Tim Berners-Lee inventou o WWW em 1955 O cientista britânico Tim Berners-Lee foi um revolucionário da era digital a ponto de ser chamados por muitos como o "pai da web".
A primeira conexão ARPANET foi estabelecida entre a Universidade da California em Los Angeles e o Instituto de Pesquisa de Stanford às 22h30 do dia 29 de outubro de 1969. Em 5 de dezembro de 1969, uma rede de 4 nós foi conectada pela adição da Universidade de Utah e a Universidade da California,Santa Barbara.
A década dos primeiros
Em meados de 1971, Vinton Cerf e sua equipe de cientistas (reconhecidos como “os pais da internet”) tentavam conectar três redes diferentes em um processo descrito em inglês como interneting. O termo foi abreviado e, aos poucos, imortalizado como sinônimo de toda a rede.
Internet discada e AOL
Nessa época a web estava só começando, mas muita gente já usava a internet através de linhas discadas e com o auxílio de provedores como o AOL (America Online). Pagava-se por minuto e tinha-se acesso a vários serviços usando o software do provedor.
A internet foi criada em 1969, nos Estados Unidos. Chamada de Arpanet, tinha como função interligar laboratórios de pesquisa. Naquele ano, um professor da Universidade da Califórnia passou para um amigo em Stanford o primeiro e-mail da história.
30 curiosidades que você vai gostar
Naquela época, não havia a internet como conhecemos hoje. O que havia era um servidor que alguns usuários podiam entrar para ter acesso a alguns dados e serviços. ... Não se podia utilizar o telefone e a internet simultaneamente. Como a cobrança era por pulsos, então as conexões ficavam caras.
Este ano é comemorado o 50º aniversário do desenvolvimento e instalação do primeiro envio do pacote pela Internet feito na Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA) em 29 de outubro de 1969. O envio foi feito por meio da rede ARPANET desde um ordenador da UCLA para o Stanford Research Institute.
Inicialmente, a rede digital era utilizada por um grupo pequeno de pessoas, que só poderiam acessar as suas funcionalidades nos computadores das instituições de ensino. Além disso, os materiais eram mandados de um computador para o outro usando códigos de IP e com velocidade inferior a 3 megabytes.
A verdadeira origem da Internet é com a ARPANet (Rede de Agencias de Projetos de Pesquisa Avançada ou Rede da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada dos Estados Unidos). No ano de seu nascimento, em 1969, quando nasceu a ARPANET, surgiu a primeira conexão entre os computadores da Stanford e da UCLA.
Em 20 de dezembro de 1994, a Embratel lança o serviço experimental de internet comercial no Brasil. Só cinco mil usuários foram escolhidos pra esses testes. Em maio de 95, ele começaria a operar de forma definitiva.
Anos 70-80: Surge o termo Internet
O uso do termo “Internet” para uma rede TCP/IP global se deu em dezembro de 1974, com a publicação da primeira especificação completa do TCP, assinada por Vinton Cerf, Yogen Dalal e Carl Sunshine, na Universidade de Stanford.
Em maio de 1995, a rede foi aberta para fins comerciais, ficando a cargo da iniciativa privada a exploração dos serviços. Hoje, para conectar seu computador, o usuário paga os serviços de um provedor de acesso ou tem conexão direta.
A Internet chegou no Brasil em 1988 por iniciativa da comunidade acadêmica de São Paulo (FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e Rio de Janeiro UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica).
O principal desafio de Berners-Lee era desenvolver uma ferramenta de hipertexto que funcionasse para a internet. Com o auxílio do engenheiro de computação belga Robert Cailliau, ele obteve o apoio do Cern ao projeto e codificou a world wide web.
No ano de 1991 o acesso a rede de informações, já denominada internet, já era utilizada também por órgãos do governo e instituições educacionais de pesquisa. Nessa época a internet era utilizada para transferências de arquivos, debates e acesso a base de dados nacionais e internacionais.
Então, em abril de 1993, foi mundialmente anunciado que a internet seria livre de royalties (patentes). Ou seja, pública e isenta de taxas para usar e para criar qualquer tipo de projeto online.
Quem viveu a Internet dos anos 2000 se lembra de alguns hábitos peculiares dos usuários da época. A web era um mundo muito diferente do que temos hoje: o Orkut era a rede social dominante no país, o MSN era o mensageiro favorito, o acesso à rede móvel era quase inexistente e as webcelebridades vinham dos blogs.
Com a internet podemos ver um robô se movendo em Marte e manter o contato com amigos da América ou da Austrália.” A internet também criou novas comunidades, reunindo pessoas de todo o mundo, seja porque elas compartilham um amor em comum pela mesma banda ou por um programa de TV.
a internet mudou a forma em que trabalhamos, fazemos compras, contatamos nossos amigos ou procuramos novos relacionamentos, lemos, escrevemos, nos informamos, nos relacionamento com nossos filhos e, sobretudo afetou drasticamente o sentido e a possibilidade de privacidade.
A internet mudou muitos aspectos da nossa vida, como trabalhar, nos relacionarmos com amigos e fazer novas amizades, ler, escrever, fazer compras, a forma de transmissão do conhecimento, como aproveitamos nosso lazer, como ensinamos nossos filhos a se comunicar com as pessoas, como andarmos, como a internet mudou nossa ...
A forma como a maior parte da Internet funciona hoje em dia é um processo simples em três partes: o provedor de serviço de internet (ISP) recebe o sinal via fibra de um conjunto de servidores de dados, transfere esse sinal para uma estação (ou hub) central e depois o distribui para os modems dos seus clientes.
História da internet
Entre 1970 e 1980, a internet deixou de ser uma ferramenta usada somente pelo governo e passou a ser utilizada para fins acadêmicos. A partir de 1990, começou a ser usada pela população em geral, através de serviços de empresas que começaram a oferecer conexão de internet empresarial e residencial.
A partir disso, a década de 90 ficou conhecida como o "boom da internet", pois foi quando ela se popularizou pelo mundo, com o surgimento de novos browsers ou navegadores — Internet Explorer, Netscape, Mozilla Firefox, Google Chrome, Opera, Lynx — e o aumento do número de usuários, navegadores da internet.
Quais a principais etapas iniciais de uma obra?
Como funciona a aplicação do fluxograma?
Como trabalhar com fotos Polaroid para vender?
Como surgiu a Igreja Católica Romana?
Como funciona o processo de locação de imóvel?
O que é o Sistema Positivo de Ensino?
Como o combustível chega até a câmara de combustão?
Como trabalhar com o Microsoft Planner?
Quem foi que criou a Administração?
Como trabalhar números na educação infantil?
O que dá para fazer com fio de malha?
Como ocorre o processo de execução?
Como trabalhar com banco de horas no Excel?
Como foi o início do trabalho no Brasil?
Como trabalhar gráficos na educação infantil?