Aluísio Azevedo foi o maior representante do naturalismo na literatura brasileira. Foi com o livro “O Mulato” que o autor apresentou as primeiras marcas do movimento literário ao público, assim como as críticas à escravidão. Seguiu a linha naturalista também na obra “O Cortiço”.
Aluísio Azevedo foi o principal autor da vertente naturalista no Brasil e o primeiro escritor a viver de literatura no país. Exímio retratista de tipos sociais, escreveu inúmeras obras, entre romances, contos, crônicas e peças teatrais, além de ter sido desenhista e caricaturista.
Aluísio Azevedo, autor de romances impactantes, como O mulato, O cortiço e Casa de pensão, é considerado o mais importante representante do naturalismo brasileiro.
O principal representante do Naturalismo no Brasil foi o maranhense Aluísio Azevedo. Em sua obra máxima, O Cortiço, Aluísio condensou todos os ideais naturalistas ao mostrar como a influência do meio e a força dos instintos determinam o comportamento das personagens.
O Cortiço é considerado o melhor representante do movimento naturalista brasileiro. As principais características do Naturalismo seriam a animalização das personagens e, consequentemente, a ação baseada em instintos naturais, tais como os instintos sexuais e os de sobrevivência.
24 curiosidades que você vai gostar
Por isso pode-se dizer que “O Cortiço” não é somente um romance naturalista, mas uma alegoria do Brasil. O autor naturalista tinha uma tese a sustentar sua história. A intenção era provar, por meio da obra literária, como o meio, a raça e a história determinam o homem e o levam à degradação.
O principal espaço em que a história se desenrola é o cortiço, que é onde grande parte dos personagens vive. No local há um amontoado de pessoas de classe baixa. Além dele, há a pedreira e a taverna, todos são propriedade de João Romão. Por serem ambientes próximos, são considerados um mesmo espaço.
Os escritores brasileiros que utilizaram a linguagem do naturalismo estavam preocupados em relatar os problemas da realidade social, política e econômica. Por isso, muitos abordavam assuntos relacionados à abolição da escravatura no Brasil.
O Naturalismo no Brasil iniciou-se no fim do século XIX com a publicação do romance “O Mulato” (1881), de Aluísio de Azevedo. Nessa época, o país passava por grandes transformações. A cidade do Rio de Janeiro ainda era considerada a capital do Brasil.
Como acessar arquivos impressos?
Qual a maneira correta de tomar Pyloripac?
Onde fica os arquivos recentes?
Como se conta os dias da semana?
Quais são as taxas que pagamos?
Para que serve o medicamento Tofacitinib?
Como saber quais as fotos mais curtidas no Instagram?
O que quer dizer cumpre o teste na farmacopeia?
Como saber se a porta está sendo usada Linux?
Quantos mg de oxandrolona devo tomar por dia?
Como calcular combustível em viagem?
Para que é indicado o Venolise?
Qual o nome dos carrinhos da Hot Wheels?
Como tomar nimesulida para dor de dente?
Quais são os 3 primeiros dígitos do CPF?
Como tomar o Tribulus Terrestris com Maca peruana?