O deus grego Hélios, filho dos titãs Hipérion e Téia, representava o sol. Normalmente era representado na forma de um jovem com a cabeça coroada com uma auréola de raios dourados, carregando um chicote e conduzindo, no céu, um carro de fogo.
O deus Hélio é a divindade primordial que personifica o Sol, ou seja, é a forma humanizada desse astro na criação do Universo. Em primeiro lugar, o deus Hélio faz parte da mitologia dos deuses gregos. Nesse sentido, é o filho dos titãs Hipérion e Téia, além disso, é irmão da deusa Éos e da deusa Selena.
Rá (do português Ré) é o Deus Egípcio do Sol sendo a principal divindade da religião egípcia. O culto ao Deus Sol foi muito próspero no Egito, sendo a principal forma de adoração e um culto oficial por cerca de vinte séculos.
Teia (em grego: Θεία, transl.: Theía), na mitologia grega, era uma titânide, filha de Urano e Gaia. Desposou Hiperião, seu irmão, era titânide da luminosidade sendo ela quem concedeu esta as pedras preciosas e as divindades siderais Hélio, o deus do Sol, Selene, a deusa da Lua, e Eos a deusa do amanhecer.
O Sol é movido a hidrogênio, que se funde no calor do seu núcleo numa reação parecida com um reator atômico. Ele transforma hidrogênio em hélio.
25 curiosidades que você vai gostar
O nome masculino Hélio deriva da palavra grega hḗlios (ἥλιος), que posteriormente foi latinizada como Helius com os significados de “Sol”, “leste”, “dia”, “luz do sol”.
Hélio (em grego: Ἥλιος, "Sol", latinizado como Helius) é a personificação do sol na mitologia grega.
De acordo com a história da deusa Afrodite, ela foi casada com Hefesto. Essa relação foi fruto de uma união forçada. Com base na narrativa, ela era uma deusa muito bela e isso despertou o interesse de outros deuses.
Thêmis, a deusa da justiça. A Deusa da Justiça (Thêmis) tem sua origem na mitologia grega. Ela é descrita como “de bom conselho”, e é a personificação da ordem, da lei e protetora dos oprimidos. Costumava se sentar ao lado do trono de Zeus para aconselhá-lo.
De acordo com a mitologia grega, Urano seria o deus do céu e esposo de Gaia, deusa da terra. Da sua união teriam nascido os seis Titãs, os três Ciclopes, as seis Titânides e os três Hecatonquiros.
Nos mitos gregos, Hélio e Apolo são ambos considerados deuses solares, sendo Hélio quem deu origem ao termo heliolatria e o equivalente grego do deus romano Sol Invicto, do qual as línguas latinas herdaram a palavra para denotar o astro até hoje.
Além disso, acreditavam que a terra em que eles viviam (o Egito) era uma dádiva divina. Rá, o deus Sol, era um dos deuses mais importantes da religião dos egípcios.
Hefesto era conhecido como deus grego do fogo ou Vulcano (na mitologia romana) e também protetor das atividades relacionadas ao metal, era filho de Zeus e de Hera.
A venda é um símbolo de imparcialidade: significa que ela não faz distinção entre aqueles que estão sendo julgados. A balança indica equilíbrio e ponderação na hora de pesar, lado a lado, os argumentos contra e a favor dos acusados. A espada é um sinal de força.
Porque o símbolo da justiça é uma mulher? Desde a antiguidade a justiça é atribuída a mulheres no Egito era Maat, que curiosamente seu nome dá origem a palavra magistrado. Ela também era retratada com uma espada em sua mão direita e recebeu uma versão em que era chamada de Justiça onde recebeu à venda nos olhos.
Segundo a mitologia grega, a figura de mulher que representa a Justiça é a deusa Thémis, filha de Urano (Céu) e de Gaia (Terra), ela própria a deusa da Justiça.
Seus cabelos podem ser loiros, ruivos ou morenos, mas todos são extremamente lisos e crescem muito rápido, o que dificulta um filho de Afrodite ter cabelos curtos. Os homens possuem corpos definidos, mas nunca são musculosos, os traços de seus rostos são finos, ás vezes até femininos.
Afrodite foi uma importante deusa grega que surgiu por meio da influência do culto fenício a Astarte. Era considerada a deusa do amor, da beleza, da fertilidade e do desejo. A deusa Afrodite era fortemente associada à sexualidade humana.
Estima-se que atualmente 4.54 mil pessoas estão batizadas com o nome, o que representa 3.3% de toda população brasileira que já se chamou Hélio.
É vulgarmente (e erradamente) considerado como variante de Hélio.
Selena: Significa "lua" ou "deusa da lua". Selena é a variante do Latim do nome Selene, nome da divindade grega da lua. A origem etimológica do nome Selena não é totalmente certa, mas visto que possui a sua origem do grego, indica que surgiu a partir da palavra selas, que significa "luz", "brilho".
No Olimpo, Hefesto é reconhecido como deus do fogo, do ferro, do bronze, da prata, do ouro, de todos os materiais fundíveis. É ele quem constrói os palácios de mármore e ouro dos deuses.
Vulcano, segundo a mitologia romana, era o deus do fogo, filho de Júpiter e Juno. Vulcano era o deus mais feio de todos, e quando nasceu, foi lançado ao mar por sua mãe devido à sua falta de beleza e imperfeição física, pois era coxo. Quando Vulcano foi atirado ao mar, Tetis e Eurínome, filhas do Oceanus, o ajudaram.