Os versos rimados são do paraibano Leandro Gomes de Barros (1865-1918), o nome maior dentre os cordelistas brasileiros. Dono do seu próprio prelo, Barros é tido como o primeiro a colocar versos cantados no papel e vendê-los por onde passava.
Principais cordelistas brasileiros
Destaque, ainda, para a atuação das cordelistas paraibanas Luciene Soares, Anne Ferreira, Anne Karolynne, Silvinha de França, Célia Castro e Maria Gordelivie.
O Cordel é um folheto que contém poemas populares, tem um papel importante na cultura brasileira, principalmente no Nordeste....Podemos citar como os principais cordelistas brasileiros:
Leandro Gomes de Barros – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Leandro Gomes de Barros O paraibano Leandro Gomes de Barros, pioneiro na publicação de folhetos rimados, é autor de uma obra vastíssima e da mais alta qualidade, o que lhe confere, sem exageros, o título de poeta maior da Literatura de Cordel.
Em meio a essa produção de autoria feminina nesse âmbito literário, nosso estudo contemplou a produção de cordelistas nordestinas, especificamente paraibanas, a saber: Clotilde Tavares, Hélvia Callou, Maria Godelivie, Maria Julita Nunes, Maria de Fátima Coutinho e Maria de Lourdes Nunes Ramalho.
Alguns dos mais conhecidos cordelistas de Sergipe são: Pedro Alves da Silva, Manoel de Almeida Filho, José Marins dos Santos, Severino Milanez, José Pacheco, Manoel Serafim, João José Silva, João Ferreira da Silva, Zezé de Boquim, Gilmar Santana, Severino José, Ronaldo Dórea Dantas, João Firmino Cabral, Zé Antônio dos ...
São 8 obras que representam o Brasil (principalmente o nordeste), seja por seus personagens, situações ou questionamentos.
Em 19 de novembro é comemorado o "Dia do Cordelista", em homenagem ao nascimento de Leandro Gomes de Barros....
Leandro Gomes de Barros | |
---|---|
Nascimento | Leandro Gomes de Barros 19 de novembro de 1865 |
Morte | 4 de março de 1918 (52 anos) Recife |
Nacionalidade | brasileiro |
Ocupação | poeta, cordelista |
O nome cordel está ligado à forma de comercialização desses folhetos em Portugal, onde eram pendurados em cordões, chamados de cordéis. Inicialmente, eles também continham peças de teatro, como as de autoria de Gil Vicente (1465-1536). Foram os portugueses que introduziram o cordel no Brasil desde o início da colonização.
Em 1909, o cordelista Leandro Gomes de Barros publicou seus poemas na seção "Lyra Popular" no jornal O Rebate de Juazeiro do Norte, Ceará. As façanhas do cangaceiro Lampião ( Virgulino Ferreira da Silva, 1900-1938) e o suicídio do presidente Getúlio Vargas (1883-1954) são alguns dos assuntos de cordéis que tiveram maior tiragem no passado.
Em 19 de novembro é comemorado o "Dia do Cordelista", em homenagem ao nascimento de Leandro Gomes de Barros, nascido em 19 de novembro de 1865. [ 5 ] Em setembro de 2018, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional reconheceu a literatura de cordel como patrimônio cultural imaterial do Brasil. [ 6 ]
A história da literatura de cordel começa com o romanceiro do Renascimento, quando se iniciou impressão de relatos tradicionalmente orais feitos pelos trovadores medievais, e desenvolve-se até à Idade Contemporânea.
Onde ficam os barcos no GTA San Andreas?
Qual a importância dos chakras na nossa vida?
Como superar a dor da rejeição?
Como chama a última refeição do dia?
Como usar os aparelhos de exercícios da prefeitura?
Como é chamado o apagador de luz?
Como usar o óleo essencial de lavanda para ansiedade?
Como diminuir tensão no pescoço?
Qual é a composição química das células?
Como devo tomar o óleo de copaíba para gastrite?
Porque as empresas contratam deficientes?
Como se chama quem faz bagunça?
Como levantar dinheiro com terreno?
Como seguir em frente depois de perder um filho?
Como é chamada a região das costas?
O que faz um auxiliar de consultório dentário?
Qual a diferença entre os termômetros clínicos digitais e os termômetros digitais infravermelhos?