Para a igreja católica foi reservado o papel de cristianização das populações indígenas. Catequizar, vestir, civilizar, aldear em reduções e proteger dos bandeirantes eram tarefas que aconteciam simultaneamente e eram assumidas como a missão da igreja católica.
O catolicismo foi trazido por missionários que acompanharam os exploradores e colonizadores portugueses. Na época, o estado controlava a atividade eclesiástica. Sustentava a igreja, nomeava bispos e párocos e concedia licenças. ... O país foi proclamado um estado laico, com liberdade religiosa.
História Geral. A Igreja Católica teve papel preponderante na formação do feudalismo; além de grande proprietária de terras, estruturou a visão de mundo do homem medieval.
Os religiosos dedicaram-se a converter os bárbaros e a promover sua integração com os romanos, ganhando prestígio e passando a assumir funções administrativas nos novos reinos. Dessa forma, a Igreja garantiu uma unidade religiosa, política e cultural em uma sociedade altamente desagregada.
Além de se destacar pela sua presença no campo das ideias, a Igreja também alcançou grande poder material. Durante a Idade Média ela passou a controlar grande parte dos territórios feudais, se transformando em importante chave na manutenção e nas decisões do poder nobiliárquico.
22 curiosidades que você vai gostar
Quadro representando os jesuítas na catequização dos índios. Os jesuítas faziam parte de uma ordem religiosa católica chamada Companhia de Jesus. Incumbidos dessa missão, promoveram a criação das missões, onde organizavam as populações indígenas em torno de um regime que combinava trabalho e religiosidade. ...
A Igreja, na verdade, sempre defendeu o direito dos povos indígenas e o meio ambiente. O Cimi [Conselho Indigenista Missionário] foi criado em 1973. Agora os povos indígenas se tornam o centro da atenção da Igreja Católica com um papa convocando um Sínodo em Roma, e não em Belém, por exemplo.
Embora nunca tenha aprovado a escravização e o massacre indiscriminados de índios, representantes do catolicismo acabaram contribuindo para que muitas das etnias nativas desaparecessem ou adquirissem status servil.
A tarefa coube aos jesuítas, membros da ordem religiosa Companhia de Jesus admirados na época por sua capacidade “civilizadora”. Durante muito tempo, historiadores enxergaram a catequização indígena como uma mera imposição, na qual o cristianismo era forçado na cultura nativa.
A Igreja contribuiu enormemente com a escravidão, não só pela defesa da necessidade da escravidão para o desenvolvimento do Brasil e para a sua evangelização, mas também e principalmente, pela introjeção da consciência escrava nos negros e da aceitação da sua situação imposta pelo senhor.
O índio acabava por ceder ao Catolicismo por conta da perda de sua força de resistência, pela morte de seu povo em conflitos e por doenças trazidas da Europa (como sarampo, gripe e varíola), além da escravização dos que se mostravam resistentes.
Religião dos povos indígenas
Cada povo indígena brasileiro tem o seu próprio sistema de crenças, com seus rituais, seus deuses e suas lendas. ... O pajé é um líder espiritual, um especialista em assuntos religiosos que, através do transe, consegue entrar em contato com os espíritos dos antepassados e seres sobrenaturais.
Quando falamos de religião indígena estamos falando de Xamanismo. Os povos indígenas foram considerados no decorrer da história como povos sem crenças que não possuíam Deus ou deuses, ou até ídolos, não possuíam religião alguma. Os índios possuíam uma noção da existência de uma força, de um Deus superior a todos.
Entre os séculos XVII e XVIII, os jesuítas se espalharam fundado colégios, construindo escolas e estabelecendo reduções. Também chamadas de missões, essas comunidades reuniam índios seminômades. Os religiosos ensinavam os princípios cristãos e preservavam os indígenas da escravização colonial.
Quando os europeus tomaram conhecimento dos territórios americanos, a Igreja Católica logo chegou a uma conclusão: com a cristianização do Velho Continente, o diabo havia se refugiado no Novo Mundo, e, por isso, era preciso combater Satã, convertendo as almas ingênuas dos indígenas.
Na Idade Média os padres dirigiam as paróquias, que eram pequenos distritos. As várias paróquias formavam uma diocese, dirigida por um bispo. Várias dioceses formavam uma arquidiocese, dirigida por um arcebispo. No topo da hierarquia estava o papa, chefe da Igreja, sucessor de São Pedro, fundador da Igreja católica.
A Igreja Católica firmou-se entre os povos germânicos a partir da conversão de Clóvis, rei dos francos no século VI. Esse primeiro momento de estabelecimento da Igreja deveu-se muito a algumas personalidades, como Santo Agostinho, Santo Atanásio, São Jerônimo, Gregório Magno etc.
A tentativa de controlar as mentes das populações sob seu domínio, aumentando seu poder de influência e sua riqueza, fez com que a Igreja Católica usasse de todos os meios para se impor. Um desses meios foi a própria doutrinação religiosa.
A Igreja Católica se tornou a mais poderosa instituição feudal, pois era proprietária de vastas extensões de terra e envolvida na política medieval. Segundo o clero, cada membro da sociedade tinha uma função a cumprir em sua passagem pela terra.
O tempo caracterizado pela dissolução do mundo cristão e ocidental, foi de 1300 a 1750, no qual ocorreu o Cisma do Ocidente, por iniciativa principalmente, de Lutero. O Papado acabou sendo despojado do seu poderio unificador.
Por que cereais foram criados?
Quantos indigenas havia no brasil em 1500?
Outras palavras para cochichar?
O que não pode comer quando está com dengue?
Quais os benefícios do centeio?
Qual órgão produz a bile e onde é armazenada?
Quando eu vejo que estou me levando excessivamente a serio?
O que significa a palavra arrebitou?
Ganhadores de hoje do minas cap?
Palavra que pode substituir assimilado?
O que o brics tem feito recentemente?
Outra palavra para compactuar?