomotricidade e aprendizagem?
Quando a empresa tem que pagar vale alimentação?
O que é um memorial descritivo de um projeto?
Quando começou o horário de verão?
O que causa falta de ar quando está dormindo?
Quais são as funções de um motorista particular?
O que pode substituir o banho maria?
Quais os três elementos da arte visual?
O que é fundamentar um artigo?
Qual a diferença entre prova e expiação?