A coluna vertebral é uma haste óssea, firme e flexível formada por várias estruturas sobrepostas denominadas de vértebras. Cada vértebra une-se por meio de discos intervertebrais, uma estrutura fibrocartilaginosa.
A coluna vertebral é um complexo de 26 ossos no corpo adulto – 24 vértebras separadas com cartilagem (discos) além do sacro e do cóccix. Na juventude a coluna vertebral é constituída por 33 ossos, porque os cinco ossos do sacro e os quatro do cóccix não se fundem até a adolescência.
Qual é a divisão da coluna vertebral? As regiões anatômicas da coluna vertebral são: cervical, torácica (ou dorsal), lombar, sacral e coccígea.
Sistema Nervoso
Todos os elementos da coluna vertebral tem como objetivo proteger a medula espinhal, a qual proporciona uma comunicação com o cérebro, bem como garante a mobilidade e sensação no corpo através da interação complexa entre ossos, ligamentos e estruturas musculares das costas e os nervos que a envolvem.
Com origem entre o crânio e a primeira vértebra cervical (o pescoço), estende-se até a primeira ou segunda vértebra lombar, podendo chegar ao comprimento de até 46 centímetros. Em sequência da vértebra lombar, ela divide-se em ramificações, denominadas por cauda equina.
17 curiosidades que você vai gostar
A Coluna Cervical (C1 -C7) é composta pelas primeiras sete vértebras. Inicia bem abaixo do crânio e termina no topo da coluna torácica. A coluna cervical tem o formato de um C invertido (curva lordótica) e é muito mais móvel do que as regiões torácica ou lombar.
A coluna vertebral é formada por 33 vértebras, sendo 24 pré-sacrais (cervicais, torácicas e lombares), cinco vértebras sacrais e o cóccix, que é formado por quatro vértebras.
→ Funções da coluna vertebral
Dar sustentação ao corpo;
Manter a flexibilidade para a movimentação do tronco;
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Proteger a medula espinal.
Dentre as principais estruturas do corpo humano está a coluna vertebral e suas divisões que são responsáveis por sustentar o eixo central do corpo. Também chamada de espinha dorsal, ela realiza a comunicação entre o sistema nervoso central e periférico por meio da medula espinal. ... 4 vértebras coccígeas.
Termo usado para definir a estrutura rígida (dura), cartilaginosa ou óssea, localizada em posição anterior em relação à coluna vertebral em todos os animais vertebrados. O crânio possui a função de armazenar e proteger o encéfalo, além de proporcionar fixação aos músculos do rosto e da boca.
Esse conjunto de vértebras é dividido em quatro regiões, que são: – cervical (pescoço), com sete vértebras; – torácica (tronco), com doze vértebras; – lombar (região da cintura), com cinco vértebras; – sacro (região do quadril), com cinco vértebras fundidas; O cóccix (ponta final da coluna) tem de quatro a cinco ...
A coluna vertebral é dividida em quatro regiões: Cervical, Torácica, Lombar e Sacro-Coccígea.
Existem três tipos principais de desvios que uma pessoa pode ter: a cifose, a lordose e a escoliose.
da Silva Junior, a coluna é capaz de suportar até 60% do peso corporal, servindo como uma base. "A coluna precisa de uma estabilidade mantida pela parte óssea, ligamentos e a musculatura, que permite estabilizar e criar o movimento.
Cada par de duas vértebras é separado por duas aberturas chamadas incisuras superior e inferior. A articulação dessas vértebras forma o forame intervertebral, de onde saem os nervos espinhais.
A coluna cervical é a estrutura que se localiza imediatamente abaixo do crânio, terminando um pouco abaixo do pescoço, no topo da coluna torácica. A coluna lombar se inicia na base da coluna torácica e termina no sacro.
- Possibilita agilidade e movimento dos membros superiores e inferiores; - Atua na proteção de órgãos e vísceras vitais, proporcionadas com auxilio das costelas; - Promove absorção e dissipação de choques mecânicos e pressão gravitacional; - Proteção da porção ramificada do sistema nervoso central (medula).
Em sua estrutura, a coluna vertebral apresenta curvaturas consideradas fisiológicas, a saber:
Lordose/cervical (convexa ventralmente);
Cifose/torácica (côncava ventralmente);
Lordose/lombar (convexa ventralmente);
Cifose/pélvica (côncava ventralmente).
Doenças da Coluna
Hérnia de disco lombar. “Quando você apresenta quadro de dor na coluna que irradia para o membro inferior, uma das causas pode ser a hérnia de disco.” ...
Hérnia de disco cervical. ...
Dor ciática. ...
Dor lombar. ...
Estenose lombar. ...
Espondilolistese. ...
Escoliose. ...
Escoliose do adulto.
A Coluna Vertebral
Atua na proteção de órgãos e vísceras vitais, proporcionado com auxilio das costelas. Promove absorção e dissipação de choques mecânicos e pressão gravitacional, bem como proteção da porção ramificada do sistema nervoso central (medula).
A coluna vertebral é uma estrutura corporal dos vertebrados (do termo latino vertebratus, "com vértebra"). Ela caracteriza os animais desse grupo, que é um subfilo dos animais cordados (que possuem medula nervosa espinhal), compreendendo os ágnatos, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
Assim como os ossos do crânio protegem a delicada estrutura cerebral, a coluna vertebral é responsável por proteger e sustentar a medula espinhal. A medula por sua vez tem a função de transmitir os impulsos do sistema nervoso central (SNC) para as outras partes do corpo graças ao sistema nervoso periférico (SNP).
Atlas: Primeira vértebra cervical, o Atlas tem o mesmo nome do titã da mitologia grega por ser responsável por sustentar a coluna. Essa é a vértebra que dá apoio ao crânio, e, juntamente com o Áxis, permite os movimentos do corpo entre a cabeça e a coluna vertebral.
A coluna vertebral é constituída por 33 vértebras intercaladas por discos intervertebrais, apresentando a seguinte divisão:
Vértebras Cervicais: 7 vértebras;
Vértebras Dorsais ou torácicas: 12 vértebras;
Vértebras Lombares: 5 vértebras;
Vértebras Sacrais: 5 vértebras fundidas;
Vértebra Coccígea: 4 vértebras fundidas.
A coluna forma o “meio ósseo” do corpo. Ele o mantém na vertical e conecta diferentes partes do esqueleto: cabeça, peito, pelve, ombros, braços e pernas. Embora a coluna seja composta por uma cadeia coerente de ossos, ela é móvel. Isso é possível devido aos discos e ligamentos elásticos.
Como saber se a energia está em meia fase?
Como um professor pode identificar um aluno com dislexia?
Como se apresenta a reconvenção na Justiça do trabalho?
Como saber se a geladeira está com pouco gás?
Como localizar família e período na Tabela Periódica?
Como identificar o tipo de eucalipto?
Qual é o número cardinal de Vcci?
Como escreve Story do Instagram?
O que quer dizer a palavra vai vendo?
Como se escreve o nome arrasaram?
O que significa Wakanda forever?