A Antropologia entende que a cultura reflete os padrões que o ser humano aprende e desenvolve a partir de sua interação com sua comunidade. Eles representam os ideais estéticos de um povo por meio de diferentes manifestações.
A cultura popular é a base da cultura de qualquer povo e região. Uma característica importante deste tipo de cultura é que ela começa de baixo para cima, ou seja, são as classes populares quem determinam o que é essa cultura e como ela deve ser reproduzida.
O conceito de cultura é bastante complexo. Em uma visão antropológica, podemos o definir como a rede de significados que dão sentido ao mundo que cerca um indivíduo, ou seja, a sociedade. Essa rede engloba um conjunto de diversos aspectos, como crenças, valores, costumes, leis, moral, línguas, etc.
A cultura de um povo é formada por vários elementos, como crenças, ideias, mitos, valores, danças, festas populares, alimentação, modo de se vestir, entre outros fatores.
Por ser uma herança social, o ser humano “recebe” a cultura dos seus antepassados, mas cada pessoa, cada indivíduo é capaz de modificar a cultura herdada, pois a cultura é modificável, flexível, o ser humano “recebe” a cultura e a remodela, portanto a cultura não é fixa.
38 curiosidades que você vai gostar
Cultura é algo que se aprende e que varia muito de sociedade para sociedade. Os seres humanos passam a aprender a respeito de sua cultura assim que nascem, pois, na maioria dos casos, seus pais os educam para que adotem os valores da sociedade.
Resgata o passado e colabora com a compreensão do presente
Quando conhecemos a história, compreendemos melhor o nosso presente e nossas possibilidades para o futuro. Entender que tudo parte de uma construção histórica, política e social é fundamental para compreender melhor a sociedade que vivemos.
São elementos característicos da cultura brasileira a música popular, a literatura, a culinária, as festas tradicionais nacionais, como o Carnaval, e as festas tradicionais locais, como as Cavalhadas de Pirenópolis, em Goiás, e o Festival de Parintins, no Amazonas.
A identidade cultural é um sistema de representação das relações entre indivíduos e grupos, que envolve o compartilhamento de patrimônios comuns como a língua, a religião, as artes, o trabalho, os esportes, as festas, entre outros.
Sobre o conceito de cultura, é correto afirmar: a) a cultura é universal e definida pela política, economia e educação das sociedades em que se desenvolve. b) a cultura é sinônimo de educação e envolve o saber sobre a arte, as leis e a moral.
A cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo.
Tipos e exemplos de culturaExemplos: música erudita, teatro, pintura acadêmica e gastronomia gourmet.Exemplos: Carnaval, samba, folclore, catolicismo popular e comidas típicas.Exemplos: futebol, pop, astrologia, Coca-Cola e McDonald s.
A cultura é o resultado dos modos como os diversos grupos humanos foram resolvendo os seus problemas ao longo da história. Cultura é criação. O homem não só recebe a cultura dos seus antepassados como também cria elementos que a renovam. A cultura é um fator de humanização.
A função da cultura é atenuar nossa violência e mantê-la sob controle. Na própria estrutura do ser humano, encontramos, sempre, a questão da violência. Se pensarmos na história da humanidade, veremos isso nas guerras.
A construção da identidade brasileira constituiu-se como um processo histórico, cultural e político desde a Independência, em 1822. A identidade brasileira foi decorrente de um processo de construção histórica, como em diversos outros países.
Pensar a formação histórica e cultural brasileira é ir de encontro a pelo menos três aspectos centrais: o território, o povo, o Estado.
A cultura popular representa um conjunto de saberes determinados pela interação dos indivíduos. Ela reúne elementos e tradições culturais que estão associados à linguagem popular e oral. Assim, a cultura popular inclui o folclore, o artesanato, as músicas, as danças, as festas, dentre outros.
A rica diversidade cultural brasileira, uma marca do país, é fruto da mescla das raízes indígenas, negras e lusitanas. Mas o Brasil moderno também é resultado da importante contribuição dos imigrantes italianos, franceses, alemães, espanhóis e árabes, entre outros povos fundamentais para a formação do país.
A diversidade cultural é importante porque o nosso país, os locais de trabalho e as escolas são cada vez mais constituídos por vários grupos culturais, raciais e étnicos. ... Além disso, a diversidade cultural ajuda-nos a reconhecer e a respeitar “formas de ser” que não são necessariamente nossas.
A diversidade de culturas é vital para um saudável dinamismo cultural. Diversidade demanda respeito, pois a diversidade cultural é uma realidade presente em nosso país. Portanto, temos de ter uma atitude de respeito e de aceitação em relação às representações culturais.
As trocas de saberes e a convivência harmoniosa com a diversidade cultural permitem melhores relações, para uma sociedade mais desenvolvida em todos os aspectos. Assim, é preciso que todas as culturas tenham voz e sejam respeitadas dentro de seus próprios parâmetros.
É parte da “cultura” dirigir embriagados ou sem cinto, jogar lixo pela janela, acumular água parada no quintal, não ligar para a alimentação do corpo, mente e alma, abandonar compromissos sem justificação… É! Há quem diga que é só “falta de educação” ou se explica com qualquer outro motivo.
A cultura brasileira é representada pelo conjunto de tradições, manifestações culturais, costumes, culinária e religião dos povos que viveram no país ao longo da história. Devido a um grande processo de miscigenação de etnias, o Brasil é um dos países com maior diversidade cultural do mundo.
Para a Filosofia, a cultura é o conjunto de manifestações humanas moldadas a partir de uma combinação entre a interpretação pessoal da realidade e exigências globais. Elas diferem do comportamento natural do homem e podem ser transformadas a partir de percepções de valor íntimo, argumentação e aperfeiçoamento.
Claude Lévi-Strauss considera que a cultura surgiu quando o homem se deparou com a primeira regra, a proibição do incesto, norma presente em todas as sociedades. Os católicos dizem que o homem adquiriu cultura no momento em que recebeu do Criador uma alma imortal.
Como montar um som automotivo?
O que causa a acidose em ruminantes?
Como fazer um projeto exemplo?
O que é um operador de telemarketing filantrópico?
Em que momento deve se recolher o DARF de ganho de capital?
Como fazer reposição hormonal feminina natural?
Como renunciar a um processo da Defensoria Pública?
Como copiar a fórmula Procv de uma célula para outra?
Como é o processo de produção de medicamentos?
Tem como renovar o passaporte brasileiro nos EUA?
Como importar lista de contatos do Excel para Outlook?
O que servir numa festa de boteco simples?
O que colocar na marmita para vender?
Como repor albumina pós paracentese?
Quanto custa para montar uma loja de açaí?