5 dicas para minimizar os impactos do Coronavírus na sua escola
Ao verificar os resultados sobre os hábitos das crianças durante a pandemia constatou-se que mais de 30% das crianças apresentam níveis baixos de qualidade de sono, exercício e frequência de estada ao ar livre abaixo do adequado. E 32% das crianças tiveram tempo de exposição às telas acima do considerado adequado.
É preciso investir em equipamentos portáteis para que os alunos possam levá-los para casa, por exemplo”, encerra Karoline. É importante ouvir professores, estudantes e quem mais estiver lidando diariamente com os efeitos da pandemia na educação brasileira.
São elas:
São estas as medidas que recomendamos para minimizar o impacto do coronavírus:
Os números são muito preocupantes não só quanto à aprendizagem, mas, também, no que se refere ao aumento da desigualdade e do abandono escolar; neste último caso, a situação é mais grave entre os jovens que estão no ensino médio.
Continuidade do estudo na reabertura das escolas O primeiro comprovou que as atividades remotas têm efeitos pequenos sobre o aprendizado de crianças no ensino fundamental e é esperado resultado semelhante para crianças matriculadas na pré-escola.
Os números são muito preocupantes não só quanto à aprendizagem, mas, também, no que se refere ao aumento da desigualdade e do abandono escolar; neste último caso, a situação é mais grave entre os jovens que estão no ensino médio.
Falta de qualidade no aprendizado a distância e de continuidade em relação ao que foi ministrado nas aulas presenciais anteriores à pandemia também foram constatados pelo levantamento.
Com o ensino remoto na Educação Infantil, a intervenção do professor ficou bastante restrita”, ressalta Patrícia. Para ela, são poucas as brincadeiras que podem ser feitas a distância, além de as interações entre as crianças e com as crianças ficarem bastante prejudicadas.
Com a necessidade de suspensão das aulas presenciais, uma preocupação tomou conta dos educadores dessa etapa escolar: como minimizar os impactos da pandemia no processo de ensino-aprendizagem de crianças tão pequenas? Samantha Ladeira indica que, para lidar com situações novas, é preciso informação e formação.
A pandemia, além de trazer risco à saúde física, tem trazido impactos negativos principalmente à saúde mental e afetando todas as idades. Nesse momento, as crianças merecem ainda mais atenção, pois estão em pleno desenvolvimento físico e cognitivo, que necessita da troca com o outro. Já apontado por especialistas, ...
No âmbito dos problemas familiares, existe ainda o impacto que a pandemia está a ter na economia das famílias. As dificuldades financeiras decorrentes do desemprego e da perda de rendimentos podem potenciar as perturbações nas relações familiares, sendo as crianças novamente mais vulneráveis.
Em essência, ao longo desse período de pandemia, Samantha sugere como adaptações metodológicas algumas práticas que podem ser acompanhadas de maneira remota pelo professor. São elas:
Quanto tempo a marmita térmica mantém a comida quente?
Quantos km faz 1 litro de gasolina moto Fan 160?
Qual a ideia do neoliberalismo é a reestruturação produtiva?
Como perder o medo de se entregar?
Quais são os dois países separados pelo Canal da Mancha?
Como praticar o desapego emocional?
Como o jogo pode colaborar no processo de Ensino-aprendizagem?
Qual a função de mensageiro hospitalar?
São hipóteses apenas de competência concorrente?
Quais os tipos de problemas auditivos?
Qual é o elemento 103 da Tabela Periódica?