Quem é a autoridade coatora em mandado de segurança?

Pergunta de Constança Pinheiro Melo em 27-05-2022
(75 votos)


Quem é a autoridade coatora em mandado de segurança?

Em sede de mandado de segurança, "a autoridade coatora é aquela que ordena a prática do ato impugnado ou se abstém de realizá-lo.

Como saber a autoridade coatora no mandado de segurança?

"Considera-se autoridade coatora aquela que tenha praticado o ato impugnado ou da qual emane a ordem para a sua prática." Em lição clássica, Hely Lopes Meirelles verbera que o impetrado é a pessoa física - autoridade superior - que pratica ou ordena a prática do ato e tem poderes para corrigir a ilegalidade2.

Quem é parte passiva legítima para responder mandado de segurança?

Bernardo Gonçalves afirma que a legitimidade passiva é da autoridade coatora, assim denominada aquela que tenha praticado o ato impugnado ou da qual emane a ordem para a sua prática (art. ... No polo passivo do mandado de segurança, está a pessoa jurídica a que se encontra vinculada a autoridade coatora.



Quem é a autoridade coatora do município?

14), considera-se autorida- de coatora quem pratica o ato impug- nado e não o superior que o recomenda ou baixa normas para a sua execução. "Coator é a autoridade autônoma que ordena concreta e especificamente a execução ou inexecução do ato impug- nado e responde por suas conseqüên- cias administrativas".

Quem deve prestar as informações em mandado de segurança?

Pelas premissas acima, podemos concluir que as informações em Mandado de Segurança devem ser prestadas e assinadas apenas por aquele que for descrito na inicial como autoridade coatora, sem intervenção do Advogado Público, pois este deve ser o primeiro defensor da legalidade dos entes públicos federados e não defensor ...

Quais autoridades estão sujeitas a um mandado de segurança?

Para mandados de segurança, o conceito de autoridade pública inclui não apenas os dirigentes de órgãos públicos, mas também os representantes de partidos políticos, administradores de autarquias e dirigentes de pessoas jurídicas que exerçam alguma função pública.



O que é um ato coator?

Diante disso, é imprescindível salientar que o ato coator constitui a ação ou omissão de autoridade pública no exercício de atribuições do Poder Público que ameace ou viole direito liquido e certo, independentemente de se tratar de ato vinculado ou discricionário.

O que é a teoria da encampação no mandado de segurança?

"A teoria da encampação é aplicada no mandado de segurança quando presentes, cumulativamente, os seguintes requisitos: a) existência de vínculo hierárquico entre a autoridade que prestou informações e a que ordenou a prática do ato impugnado; b) manifestação a respeito do mérito nas informações prestadas; e c) ausência ...

Quem são os legitimados ativos e passivos no mandado de segurança coletivo?

Nesse sentido, a regra é que, no mandado de segurança individual, o legitimado ativo é o titular, pessoa física ou jurídica, que sofre ou teme sofrer violação a direito seu (art. ... De outra monta, legitimado passivo para o mandado de segurança, normalmente, é a pessoa jurídica a cujos quadros o agente coator pertence.



É possível particular figurar no polo passivo de mandado de segurança?

Os particulares também poderão figurar no polo passivo do Mandado de Segurança, desde que o ato impugnado tenha sido praticado no exercício de função pública.

Quais as implicações do erro na indicação da autoridade coatora?

Discute-se aqui as implicações do erro na indicação da autoridade coatora. Ficou pacífico o entendimento de que o erro na indicação da autoridade coatora implicava na extinção do feito sem julgamento do mérito por ilegitimidade passiva. O juiz não poderia substituir essa indicação errônea.

Como é regulado o mandado de segurança?

O mandado de segurança está regulado pelo recente diploma legal: a Lei nº. 12.016, de 7 de agosto de 2009, que revogou expressamente a Lei nº. 1.533/1951 e, ainda, a legislação esparsa (Leis nº. 4.348/1964 e nº. 5.021/1966).

Qual a autoridade legítima para executar o mandado de segurança?

ILEGITIMIDADE. A autoridade legítima para figurar no pólo passivo do mandado de segurança é aquela que dá a ordem para o cumprimento do ato impugnado, por ser a que participa da formação de vontade e detém a competência para desfazer o ato. O mero executor de ordem emanada de autoridade superior não pode ser imputado como autoridade coatora.

Qual a origem do mandado de segurança?

O mandado de segurança inspirou-se no habeas corpus, no juicio de amparo mexicano e no writ do direito norte-americano, todos derivados do mandamus do direito inglês [02], que influenciou a forma processual adotada para a versão pátria, gerando polêmica, entre outras questões, quanto ao pólo passivo da ação mandamental.



Outras questões

Porque os homens gostam do quadril?

Quais os benefícios do Venalot?

Como ativar baguá da família?

Quais são as cervejas mais forte?

Como funciona o teste rápido Covid?

O que é intensidade e volume de treinamento?

Quais são as formas de propagação vegetativa?

Qual era a árvore do mundo na mitologia nórdica?

O que é Lesão por Pressão e quais suas classificações?

Qual é a função do Poder Legislativo estadual?

Quais os sintomas de albumina baixa?

O que significa UMTS e Hsdpa?

O que é processo comportamental?

Que tipo de arte e o paisagismo?

Quem tem direito à isenção de IPVA 2021?

Porque não posso ligar o ventilador no meu nobreak?

O que fazer para desinflamar o tornozelo?

Qual o maior benefício do Pilates?

O que significa impugnar a defesa?

Quantas foices equivale a 1 galeão?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com