O saldo devedor nada mais é do que o valor que falta ser pago de um financiamento - que pode ser empréstimo imobiliário, dívida com cartão de crédito, cheque especial, entre outros. Ao longo do tempo, os juros fazem esse saldo devedor crescer, enquanto as amortizações pagas pelo devedor fazem o saldo devedor diminuir.
é uma anomalia decorrente do fato dos juros remuneratórios pagos antecipadamente por um período de tempo e que não será gozado pelo mutuário quando este decide espontaneamente pela quitação antecipada, o banco não converte esse montante a princípio desembolsado a título de juros em amortização do principal, ...
O saldo devedor se refere ao valor que ainda falta para quitar um financiamento de imóvel ou veículo, por exemplo. Ou seja, é o valor total tomado por empréstimo, mais os juros, seguros e demais tarifas acordadas em contrato.
Antecipar as parcelas é recomendado principalmente para quem passa por dificuldades financeiras. Como os juros são cobrados pelo saldo devedor, ao escolher a antecipação você quitará a dívida, eliminando juros e taxas.
Geralmente, especialistas orientam que a melhor opção é diminuir o prazo do financiamento imobiliário. Porque os juros são cobrados sempre sobre o saldo devedor, portanto quanto mais tempo pagando pelo financiamento, maior será o valor total.
15 curiosidades que você vai gostar
"O sistema SAC (Sistema de Amortização Constante) é preferível à tabela Price porque representa uma economia de cerca de 10%, em média. A vantagem da tabela Price é que a parcela inicial é, normalmente, bem menor.
— Do ponto de vista financeiro, a melhor opção é sempre diminuir o prazo. Porque os juros são cobrados sobre o saldo devedor. ... No entanto, para quem precisa economizar no curto prazo, reduzir o valor das parcelas pode ser a melhor saída.
No exemplo acima, a amortização foi no tempo da dívida, ou seja, para encurtar o prazo do financiamento. Isso evita que o cliente tenha que pagar anos e anos de juros sobre juros. Mas também é possível amortizar o valor das parcelas, fazendo com os valores mensais encolham.
Antecipar parcelas que seriam pagas no futuro para reduzir o valor total e os juros relativos. A amortização de financiamento pode ocorrer com praticamente qualquer tipo de financiamento, mas ela é mais comum no financiamento imobiliário, que lida com prazos mais longos.