O Substituto Tributário é o contribuinte eleito para efetuar a retenção e o recolhimento do tributo devido nas operações subsequentes. O Substituído Tributário é o contribuinte que recebe a mercadoria ou o serviço com o tributo já retido e/ou recolhido pelo substituto tributário.
Por meio da substituição, o então chamado de substituto, é responsável pelo pagamento do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), normalmente estes substitutos tributários são grandes indústrias distribuidoras ou atacados. Como por exemplo ocorre com os combustíveis.
De qualquer forma, a substituição tributária cumpre o seu papel. De simplificar o recolhimento de impostos, no caso o ICMS ou, mesmo o IPI, já que ele faz esse recolhimento todo, de uma vez só. Isso diminui o trajeto do recolhimento, impedindo que o Governo precise recolher os impostos em todos os elos da cadeia de vendas.
No exemplo acima, o fabricante é o substituto, e a loja, a substituída. Esse recurso é utilizado para simplificar a gestão do tributo pelo poder público e diminuir a inadimplência.
Para saber se a mercadoria ou serviço que sua empresa comercializa está sujeita à substituição tributária, você deve consultar a legislação local, normalmente disponibilizada no site da Secretaria da Fazenda (Sefaz) do estado.
Pode limpar o fone de ouvido com álcool?
Como funciona a privatização de uma estatal?
Como proteger seu tablet de quedas?
Como eliminar gordura acumulada na barriga?
Como faço para proteger as uvas para os pássaros não comer?
O que é a regra dos 8 segundos?
O que passar no telhado para evitar infiltração?
Precisa polinizar a flor da pitaya?
Quando cabe ação de repetição de indébito?
Para que usamos a regra de três?
Como fazer uma planilha de provisão de férias?
O que é streaming e como funciona?
Como colocar um status só pra uma pessoa ver?
Como é feita a reprodução assistida?
Quais as funções do Mi Band 4?
Como produzir álcool a partir de cana?
Como proteger pintura de carro que fica na rua?