Quem escolhe o horário de almoço?

Pergunta de Leonor Esteves em 30-05-2022
(17 votos)

O que fazer no horário de almoço é de escolha do seu funcionário. Ou seja, ele escolhe como vai usar esse intervalo, podendo ir ao banco, academia, ou fazer quaisquer outras atividades.

Quem define o horário de almoço?

A CLT determina que para quem trabalha 8 horas (ou mais de 6 horas) o horário de almoço deve ser de no mínimo 30 minutos e no máximo 2 horas. Essa duração é definida entre a empresa e o colaborador ou sindicato, respeitando apenas a norma de duração estabelecida pela reforma trabalhista.


Qual horário de almoço para quem trabalha 6 horas?

“Art. 71 – Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas.

Qual horário de intervalo para refeição?

Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação (intervalo intrajornada), o qual será, no mínimo, de 1 hora e, salvo acordo escrito ou convenção coletiva em contrário, não poderá exceder de 2 horas.

Pode compensar horas no horário de almoço?

Não, segundo as leis trabalhistas, o horário de almoço deve ser somado ao tempo de trabalho. ... O mesmo acontece com quem trabalha 6 horas e tem 1 hora de almoço, somando 7 horas de jornada. A regra está descrita no parágrafo 2 do artigo 71 da CLT.

Intervalo Intrajornada -- Horário Almoço -- Sevilha Contabilidade


34 curiosidades que você vai gostar

Pode descontar atraso no horário de almoço?

Na prática a CLT garante que o trabalhador possui um limite máximo de 10 minutos diários de tolerância em caso de atraso, 5 minutos no início do expediente e 5 minutos durante as pausas ou ao final do mesmo. Se esse valor diário for ultrapassado, a empresa tem o direito de descontar todo o tempo excedido.

Quem trabalha 6 horas tem direito a intervalo?

Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas.

Quem trabalha 8 horas por dia tem direito a intervalo?

Dessa forma, quem trabalha 8 horas tem direito ao intervalo de 1h; por outro lado, o trabalho de 6 horas dá o direito a 15 minutos de intervalo e, por fim, o expediente de até 4 horas não exige intervalo.

Como funciona a hora de descanso?

De acordo com o artigo 71 da CLT, quem trabalha mais de seis horas tem direito a um intervalo mínimo de uma hora. Se a jornada é inferior a seis horas, o intervalo é de no mínimo 15 minutos.



Outras questões

O que o bicarbonato de sódio pode causar na pele?

Quais os sintomas da ameba no intestino?

Como eliminar ácido úrico naturalmente?

É verdade que Boruto morre?

Qual o antigripal indicado para quem tem pressão alta?

Como montar um grupo econômico?

Que quantidade de chia devo consumir por dia?

O que fazer para emagrecer na menopausa?

Como trabalhar com a transdisciplinaridade?

O que Deus fala sobre o mundo?

Como a corrente se distribui em um circuito em paralelo?

Qual o conceito de datilologia?

Como fazer vinagre de álcool?

O que faz um pediatra e quanto ganha?

Porque nasce verruga no dedo?

Quanto pesa um bebe com 27 semanas de gestação?

Qual é a idade do ator Gabriel Leone?

Que chá é bom para coágulo no sangue?

Quem sobrou do clã Uzumaki?

Quanto tempo Skyrim demorou para ser feito?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com