A ação do formol: Substâncias como a amônia, presente nos produtos de beleza, abrem as cutículas, deixando o caminho livre para o formol chegar ao córtex. Nessa camada do meio, o formol ataca as pontes de dissulfeto, que dão forma ao cabelo. Esse quebra-quebra é que faz o alisamento.
“O formol não deixa a oleosidade natural da raiz chegar às pontas e nem que os nutrientes necessários para a saúde capilar e a água penetrem os fios, fazendo com que o couro cabeludo sofra irritações. Além disso, ele retira toda a queratina e proteção dos fios, resultando na queda capilar.
O seu efeito é gradativo e pode chegar a uma redução de 90% do volume, mas dificilmente chegará a um liso escorrido. Além disso, esse procedimento sela a cutícula, reconstrói a fibra capilar, reduz o frizz, hidrata e dá brilho aos cabelos.
A selagem dura, em média, três meses nos fios – o que pode variar de acordo com a frequência de lavagens. No entanto, se você fez uma versão com formol (ou seja, uma espécie de escova progressiva, provavelmente), há chances de o efeito durar um pouco mais, chegando a quatro meses.
O que acontece é que o formol destrói as moléculas que dão forma ao cabelo e cria uma capa que encobre o fio, enquanto os estragos ficam escondidos por dentro. Essa capa impede que a produção sebácea natural do couro cabeludo escorra pelo fio, assim, ocorre um excesso de oleosidade na raiz.
21 curiosidades que você vai gostar
O formol é um velho conhecido de quem faz escova progressiva. Mas não deveria ser! Essa substância é proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para alisar os cabelos por ser tóxica e provocar diversos danos à saúde, como câncer.
O botox não tem na sua composição produtos químicos como o formol, por exemplo, e ele também não alisa os fios.
A escova progressiva sem formol não irrita o nariz devido ao cheiro e não traz danos para as madeixas. No entanto, ela não tem o mesmo efeito duradouro que a progressiva feita com formol. No caso da progressiva sem formol, os cabelos não ficam tão lisos quanto na progressiva com formol.
O uso indevido de formol em alisantes de cabelo pode causar diversos males à saúde, como: irritação, coceira, queimadura, inchaço, descamação e vermelhidão do couro cabeludo, queda do cabelo, ardência dos olhos e lacrimejamento, falta de ar, tosse, dor de cabeça, ardência e coceira no nariz.
Como a agricultura orgânica é definida?
Como desenvolver a competência de liderança?
O que é o conhecimento sociológico?
Quais os golpes proibidos no boxe?
Qual o felino mais violento do mundo?
Quantos comprimidos de Revectina devo tomar?
Quantas cápsulas de Moringa Oleífera tomar por dia?
O que é decompor o radicando em fatores primos?
Como se declarar pro Crush a distância?
Qual é a sequência dos acordes?
Como saber se a empresa está devendo o das?
Como se defender da alienação parental?
Como saber o tamanho da máscara full face?
Como ver as contas conectados no Facebook?