Os filhos de Omolú são pessoas extRemamente pessimistas e teimosas que adoram exibir os seus sofrimentos, daqueles que procuram o caminho mais longo e difícil para atingir algum fim. Deprimidos e depressivos, são capazes de desanimar o mais otimista dos seres.
O tipo psicológico dos filhos de Omulu é fechado, desajeitado, rústico, desprovido de elegância ou de charme. Pode ser um doente marcado pela varíola ou por alguma doença de pele e é frequentemente hipocondríaco. Tem considerável força de resistência e é capaz de prolongados esforços.
No amor, têm dificuldade de se entregar
Tem grande limitação na hora de demonstrar os seus sentimentos, parece ter sempre um pé atrás com a pessoa amada, com medo de se decepcionar. Procuram dar provas de sua fidelidade e dedicação no dia a dia com coisas práticas.
São quizilas comuns a todos os terreiros de candomblé: não comer caranguejo, peixe-de-pele, cajá, jaca, berinjela, alguns tipos de marisco, raia-pintada.
Euá era uma caçadora de grande beleza, que cegava com veneno quem se atrevesse a olhar para ela. Euá casou-se com Omulú, que logo demonstrou ser marido ciumento.
17 curiosidades que você vai gostar
Geralmente é um pessimista, com tendências autodestrutivas que o prejudicam na vida. Amargo, melancólico, torna-se solitário. Mas quando tem seus objetivos determinados, é combativo e obstinado em alcançar suas metas.
Introspectivos. Extremamente racionais, os filhos de Omulu tendem a passar mais tempo ocupados com seus pensamentos do que com as pessoas ao seu redor. Dessa forma, são considerados introspectivos, gostando mais dos seus livros e pesquisas do que de companhia.
Quizilas de Omulú As quizilas são elementos que podem causar moléstia. Portanto, as quizilas para Omolú e os seus filhos são siri, caranguejo, moluscos, carne de porco, pipoca e abacaxi. Por isso, esses devem evitar esses tipos de alimentos, pois podem trazer malefícios para as suas vidas.
Omolu Obaluaê tem o grande poder de causar uma epidemia, mas ao mesmo tempo de curar qualquer mal. Ele carrega sempre sua lança de madeira, seu Laguidibá e seu Xaxará para espantar as energias ruins e os eguns (espíritos errantes).
Doburu - é a comida ritual dos Orixás Obaluaiê e Omolu, é o milho de pipoca estourado em uma panela, em alguns lugares com óleo (dende), em outros com areia. Nesse último caso, é preciso peneirar a areia dessa pipoca depois de pronta.
Obaluaê também carrega uma lança de madeira e seu Xaxará, um cetro feito de palha de dendezeiro enfeitado com búzios e contas. Com o seu Xaxará ele espanta os espíritos e energias ruins, além de expulsar as doenças e impurezas.
Na condição de orixá das doenças, Omolu é visto com muito cuidado pelos praticantes das religiões afro-brasileiras. Afinal de contas, esta divindade tem grande poder de intervenção na vida ao dominar os territórios da cura e da enfermidade.
Os filhos de Obaluaê são pessoas sérias, caladas, ingênuas, temperamentais e tendem a ter problemas de saúde, como depressão, manchas na pele ou dores no corpo, mas devem aprender a viver o melhor que puderem com isto. São muito dedicados em tudo que se comprometem em fazer, em especial ao trabalho.
Obaluayê é o Rei e Senhor do elemento terra, da matéria ou do mundo material. É conhecido como o Rei das Almas do Ayê, o Senhor das Almas. Enquanto Omulu estanca, estabiliza, paralisa energias, Obaluayê é expansivo, irradiador, transmutador. A morte física, comumente ligada a Omulu é um bom exemplo.
Como saber seu orixá pela data de nascimento? Através da numerologia dos Orixás você é capaz de descobrir qual é o seu guia. E mais, o signo dos Orixás, ou os Odus, podem ser definidos por intermédio da sua data de nascimento. Assim, relaciona-se a ciência dos números com esses signos de matriz africana.
Além disso, é ornamentado com miçangas e búzios. O Xaxará serve para Obaluaê espalhar e limpar as doenças do mundo. A vestimenta que cobre o corpo de Obaluaê é chamada de axóicó e é feita com palha-da-costa.
Oferenda a Pai Omulu ✝
Oferenda: sete velas brancas, sete pretas e sete vermelhas, água, coco, vinho doce licoroso, mel, pipoca e um pouco de sal grosso dentro de um pires. As velas podem ser acesas em um triângulo com a vela branca no Norte, a vermelha no Leste e a preta no Oeste.
Omolú – Conhecido também como Obaluaiê, tem a segunda feira como seu dia. Mas 16 de agosto é realmente a data em que se deve fazer tributo a ele.
■
Assim, os filhos de Oxum não devem comer camarão ou outros ingredientes do Omolucum, com exceção do momento da oferenda, em que o filho de santo deve comer junto, para que Oxum não se ofenda.
Olocum – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Para os Yorubás, Omolu é o irmão mais velho de Xangô, o que contexta algumas concepções do Candomblé no Brasil. Na Umbanda, Omolu é chefe da falange dos Pretos velhos que são homenageados hoje 13 de maio, data que se comemora a abolição da escravatura no Brasil.
Na Umbanda, Omolu é o chefe da falange das Almas ou Pretos Velhos.
São eles:Exu Lalu - serventia direta de Oxalá.Exu Tiriri - serventia direta de Ogum.Exu Tranca rua - serventia direta de Oxóssi.Exu Marabô - serventia direta de Xangô.Exus da falange das caveiras - serventia direta de Obaluaê.Exu Gira mundo Exu Gira mundo - serventia direta de Tempo (k tembo).
Caso você queira saber realmente qual é o seu Orixá, é preciso conversar com um Pai ou Mãe de Santo. Através do jogo de Búzios eles irão encontrar o seu Orixá de cabeça. Procure um terreiro de sua confiança, participe da comunidade e desenvolva seu caminho espiritual.
Como nascem os cogumelos mágicos?
Como se faz o chá da erva de passarinho?
Como se faz um teodolito simples?
Como Nasce filhote de pastor alemão?
Como deve ser feito um resumo de um filme?
Quando Nasce Uma Estrela é real?
Como se faz o resumo de um relatório?
Como escreve a palavra colcha?
Qual era o objetivo dos espetáculos de gladiadores?
Como escurecer um móvel de madeira clara?
Como se escreve copo de leite planta?
Como era a Bruxa Malvada do Oeste?
Como mudar o nome do titular da conta de luz pelo site?
Como é cárie dentária em inglês?