Nascido em 1856 na região da atual Croácia, Nikola Tesla foi um inventor, físico e engenheiro elétrico sérvio-americano. Tesla é famoso pelas contribuições para o projeto do sistema de eletricidade de corrente alternada e por invenções que até hoje chamam a atenção da cultura popular.
Thomas Edison contratou Tesla para resolver problemas que ele estava tendo com corrente contínua em geradores e motores. Se Tesla resolvesse o problema ganharia cerca de 50 mil dólares - o que corresponderia a 1 milhão de dólares em valores atuais -, essa era a promessa.
O inventor sérvio-americano Nikola Tesla tem um grupo eclético de fãs, e não por acaso. O mesmo cientista que mudou a forma como o homem usa e distribui energia elétrica tinha pombos como animais de estimação, era germofóbico e acreditava que recebia sinais de Marte.
Abaixo, listamos 10 de suas maiores invenções e contribuições:
Em 1873 iniciou o estudo de Engenharia Elétrica, no Instituto Politécnico de Graz, na Áustria, onde estudou principalmente física e matemática. Em 1880 formou-se na Universidade de Praga. Em 1881 entrou para a companhia telefônica de Budapeste, onde começou sua carreira de engenheiro eletricista.
Em 1879, Thomas Edison inventou a lâmpada elétrica.
O principal motivo da rivalidade entre Thomas Edison e Nikola Tesla foi a patente das aplicações de corrente contínua e corrente alternada, o que viria a mudar a maneira como a eletricidade era usada. O registro de corrente contínua já pertencia a Edison e ela era aplicada nas invenções do cientista.
O episódio, que ficou conhecido como Guerra das Correntes, resultou na vitória da invenção de Tesla, após parceria com o empresário George Westinghouse, que comprou todas as patentes de correntes alternadas e ajudou na comercialização do sistema.
Você sabe quem inventou a lâmpada? Uma das maiores invenções do século XIX, a lâmpada não só revolucionou a vida das pessoas de modo geral, mas também foi a precursora de uma série de criações que moldaram a atualidade.
Use sal marinho, não refinado, para limpar as energias nocivas do seu lar. Outra forma de limpar as energias desconformes de uma casa pode ser dissolver sal marinho em água dentro de um prato fundo de cor branca e todo liso.
A partir daí e com muitas outras tentativas antes, a lâmpada foi sendo desenvolvida, evoluindo até a que conhecemos hoje. Thomas Edison patenteou e levou a fama, mas muitos outros trabalharam para que hoje a luz esteja ao alcance de um toque no interruptor.
Em 1878, com 31 anos, propôs a si mesmo o desafio de obter luz a partir da energia elétrica. Outros pesquisadores já haviam tentado construir lâmpadas elétricas. Nernst e Swan, por exemplo, haviam obtido alguns resultados, mas seus dispositivos tinham vida bastante curta. Edison tentou inicialmente utilizar filamentos metálicos.
O que a progressiva com formol pode causar?
Por que os jesuítas queriam catequizar os índios?
Quantos paletes vazios cabem em um Truck?
Como elaborar um relatório de diagnóstico?
Quando a competência absoluta pode ser prorrogada?
Quanto tempo dura uma bolsa de couro?
Como começar o marketing digital do zero?
O que posso investir com 50 reais?
Quem é o autor do livro de Mateus?
Como os neurônios transmitem informações?
O que os dentes tortos podem causar?
Quem pode fazer laudo para AVCB?
Quantas palavras existem na língua portuguesa 2021?
Como identificar trombose na mão?
Quantas petrolíferas têm no Brasil?
O que uma pessoa que tem refluxo não pode comer?
Quem tem déficit de atenção pode ter uma vida normal?