Isadora Duncan (1877-1927) foi uma bailarina norte-americana, uma pioneira da dança moderna.
Quem foi considerada a mãe da Dança Moderna? Anna Pavlova.
Isadora Duncan Bailarina americana
Isadora Duncan era o nome artístico de Dora Angela Duncanon. Precursora da dança moderna, ela propôs uma dança livre de espartilhos, meias e sapatilhas de ponta, apresentando-se com trajes esvoaçantes, cabelos soltos e pés descalços.
São artistas visionários da dança moderna: Isadora Duncan, Ruth Saint-Denis, Louie Füller, Rudolf Von Laban, Mary Wigman, MarthaGraham.
Entre os principais artistas que começaram este movimento estão as americanas: Loie Fuller (1862–1928), Isadora Duncan (1877–1927), Ruth St Dennis (1879–1968) E Martha Graham (1894–1991); o suíço Emile Jacques Dalcroze (1865–1950); a alemã Mary Wigman (1886–1973) e o húngaro Rudolf von Laban (1879–1958).
34 curiosidades que você vai gostar
Pioneira da dança moderna no Brasil, bailarina Ruth Rachou faz noventa anos | Fique Ligado | TV Brasil | Cultura.
Não se adequava a regras preestabelecidas. Sua dança era inspirada nos ícones da Grécia Antiga e no trabalho escultórico, que demandava o constante moldar do corpo. Despida de adornos: laços, meias, espartilhos, sapatilhas, propunha uma dança fluida, livre. Cabelos soltos, pés descalços.
Em 14 de setembro de 1927, em Nice, França, a famosa dançarina Isadora Duncan é estrangulada após o enorme cachecol de seda que vestia se enroscar na calota da roda traseira do carro – conversível.
Inspirada nas roupas da Grécia Antiga, Isadora usava trajes drapeados e esvoaçantes. Como cenário usava apenas uma cortina azul.
Naquela época, porém, as sapatilhas padrão tinham saltos.
Uma quebra de paradigma aconteceu no século XVIII, quando a bailarina Marie Camargo, do Ballet Ópera de Paris, tornou-se a primeira a usar uma sapatilha sem salto, permitindo que ela executasse passos e saltos.
Entre elas, podem ser mencionadas:Movimentos expressionistas;Transformação nos figurinos e nas maquiagens tradicionais;Abandono das sapatilhas de ponta;Estilo mais livre e descontraído;Dança independente da música e associada à emoção;Corpo como único elemento cênico (ausência de cenário).
A dança moderna é um gênero de dança que foca na expressão e no movimento livre do corpo. Possui gestos fluidos que expressam o sentimento do dançarino. O estilo da dança moderna é mais descontraído e não se limita a técnicas e figurinos pré-determinados.
Inicialmente, a manifestação era característica dos salões, mas aos poucos começou a ocupar os palcos, onde iniciaram-se os primeiros espetáculos de dança. No Brasil, o primeiro balé foi apresentado no Rio de Janeiro em 1813, no Real Theatro de São João.
Ela se inspirava nos movimentos da Natureza e nas posturas assumidas pelas esculturas da Antiga Grécia, buscando constantemente a máxima liberdade na dança e na vida. Assim, ela optou por dançar descalça e com o corpo coberto apenas por túnicas de seda.
Mercedes Ignácia da Silva Krieger foi bailarina e coreógrafa, considerada a maior precursora do Balé e da Dança Afro no Brasil.
Sua dança foi inspirada pelas figuras das dançarinas nos vasos gregos encontrados, segundo algumas fontes, no Museu do Louvre; já outras fontes informam que tais vasos foram vistos pela bailarina no Museu Britânico.
Isadora Duncan foi uma das dançarinas mais importantes da história do Ocidente. A norte-americana, nascida em São Francisco em 26 de maio de 1877, foi uma bailarina e coreógrafa que revolucionou o mundo da dança ao propor movimentos mais fluidos e livres, dando lugar ao que foi chamado depois de dança moderna.
Sua ideia era a de que o corpo seria apenas uma via pela qual o sentimento deveria ser apresentado. Foi então, por meio de Stebbins, que Duncan recriou o modo de dançar, preferindo, inclusive, pés descalços em oposição à sapatilha de ponta.
Isadora Duncan carregou essa técnica à ex-URSS e passou a ensiná-la como modalidade independente das artes. Paralelamente ao trabalho de Duncan, Heinrich Medeau, alemão, anexou aos elementos rítmicos corporais alguns aparelhos, como o arco, a bola e a maça.
Os dois maiores precursores da dança moderna foram Émile Jaques-Dalcroze e François Delsarte. Émile Jaques-Dalcroze (1865-1950) foi professor de música, nascido na cidade de Viena na Áustria.
Na História Antiga, povos do Egito, Mesopotâmia, Roma e Grécia foram os primeiros a adotar a dança como expressão artística. No Egito dançava-se em homenagem aos deuses, enquanto na Grécia a dança era uma forma de expressar seus mitos.
A dança moderna foi introduzida no Brasil por bailarinos de renome que fugiam da Segunda Guerra Mundial. Luiz Arrieta, Maria Duschenes, Marika Gidali, Nina Verchinina, Oscar Araiz, Renée Gumiel e Ruth Rachou são alguns desses bailarinos que trouxeram ao país novas ideias.
Além de Isadora Duncan e Judson Dance Theater, nomes como Rudolf Laban, Merce Cunningham, Mary Wigman, Trisha Brown e Martha Graham também marcaram a história desse gênero.
Jazz, salsa, salsa cubana, hip-hop, balé, tango, funk, dança de salão, dança do ventre, para citar apenas alguns.
Como funciona o pagamento do crédito na execução contra a Fazenda Pública?
O que fazer depois de pintar o cabelo de preto?
Qual é o jogo mais difícil do mundo?
Como escolher o volume de água oxigenada?
Qual dos exemplos de aparelhos eletrodomésticos funcionam pelo princípio da convecção?
De quem Bebeth e filha na vida real?
O que são os quatro pilares da estratégia empresarial?
Quem paga o advogado em caso de Justiça gratuita?
Como fazer para reconhecer um filho?
Como eu sei que estou com labirintite?
O que mudou na música brasileira?
Quantos anos tem o Green Label?
O que significa impor as mãos?
Como saber se o dente tá alto?
Qual a metodologia da pedagogia tradicional?