Acredita-se que o primeiro evangelho tenha sido o de Marcos, escrito entre os anos 65 e 75 D.C.. Os evangelhos de Lucas e Mateus se basearam neste texto.
Composição. Tradicionalmente, Mateus era visto como o primeiro Evangelho escrito. Os evangelhos são tradicionalmente impressos com Mateus em primeiro lugar porque, segundo Santo Agostinho, era esse o mais antigo (segundo ele, este evangelho teria sido escrito de 50 a 75).
Na tradição cristã os Quatro Evangelistas, Mateus, Marcos, Lucas e João, são os autores atribuídos à criação dos quatro evangelhos do Novo Testamento, os quais são: Evangelho segundo Mateus. Evangelho segundo Marcos.
Visão tradicional. Tradicionalmente, o evangelho de Mateus é entendido como o primeiro Evangelho escrito. O evangelho de Marcos foi escrito depois do de Mateus, utilizando-se de partes deste, e finalmente Lucas foi escrito baseado nos outros dois anteriores, também baseados em outras testemunhas oculares.
O evangelho de Marcos dá mostras de ser o livro mais antigo. O evangelho de João foi o último entre os evangelhos a ser escrito e possui características particulares tanto do ponto de vista dos textos quanto da perspectiva teológica do escrito.
22 curiosidades que você vai gostar
Acredita-se que o primeiro evangelho tenha sido o de Marcos, escrito entre os anos 65 e 75 D.C.. Os evangelhos de Lucas e Mateus se basearam neste texto.
Maioria dos estudiosos acreditam que o Evangelho de Marcos foi o primeiro dos evangelhos canônicos a ser escrito, servindo como fonte para os evangelhos de Mateus e Lucas.
Os Evangelhos
Evangelho segundo Mateus: escrito por Mateus, apóstolo de Jesus; Evangelho segundo Marcos: escrito por Marcos, discípulo de Jesus; Evangelho segundo Lucas: escrito por Lucas, discípulo de Jesus; O Evangelho segundo João: escrito por João, apóstolo de Jesus.
Os Evangelhos do Novo Testamento, quatro relatos sobre a vida de Jesus aceitos por todas as igrejas cristãs, tradicionalmente são atribuídos a dois dos Doze Apóstolos (Mateus e João, filho de Zebedeu), a um companheiro do apóstolo Pedro (Marcos) e a um colaborador de São Paulo (Lucas).
De início, comece a leitura pelos três livros sapienciais: Salomão, Eclesiastes e Provérbios, porque são livros próximos ao Novo Testamento, e cheios de ensinamentos. Em seguida, faça a leitura do portal de entrada do Antigo Testamento, que são os Salmos.
O Evangelho de Mateus tem esse nome, porque foi escrito pelo próprio apóstolo. Consta que antes de seguir Jesus ele trabalhava como cobrador de impostos. Inclusive, sua escrita mostra que teve muito interesse em contabilidade (18:23-24; 25:14-15).
São João Evangelista (6-103) foi um dos doze apóstolos de Cristo. O mais jovem deles. Junto com seu irmão Thiago, foi convidado a seguir Jesus em suas peregrinações. É o autor do quarto e último Evangelho Canônico, pertencente ao Novo Testamento, o "Evangelho segundo João".
Embora eles sejam historicamente exatos e apresentem detalhes biográficos importantes da vida de Jesus, os objetivos principais dos evangelhos são teológicos e apologéticos (Jo 20:31). Eles fornecem respostas oficiais a questões sobre a vida e o ministério de Jesus.
Uma terceira explicação para a dependência literária dos evangelhos sinóticos afirma que o evangelho de Mateus foi escrito primeiro.
O tema principal em Mateus é de que Jesus Cristo veio estabelecer Seu reino na Terra. Mateus mencionou “o reino dos céus” inúmeras vezes e ele é o único autor dos evangelhos a incluir ensinamentos de Jesus que mencionam a “igreja” (ver Mateus 16:18; 18:17).
Relata a morte e a ressurreição de Jesus. Seu evangelho é organizado em “cinco livrinhos”, cada um contendo uma parte narrativa seguida de um discurso, que reúne e explica o que está contido nas narrativas. O nome de Mateus aparece sempre na relação dos 12 primeiros apóstolos de Cristo, geralmente ao lado de São Tomé.
São Mateus escreveu de maneira muito ordenada. Podemos perceber que de todos os Evangelhos é o Evangelho mais longo, são 28 capítulos. Enquanto que os outros Evangelhos são menores. Lucas tem 24 capítulos.
O desenvolvimento do cânon do Novo Testamento deixou quatro evangelhos canônicos, que são aceitos como os únicos evangelhos autênticos para a maioria dos cristãos. Entretanto, existem muitos outros evangelhos. Eles são conhecidos como apócrifos e foram escritos geralmente depois dos quatro evangelhos canônicos.
Os seus autores foram os evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João. Estes quatro evangelhos foram reconhecidos legitimamente pelo Cristianismo e adotados como os primeiros livros do Novo Testamento recebendo a designação de "Evangelhos Canônicos".
Os três primeiros Evangelhos, Atos, Cartas de Paulo, Hebreus, Tiago, e Cartas de Pedro foram escritas no período entre os anos 50 e 65. O Evangelho de João, as Cartas de João, Judas e o Apocalipse foram escritos em torno dos anos 85 e 100.
De acordo com a tradição cristã o autor do terceiro evangelho da bíblia, parte do novo testamento, a autoria do livro e atribuída a Lucas, que era médico e companheiro de jornada de Paulo. Inclusive, entre as várias referências que Paulo faz a Lucas, em uma delas o chama de “amado”.
Os evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas são semelhantes em seus relatos. Ou seja, as histórias se repetem porque estes três evangelhos se nutrem de uma mesma fonte. Apesar de parecidos eles tinham metas diferentes. O Evangelho de Mateus foi escrito para convencer os Judeus de que Jesus era mesmo o Messias.
O livro dos Atos dos Apóstolos foi escrito para mostrar a ação do Espírito Santo na comunidade cristã primitiva. ... O livro narra a ascensão de Jesus, os primeiros momentos da Igreja primitiva de Pedro, seu ministério e o ministério de Paulo. Por todo o texto, é demonstrada a rejeição da maioria dos judeus ao Evangelho.
Desde que o Discípulo Amado não aparece em nenhuma outra parte dos evangelhos do Novo Testamento, viu-se tradicionalmente como uma auto-referência a João, o Evangelista, e esta permanece como sua identificação principal.
Fontes. A visão tradicional é que Lucas, que não foi uma testemunha ocular do ministério de Jesus, escreveu seu evangelho após reunir as melhores fontes de informação ao seu alcance (Lucas 1:1-4), como afirma em seu prólogo.
Como ocorre o processo de lipogênese?
Como elaborar um plano de ação escolar?
Como transferir as fotos do celular para o outro?
Quais os impactos dos elementos químicos ao meio ambiente?
Como fazer um mosaico de papel picado?
Como transferir energia de um celular para outro celular?
Quais são as etapas de um plano de tratamento odontológico?
Como transferir dinheiro para uma corretora?
Quais são os meios de culturas?
Como transferir financiamento de imóvel da Caixa para outra pessoa?
O que acontece espiritualmente quando uma pessoa morre de câncer?
O que é um orçamento de caixa?