Quem é a autoridade coatora em mandado de segurança?

Pergunta de Constança Pinheiro Melo em 27-05-2022
(75 votos)


Quem é a autoridade coatora em mandado de segurança?

Em sede de mandado de segurança, "a autoridade coatora é aquela que ordena a prática do ato impugnado ou se abstém de realizá-lo.

Como saber a autoridade coatora no mandado de segurança?

"Considera-se autoridade coatora aquela que tenha praticado o ato impugnado ou da qual emane a ordem para a sua prática." Em lição clássica, Hely Lopes Meirelles verbera que o impetrado é a pessoa física - autoridade superior - que pratica ou ordena a prática do ato e tem poderes para corrigir a ilegalidade2.

Quem é parte passiva legítima para responder mandado de segurança?

Bernardo Gonçalves afirma que a legitimidade passiva é da autoridade coatora, assim denominada aquela que tenha praticado o ato impugnado ou da qual emane a ordem para a sua prática (art. ... No polo passivo do mandado de segurança, está a pessoa jurídica a que se encontra vinculada a autoridade coatora.



Quem é a autoridade coatora do município?

14), considera-se autorida- de coatora quem pratica o ato impug- nado e não o superior que o recomenda ou baixa normas para a sua execução. "Coator é a autoridade autônoma que ordena concreta e especificamente a execução ou inexecução do ato impug- nado e responde por suas conseqüên- cias administrativas".

Quem deve prestar as informações em mandado de segurança?

Pelas premissas acima, podemos concluir que as informações em Mandado de Segurança devem ser prestadas e assinadas apenas por aquele que for descrito na inicial como autoridade coatora, sem intervenção do Advogado Público, pois este deve ser o primeiro defensor da legalidade dos entes públicos federados e não defensor ...

Quais autoridades estão sujeitas a um mandado de segurança?

Para mandados de segurança, o conceito de autoridade pública inclui não apenas os dirigentes de órgãos públicos, mas também os representantes de partidos políticos, administradores de autarquias e dirigentes de pessoas jurídicas que exerçam alguma função pública.



O que é um ato coator?

Diante disso, é imprescindível salientar que o ato coator constitui a ação ou omissão de autoridade pública no exercício de atribuições do Poder Público que ameace ou viole direito liquido e certo, independentemente de se tratar de ato vinculado ou discricionário.

O que é a teoria da encampação no mandado de segurança?

"A teoria da encampação é aplicada no mandado de segurança quando presentes, cumulativamente, os seguintes requisitos: a) existência de vínculo hierárquico entre a autoridade que prestou informações e a que ordenou a prática do ato impugnado; b) manifestação a respeito do mérito nas informações prestadas; e c) ausência ...

Quem são os legitimados ativos e passivos no mandado de segurança coletivo?

Nesse sentido, a regra é que, no mandado de segurança individual, o legitimado ativo é o titular, pessoa física ou jurídica, que sofre ou teme sofrer violação a direito seu (art. ... De outra monta, legitimado passivo para o mandado de segurança, normalmente, é a pessoa jurídica a cujos quadros o agente coator pertence.



É possível particular figurar no polo passivo de mandado de segurança?

Os particulares também poderão figurar no polo passivo do Mandado de Segurança, desde que o ato impugnado tenha sido praticado no exercício de função pública.

Quais as implicações do erro na indicação da autoridade coatora?

Discute-se aqui as implicações do erro na indicação da autoridade coatora. Ficou pacífico o entendimento de que o erro na indicação da autoridade coatora implicava na extinção do feito sem julgamento do mérito por ilegitimidade passiva. O juiz não poderia substituir essa indicação errônea.

Como é regulado o mandado de segurança?

O mandado de segurança está regulado pelo recente diploma legal: a Lei nº. 12.016, de 7 de agosto de 2009, que revogou expressamente a Lei nº. 1.533/1951 e, ainda, a legislação esparsa (Leis nº. 4.348/1964 e nº. 5.021/1966).

Qual a autoridade legítima para executar o mandado de segurança?

ILEGITIMIDADE. A autoridade legítima para figurar no pólo passivo do mandado de segurança é aquela que dá a ordem para o cumprimento do ato impugnado, por ser a que participa da formação de vontade e detém a competência para desfazer o ato. O mero executor de ordem emanada de autoridade superior não pode ser imputado como autoridade coatora.

Qual a origem do mandado de segurança?

O mandado de segurança inspirou-se no habeas corpus, no juicio de amparo mexicano e no writ do direito norte-americano, todos derivados do mandamus do direito inglês [02], que influenciou a forma processual adotada para a versão pátria, gerando polêmica, entre outras questões, quanto ao pólo passivo da ação mandamental.



Outras questões

Para que serve os incentivadores respiratórios?

Quando usar float Python?

Quem pode fazer o curso de tricologia?

Como traduzir um software para português?

Como o STJ e o STF tem se posicionado acerca do poliamor?

Como Traduzir PDF mantendo a formatação?

Como ensinar tabelas e gráficos?

Como traduzir arquivo PDF no Android?

Como traduzir a bibliografia?

Como trabalhar vestuário na educação infantil?

Como fazer a tradução de um jogo PC?

Como tirar manchas de gordura de pedra de granito?

Como tirar manchas de espinhas com vinagre de maçã?

Onde fica a Faculdade Fametro?

Pode passar bicarbonato na virilha?

Como trancar a faculdade Estácio EAD?

Como tirar mancha de flores em tecido?

Como desenvolver o letramento matemático?

Como tirar o fundo difícil de uma imagem no Photoshop?

Como trancar a Pós-graduação da Estácio?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com