A menopausa se caracteriza como o estágio da vida da mulher onde a menstruação deixa de acontecer e com ela a ovulação, tendo como resultado que já não é possível engravidar naturalmente. Isso ocorre em um intervalo que pode levar poucos meses ou inclusive anos.
Uma equipe de médicos da Grécia afirma ter conseguido fazer com que os ovários de mulheres que já tinham parado de menstruar voltassem a produzir óvulos, levando à reversão da menopausa. Segundo os médicos da clínica Genesis, em Atenas, entre as pacientes tratadas está uma que já não menstruava havia cinco anos.
Com o passar dos anos, o corpo gradualmente para de produzir o estrogênio. Mas isso não ocorre da noite para o dia: pode levar anos para que esse hormônio chegue a níveis baixos. Neste processo, o armazenamento de óvulos declina, afetando pouco a pouco a ocorrência da ovulação, menstruação e gravidez.
Mulheres na menopausa precoce têm menos de 10% de chance de engravidar naturalmente com óvulos próprios.
Sinais e sintomas
Durante a menopausa não é possível que a mulher consiga engravidar, pois o corpo não é mais capaz de produzir de forma adequada todos os hormônios necessários para a maturação do óvulo e preparação do útero, o que acaba impossibilitando a gravidez.
As causas da menopausa precoce são variadas e é importante saber distingui-las, pois algumas vezes é possível reverter o problema.
Com o alto nível de estrogênio, ocorre também o aumento do nível do hormônio luteinizante (LH), que acarreta a liberação do óvulo do ovário. Então seu corpo começa a produzir progesterona, outro hormônio, fazendo com que a temperatura do seu corpo suba levemente (conhecida como temperatura corporal basal).
Maioria das mulheres perde quase 90% dos óvulos até os 30 anos, diz estudo.
Não importa o quanto jovem ela pareça, os óvulos envelhecem com o passar dos anos. Em circunstâncias normais, a diminuição acentuada da função ovariana começa entre 45 e 50 anos de idade. Se a mulher tiver esta perda aos 40 anos, clinicamente chamamos de envelhecimento precoce do ovário ou insuficiência ovariana.
A pré-menopausa é o período no qual o corpo da mulher se prepara para não ser mais fértil, caracterizando-se pela redução da produção de hormônios. É a fase do climatério, que começa próximo aos 40 anos de idade, quando a mulher ainda menstrua, e dura, em média, de 6 a 8 anos. A pré-menopausa é assintomática e, quando os sintomas ...
Os sintomas da pré menopausa podem começar na mesma altura em que começam a ocorrer as irregularidades menstruais (menstruação que ocorre de forma irregular). As irregularidades menstruais correspondem a um dos primeiros sinais da falta de produção hormonal pelo ovário.
Na pós-menopausa como um todo, é bastante comum ocorrer a atrofia vaginal (ou vaginite atrófica), que causa secura no órgão e dores durante as relações sexuais. Por isso, é importante que as mulheres busquem ajuda médica para contornar os problemas e manter uma boa qualidade de vida.
Muitas vezes, nenhuma causa pode ser encontrada para a menopausa, especialmente em situações de menopausa precoce. Para essas mulheres, a terapia hormonal é tipicamente recomendada, pelo menos, até a idade natural da menopausa, a fim de proteger o cérebro, o coração e os ossos.
Qual o travesseiro mais macio que existe?
Qual remédio é bom para ferida na garganta?
Quando e como avaliar na Educação Infantil?
Como ficou conhecido Machado de Assis e por quê de seu apelido?
Como cadastrar mais de um advogado no PJe?
Como usar o clarificador para piscina?
Qual o tema que representam as pinturas da Capela Sistina?
Como por caes sozinhos a noote?
Quem nasce no Brasil pode ser chamado de americano?
Qual o nome do composto CH2 CH2?
Quais são os principais problemas ambientais da Oceania?
O que acontece com o celular no modo avião?
Como são contados os prazos na Justiça do Trabalho?
Quando é cobrada a anuidade do cartão de crédito?