O tempo passa e Lia se apaixona por Jacó. Ela esconde este sentimento em seu interior, sabendo que Raquel é a escolhida do coração do rapaz.
"Raquel não era vilã, mas não era a escolhida de Deus, e sim de Jacó" Com a história de Jacó, conhecemos Lia e Raquel. Lia, a irmã mais velha, que tem os olhos tenros, e Raquel, a mais formosa que conquista Jacó.
Após longos anos, Jacó entende que Lia foi escolhida por Deus e se declara: “Eu te amo”
Gênesis 29. Jacó se encontra com Raquel junto ao poço — Por ela, Jacó serve Labão sete anos — Labão dá primeiro Lia em matrimônio a Jacó e depois, Raquel — Jacó serve mais sete anos — Lia dá à luz Rúben, Simeão, Levi e Judá.
Jacó a beijará com vontade, e os dois trocarão carinhos e se deitarão. Mais tarde, ela dará boa-noite e virará de costas por estar acostumada a vê-lo deixar a cama após o sexo. Entretanto, ele beijará sua testa e assegurará que não vai mais embora. A mulher caíra no choro tamanha a sua alegria.
26 curiosidades que você vai gostar
Jacó amava mais Raquel do que Lia, e ficou bastante angustiado quando descobriu que Raquel era estéril (Gn 29:30,31). Lia, por outro lado, deu filhos a Jacó, o que causou ciúmes em Raquel.
"A relação de Lia e Labão é bem complicada porque ela tem os olhos da mãe e ele nem gosta de olhar para ela para não lembrar da mulher", explica ao Purepeople a novata de 11 anos, uma das mais de 250 artistas do folhetim.
Lea não era bonita, ao contrário de Raquel, mas era capaz de ações com princípios de muita bondade (Gênesis 31:19-35). Lea possuía o olhar meigo e gerou 6 filhos e 1 filha para Israel.
Consagrou o seu filho a Deus e isso foi o suficiente. Demorou, mas finalmente Lia entendeu que toda a sua confiança deveria ser somente no Senhor, sua dependência e valor estavam nEle. Lia não conseguiu mudar Jacó, mas foi capaz de transformar a si mesma e enxergar a mão do Senhor em sua vida.
Jacó despreza Lia após descobrir gravidez de Raquel.
Lia morreu antes de Jacó e foi enterrada na Caverna dos Patriarcas em Hebrom como foram os demais descendentes da família, Jacó, Abraão e Sara, Isaque e Rebeca. ... E isso também pode ter o significado de que Jacó passou a priorizar, finalmente, Lia, ao reconhecer seu amor por ele.
Raquel e Lia eram duas mulheres comuns lidando com seus conflitos pessoais como acontece com muitos até hoje. As entrelinhas do texto bíblico mostram que Lia passou por vários traumas relacionados ao sentimento de rejeição.
olhos tenros: os que padecem alguma fluxão ligeira e contínua.
Lia (8 anos), filha de Labão, é uma menina doce e tímida, que vive sob o jugo de seu pai, um homem insensível e violento, e de seus meios-irmãos, criados à imagem do pai. Sua mãe lhe passou algo sobre a fé no Deus de Abraão, mas ela morre no parto de sua irmã, Raquel.
Logo após o casamento consumado entre o filho de Isaque (Henri Pagnoncelli) com a ambiciosa mulher, a paz parece estabelecer na família. Porém, alguns dias depois, Lia acaba causando incômodo na irmã ao revelar para eles que está grávida de Jacó. A notícia cai como uma bomba, deixando o marido e Raquel perplexos.
Morte de Lia na Bíblia
Mãe de sete dos 13 filhos de Jacó, Lia morre antes do marido decidir partir para o Egito. Na Bíblia, o falecimento dela também é retratado com discrição. No livro consta que ela foi sepultada no túmulo da família de Jacó em Macpela, Hebrom, mais precisamente em Gênesis 49:31.
Lia pede para Amir contar como Adinah morreu e o irmão se enfurece. Ele diz que a mãe adoeceu após ter dado à luz prematuramente Lia e nunca mais melhorou, não resistindo ao parto de Raquel. Amir volta a culpá-la pela morte de Adinah e mal se despede antes de partir com a caravana do pai.
Lia realmente nunca foi a mais amada e querida por Jacó, isto é fato! No entanto, alguns detalhes desta história foram alterados para poderem ser retratados na novela "Gênesis", da Record TV. Na Bíblia, Raquel não é vista como uma vilã e, sim, como a mulher que foi a escolhida do filho de Isaque e não de Deus.
Por ser filho da mulher que amava e por quem trabalhara por 14 anos, Jacó amava muito a José e esse amor fortaleceu o seu caráter. Os irmãos de José o odiavam e, movidos pela inveja e pelo ódio, jogaram-no em uma cisterna e depois o venderam como escravo para o Egito.
Jacó oferece sete anos de trabalho gratuito como dote para se casar com Raquel.
Lia: Significa "vaca selvagem", “aquela que tem olhos doces”, “cansada” ou “trabalhadora”. Lia vem do nome hebraico Leah, que quer dizer "vaca selvagem". Este foi o nome da primeira esposa de Jacó, irmã de Raquel, citada no velho testamento da Bíblia. No antigo hebraico esse nome seria entendido como um elogio.
Lia é rejeitada por pretendente e enfurece Labão - Gênesis.
A megera morrerá devido a complicações no parto de Benjamin (Marcus Bessa), que se tornará um dos "queridinhos" do patriarca. Jacó, que já terá sido rebatizado como Israel por Jesus (Dudu Azevedo), também não esconderá o afeto que nutre pelo filho José, personagem de Juliano Laham.
Jacó viveu 17 anos no Egito (Gênesis 47.28) e morreu aos 147 anos.