Atum é um neter kamitu, adorado em Heliópolis. É o resultado da transformação de Nun (o ser subjetivo) no ser objetivo. Aparece desde cedo como deus primordial e criador pois deu origem a uma explosão que gerou os demais corpos celestes do universo, mas sendo um evento pré-planejado.
Principal deus egípcio, Rá é o responsável pela criação do mundo e representa o Sol. Ele é descrito de diversas formas, desde com a face de uma ave de rapina até como um escaravelho.
Shu é o responsável por separar o céu da terra (sendo representado como um homem tendo Geb, a terra, em seus pés, e levantando Nut, o céu, com os braços, numa representação que se assemelha ao Atlas da mitologia grega). É ele também quem traz a vida com a luz do dia.
Amon-Rá ou Rá-Atum: Primeiro Deus do Panteão de deuses Egípcios. Responsável pela criação do mundo. É representado com o sol ou com a cabeça de uma ave de rapina no lugar da própria cabeça.
Além de ser a divindade central do panteão egípcio, Rá é também um deus primordial e criador dos deuses e da ordem divina, junto de sua esposa, a Deusa Ret (cujo nome é a versão feminina do nome Ré e pode ser a mesma divindade) originaram a genealogia: Shu e Tefnut, Geb e Nut, Osíris, Seth, Ísis e Néftis.
29 curiosidades que você vai gostar
Possui o poder de mudar sua forma física para aquela de um animal, ou outra pessoa, ou basicamente qualquer coisa, contanto que O Senso seja respeitado. Pode se teletransportar para qualquer lugar, contanto que você esteja iluminado pela luz das estrelas e que o lugar também esteja.
Também descrito como Amon Rá ou Atum Rá, é o principal deus da mitologia egípcia. Acreditava-se que os faraós eram filhos de Rá, e daí viria o seu direito de reinar sobre o Egito. Amon seria o deus primordial, tendo criado a si mesmo e ao universo.
Surgimento dos deuses
Os egípcios acreditavam que por intermédio de heka (o poder) havia surgido um morro no vazio do Universo, e nele habitava um deus chamado Atum (outras versões falam que esse morro era habitado por Rá ou Ptá). De Atum, foram gerados Shu, deus do ar, e Téfnis, deusa da umidade.
Segundo a mitologia, Rá além de ser considerado o deus Sol, é também denominado como o criador dos deuses e da ordem divina, teria recebido de seu pai o domínio sobre a Terra, mas o mundo falta ser acabado, e o mesmo assim, se encarregou de acabá-lo.
Segundo a mitologia grega, ao lado de Zeus (deus do céu) e Hades (deus do submundo) está Poseidon, que é o responsável pelos mares e oceanos. Na mitologia romana, Poseidon é chamado de Netuno.
Significado de Atum
substantivo masculino Peixe marinho, excelente nadador, que faz migrações no Mediterrâneo e no Atlântico.
Uma vez que o sol, como fonte de luz e fiel aliado de Mitra, era o mais importante desses corpos, seu dia era, naturalmente, o mais sagrado. Mais tarde, alguns ramos do mitraísmo se apropriaram do culto do Sol Invictus e celebravam o dia 25 de dezembro como dotado significação solar.
A religião egípcia era politeísta, e entre os principais deuses do Egito estavam: Amon, Rá, Ísis e Osíris. Dois conceitos muito importantes na religiosidade egípcia eram ma at e heka. ... O conceito de heka se referia a um poder fundamental que permitia com que os deuses mantivessem contato com os humanos.
Caos foi considerado por Hesíodo como a primeira divindade a surgir no universo, portanto o mais velho dos Deuses, também conhecidos como Deuses primordiais.
Entre as suas raízes está a religião védica da Idade do Ferro na Índia e, como tal, o hinduísmo é citado frequentemente como a "religião mais antiga", a "mais antiga tradição viva" ou a "mais antiga das principais tradições existentes".
A primeira religião do mundo é a védica, uma das religiões que fazem parte do hinduísmo. Portanto, se quisermos simplificar as coisas, podemos dizer que a religião mais antiga da humanidade é uma das vertentes do hinduísmo.
Ainda segundo a mitologia, os deuses gregos viviam no monte Olimpo, a montanha mais alta da Grécia, e respeitavam uma hierarquia. Dentre as principais divindades olímpicas, estão: Zeus: líder das divindades do Olimpo; o deus supremo e mais poderoso para os gregos.
Zeus – deus da mitologia grega, senhor dos homens e supremo mandatário dos deuses que habitavam o monte Olimpo.
Anúbis, também chamado de Anupo, é o deus egípcio protetor, guardião e guia dos mortos. Na mitologia egípcia, ele auxilia os mortos no encontro com Osíris. Para isso, é associado ao olho de Hórus e também apontado como o deus dos ritos funerários, como o processo de mumificação dos faraós.
O deus Rá e a serpente Apepe (ou Apófis)
Ela reuniu alguns inimigos do rei para conspirar contra ele. Ficou decidido que Rá seria assassinado ao amanhecer. Na mitologia, a serpente era uma agente do caos e eterna inimiga de Rá. Ela vivia no submundo egípcio conhecido como Duat.
A mumificação é uma técnica usada para preservar humanos e animais. Os egípcios acreditavam que se tratava de um processo essencial para assegurar a passagem do morto para a outra vida, por isso, quando um egípcio morria, os embalsamadores recolhiam o corpo para um local próprio, onde procediam à mumificação.
Rá, o poderoso deus que veio a existência por si mesmo, o que fez o céu, a terra, a água, o que criou a vida, o fogo, os homens e deuses possuía tantos nomes que nem mesmo os deuses conheciam. Ísis, a grande Maga, era uma mulher de palavra hábil, mais hábil que os corações de um milhão de homens.
Como os cidadãos têm acesso às leis do país?
Como recuperar o GRUB no Linux?
Porquê a opção de reduzir o estoque?
Como os componentes curriculares se organizam por área de conhecimento?
O que caracteriza a neuroplasticidade?
Quais os profissionais que compõem a Unidade de Terapia Intensiva?
O que representa o poder da sociedade?
Como pode ser entendido o conceito de princípio arché para os filósofos Pré-socráticos?
Qual a soma dos números do CPF?
Como enquadrar uma empresa em sindicato?
Como preparar o regente em pó para acabar com formigas?
Como faço para baixar o pH do meu cabelo?
Como saber qual é o meu servidor de entrada de e-mails?
Como saber hashtag em alta Twitter?
Como pode ser dividida a codificação das despesas?
Como descobrir o seu ponto fraco?