Foi apenas no século 18 que a disciplina entrou, de fato, no currículo. Um dos pioneiros foi o educador Johann Bernard Basedow (1724-1790), que em 1774 instituiu na escola-modelo de Dessau, na Alemanha, a prática de exercícios como correr, saltar, arremessar, transportar objetos e trepar.
A educação física escolar, que só se tornou disciplina comum aos currículos escolares em meados dos anos 60, surgiu em meio à necessidade de aumentar a capacidade de produção dos indivíduos. Esta necessidade surgiu nos anos 30 devido ao processo de industrialização e urbanização e ao estabelecimento do estado novo.
A Educação Física brasileira, passou por cinco fases: a higienista, militarização, pedagogização, competitivista e a popular.
A história da Educação Física escolar no Brasil começou numa época bastante conservadora para o país. ... Os primeiros “professores” de educação física no Brasil foram os soldados que aplicavam as práticas da gymnástica na época da Imperatriz Dona Leopoldina.
A EDUCAÇÃO FÍSICA promove a saúde pela prática esportiva e condicionamento físico. ... A EDUCAÇÃO FÍSICA surgiu na Grécia antiga, por volta de 386 a.C. Na época, a disciplina estava incluída na Academia de Platão, considerada a primeira escola de Filosofia do mundo ocidental.
Foi somente no Brasil Império, em 1808 com a vinda da Corte Portuguesa, que se firmaram os primeiros tratados sobre a Educação Física no país. A educação e a saúde passaram a ser uma preocupação das elites e, neste contexto, os exercícios corporais se tornaram sinônimo de saúde física e mental.
Foi somente no Brasil Império, em 1808 com a vinda da Corte Portuguesa, que se firmaram os primeiros tratados sobre a Educação Física no país. A educação e a saúde passaram a ser uma preocupação das elites e, neste contexto, os exercícios corporais se tornaram sinônimo de saúde física e mental.
A Educação Física surgiu concomitantemente com o surgimento do homem sobre a Terra. Quando o homem sentiu a necessidade de lutar, conquistar, fugir e caçar para sobreviver começou também a procura pela melhoria de sua condição para executar estas tarefas.
Fase Higienista (de 18); Fase Militarista (de 19); Fase Pedagogicista (de 19); Fase Competitivista (de 19/1988); Fase Popular (de 1985/19); Fase Contemporânea (de 1996 até os dias atuais).
A Educação Física no Brasil república pode ser subdividida em duas fases: a primeira remete o período de 1890 até a Revolução de 1930 (que empossou o presidente Getúlio Vargas); e a segunda fase, configura o período após a Revolução de 19.
O esporte deve, sem sombra de dúvidas, estar presente na Educação Física, assim como a dança, a luta, a ginástica, a expressão corporal, o circo, os jogos tradicionais (incluindo os indígenas e afro-brasileiros) e a ampliação de saberes sobre todos os aspectos envolvidos na cultura corporal de movimento.
Muitas escolas europeias seguiram a mesma trilha - até que, em 1801, a Dinamarca se tornou o primeiro país a exigir o ensino da Educação Física nas escolas públicas.
No Brasil, a atividade física passou a fazer parte dos programas escolares em 1854 - obra do então ministro do Império Luís Pedreira do Couto Ferraz (1818-1886), ao aprovar um regulamento que incluiu a ginástica nas instituições públicas da cidade do Rio de Janeiro.
Qual é a paisagem natural do Brasil?
O que significa rezar para as almas?
Quando é necessário escritura pública?
Tem como apagar todas as conversas do WhatsApp de uma vez?
Como avaliar uma revisão sistemática?
Como os povos antigos contavam as coisas quando ainda não havia números?
Como mudar o Illustrator para RGB?
O que é homologar um documento?
Sou magra e minha barriga é grande?
Como funcionam os institutos federais?
São características do Quinhentismo?
Qual é o tamanho do planeta Saturno?
O que significa o nome guerreiros?
Como é realizado o processo de inicialização do computador?