Fumante passivo é pior do que ativo? Os fumantes passivos são expostos, na verdade, aos riscos maiores do que o ativo. Isso porque a fumaça do cigarro liberada no ambiente contém teores bem mais elevados de nicotina em relação à que foi tragada pelo fumante.
O hábito de fumar não prejudica apenas o fumante, mas também quem convive com ele. Não existe nenhum nível seguro de exposição ao tabagismo e mesmo quem se expõe passivamente corre o risco de desenvolver diversas doenças, especialmente respiratórias e cardiovasculares, além de câncer de pulmão.
Fumante passivo é a pessoa que fica exposta a fumaça de cigarros, charutos, cachimbos, etc. em locais fechados, fumados por pessoas com as quais convive, e que, mesmo sem ser fumante, fica suscetível aos malefícios que o fumo causa. A fumaça a qual o fumante passivo fica exposto contém partículas e gases.
Tem ação cancerígena tanto para o fumante ativo quanto para o passivo. Causa dilatação dos brônquios, aumentando a absorção de oxigênio. Contém nicotina, que age sobre o sistema nervoso e causa dependência.
O fumante passivo é aquela pessoa que não fuma ativamente, mas, encontra-se exposta, principalmente em locais fechados, à fumaça do tabaco. Também conhecido como tabagismo passivo, essa é uma situação extremamente comum, tanto dentro de casa, no trabalho ou também em restaurantes, ou outros locais de passeio.
27 curiosidades que você vai gostar
Fumante passivo é o não-fumante que convive com fumantes em ambientes fechados, ficando assim, exposto aos componentes tóxicos e cancerígenos presentes na fumaça ambiental do tabaco, que contém praticamente a mesma composição da fumaça tragada pelo fumante.
O fumante ativo é quem inala a fumaça do cigarro de maneira direta, ou seja, é a pessoa que realmente fuma. Esse tipo de fumante tem a dependência física e psicológica do tabaco. De acordo com pesquisas recentes, estima-se que 2,8 bilhões de pessoas no mundo inteiro são fumantes ativos.
O fumante passivo chega a consumir o equivalente a quatro cigarros por dia e tem um risco 30% maior de desenvolver câncer de pulmão do que alguém não exposto à fumaça. Saiba os riscos do fumo passivo para a saúde e como minimizar o impacto da fumaça do cigarro no seu dia-a-dia.
Pesquisa foi realizada no Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Um estudo internacional feito em 20 países sobre políticas de controle de tabaco, conduzido pelo Canadá e que analisa dados do Brasil, aponta que o brasileiro fumante consome, em média, 17 cigarros por dia e que, se pudesse, não teria começado a fumar.
O que os canhotos têm de especial?
Como ler muitos livros em um ano?
Qual o correto chegaram ou chegou?
Como emitir nota fiscal MEI DF passo a passo?
Onde fica Os fusíveis reserva?
Como remover manchas difíceis de roupa branca?
Qual é a classificação dos fonemas?
Como saber se a lente está no olho errado?
Qual o bioma que sofre mais desmatamento?
Que pomada usar para assadura na virilha?
Qual a melhor tartaruga doméstica?
O que diz o artigo 292 do CPC?
Qual remédio não pode tomar depois do botox?
Como calcular comprimento da rampa?