Considerados mártires, os irmãos gêmeos têm uma data especial tanto na Igreja Católica quanto no Candomblé e na Umbanda – religiões de matriz africana. As celebrações, nessas religiões, envolvem, tradicionalmente, distribuição de doces, para compartilhar a alegria do nascimento dos gêmeos.
Os filhos de Ibeji são pessoas com temperamento infantil, jovialmente inconsequentes; nunca deixam de ter dentro de si a criança que já foram. Costumam ser brincalhões, sorridentes, irrequietos – tudo, enfim, o que se possa associar ao comportamento típico infantil.
Na tradição religiosa, Ibejis são os orixás gêmeos no Candomblé, cujo ritual está ligado especialmente à proteção das crianças; Erês são as entidades-crianças na Umbanda; e Cosme e Damião são santos-gêmeos que teriam sido médicos em suas vidas e cuidado especialmente de crianças.
Mesmo em circunstâncias difíceis, os filhos de Cosme e Damião parecem sempre irradiar alegria. São simples, generosos, altruístas, embora um tanto inconstantes, sinceros e justos. Têm grande apego à família e aos amigos, não raramente fazendo grandes sacrifícios para beneficiar a outros.
Nomes de Erês no Candomblé:Conchinha e Maré: Iemanjá;Chuvinha e Arco-Íris: Oxumaré;Andorinha e Flechinha: Oxóssi;Foguinho e Pinga Fogo: Exu;Gamelinha e Trovoada: Xangô;Pombinha Branca e Caramujinho: Oxalá;Guerreirinho e Espadinha: Ogum;Raio, Ventania e Tachinho: Iansã;
18 curiosidades que você vai gostar
Através da numerologia dos Orixás você é capaz de descobrir qual é o seu guia. E mais, o signo dos Orixás, ou os Odus, podem ser definidos por intermédio da sua data de nascimento. Assim, relaciona-se a ciência dos números com esses signos de matriz africana. Odu significa destino, e também pode ser chamado de caminho.
O Erê no Candomblé, é normalmente muito irrequieto, barulhento, às vezes brigão, não gosta de tomar banho, e nas festas se não for contido pode literalmente botar fogo no oceano.
No Candomblé e na Umbanda, as figuras de Cosme e Damião são cultuadas e comemoradas no dia 27 de setembro, que teria sido a data em que os irmão foram mortos. Para a Igreja Católica, a memória celebrada é no dia 26 de setembro.
Por que dar doce no dia de Cosme e Damião? Cosme e Damião eram gêmeos e médicos que curavam, sem cobrar. E os doces são distribuídos para manter a bondade e a caridade dos irmãos. Além disso, os santos agora estão ligados à infância, considerados protetores não só dos gêmeos, mas das crianças em geral.