novembro de 1695 - Antônio Soares, homem de confiança de Zumbi, é capturado. Sob tortura e diante da promessa de sua liberdade revela o esconderijo do chefe, na Serra Dois Irmãos. 20 de novembro de 1695 - Antônio Soares conduz um grupo de 15 bandeirantes paulistas ao local onde Zumbi se encontra.
Zumbi dos Palmares nasceu no estado de Alagoas no ano de 1655. Foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Foi líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas.
O que se sabe sobre a vida adulta de Zumbi é que ele era o homem de confiança do chefe do povoado, Ganga Zumba, e trabalhava como líder do exército de Palmares. No final do século 17, já liderava sozinho o quilombo. Ele morreu em 20 de novembro de 1695, após ser traído e morto por um companheiro, Antônio Soares.
Morte de Zumbi dos Palmares Em 1695, no dia 20 de Novembro, Zumbi é delatado por um de seus capitães, Antônio Soares, e morto pelo capitão Furtado de Mendonça. O líder de Palmares tinha 40 anos de idade. Após derrotar e matar Zumbi, o capitão foi premiado com cinquenta mil réis pelo monarca D. Pedro II de Portugal.
Zumbi dos Palmares foi um dos líderes do Quilombo dos Palmares e ficou conhecido por ter liderado a resistência do quilombo contra os ataques portugueses, no século XVII. ... Zumbi é enxergado por muitos, hoje, como um dos símbolos de resistência e luta dos africanos contra sua escravização no contexto do Brasil colonial.
Aos 10 anos de idade, já era fluente em português e latim. Aos 15, fugiu e voltou para o Quilombo de Palmares. Alguns anos depois, em 1675, Zumbi ganha notoriedade ao defender o quilombo do ataque das tropas portuguesas. Nesta batalha sangrenta, demonstrou suas habilidades de guerreiro jaga.
Zumbi estava longe de ser um herói da democracia. "Mandava capturar escravos de fazendas vizinhas para que eles trabalhassem forçados no Quilombo dos Palmares. Também sequestrava mulheres, raras nas primeiras décadas do Brasil, e executava aqueles que quisessem fugir do quilombo".
Em 1995, a data de sua morte foi adotada como o dia da Consciência Negra. Atualmente, o dia 20 de novembro é celebrado como Dia da Consciência Negra [16]. O dia tem um significado especial para os negros brasileiros que reverenciam Zumbi como o herói que lutou pela liberdade e como um símbolo de liberdade.
Zumbi era um dos generais palmarinos e os relatos portugueses afirmam que ele era um dos grandes responsáveis pelo sucesso dos palmarinos em expulsar as expedições enviadas pelos portugueses na época. O nome de Zumbi pode derivar do termo africano “nzumbi” que significava fantasma.
"Zumbi é considerado um dos grandes líderes de nossa história. Símbolo da resistência e luta contra a escravidão, lutou pela liberdade de culto, religião e prática da cultura africana no Brasil Colonial. O dia de sua morte, 20 de novembro, é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra." [7]
Fala-se também sobre a possibilidade de o termo Zumbi não se referir ao nome do indivíduo em questão, mas sim ao título que ele possuía no quilombo. Sendo assim, alguns historiadores sustentam que esse indivíduo que liderou Palmares existiu, mas que o termo Zumbi provavelmente fazia menção ao título que ele possuía.
Como dar boas vindas ao professor?
Quantos quilos posso perder com balão?
Pode ligar microondas 220 em 110?
Qual o valor da anuidade do cartão BV?
Como funciona um amplificador de guitarra?
Qual o tipo de distribuição da Natura?
Como ligar um subwoofer em um receiver?
Qual o valor da anuidade do cartão Submarino?
Como funciona a atenção básica na Ras?
Como funciona cartão Vale-transporte?
Quais as vantagens do cartão de crédito Meu Pag?
Como ganhar 10 reais no Posto Shell?
Qual a bandeira do cartão Zaffari?
Quantos quilos posso perder com o balão gástrico?
Como baixar Boku no Hero Strongest Hero?
Como elaborar uma resposta em inglês?
Como saber se o estabilizador está funcionando?