Os 4000 anos de história do chocolate começaram na Mesoamérica antiga, o atual México. Foi aqui que as primeiras plantas de cacau foram encontradas. Os Olmecas, uma das primeiras civilizações da América Latina, foram os primeiros a transformar a planta de cacau em chocolate.
O contato inicial dos europeus com o cacau foi em 1502, quando um dos navios da quarta expedição de Colombo às Américas encontrou na costa norte da atual Honduras uma canoa nativa contendo amêndoas de cacau para comércio. Na América do Sul, a Venezuela foi um dos primeiros países a introduzir o cultivo do cacaueiro.
Diferentemente do que se imaginava, o cacau tem origem amazônica - e não centro-americana - e já era consumido há 5,5 mil anos, aponta uma pesquisa desenvolvida por vários arqueólogos equatorianos e franceses, que chegaram a encontrar restos de uma grande cultura no sudeste do Equador.
Ninguém sabe ao certo quem inventou o chocolate. É sabido, no entanto, que, muito antes dos astecas, a civilização Maia do Período Clássico (250-900 d.C.) já o conhecia. O Império Maia ocupava o território onde atualmente encontra-se a Guatemala, parte leste do Honduras, Belize e sul do México.
Colombo teve a oportunidade de, durante sua quarta viagem à América, conhecer os grãos de cacau, mas não lhes deu atenção. Os relatos dão conta de que os primeiros a consumir chocolate regularmente, por volta de 1500 a.C. foram os membros da civilização Olmeca, habitantes dos atuais México e Guatemala.
33 curiosidades que você vai gostar
No Brasil, as sementes de cacau chegaram em 1746 trazidas por um francês que presentou Antônio Dias Ribeiro, um fazendeiro do Sul da Bahia.
Durante a civilização maia era cultivado e, a partir de suas sementes era feita uma bebida amarga chamada xocoatl, geralmente temperada com baunilha e pimenta.
Porém, mesmo com acesso restrito, o chocolate era considerado uma bebida importante. O nome usado para ele naquela época era quase semelhante ao que chamamos hoje: xocoatl (água amarga) ou cacauhatl (água de cacau).
Confiseur/Confectioner
O Confiseur é o profissional que cria a partir do chocolate bombons, trufas, esculturas de chocolate e muitas outras delícias. Ele também tem habilidades para produzir peças e doces feitos de caramelo, açúcar, caldas, geleias e balas.
Quando o Rei da Noite aparece?
Como Romeu perde o dinheiro em Êta Mundo Bom?
Quais são as formas de obtenção de energia do reino Fungi?
Como tingir roupas com folhas?
Como colorir confeito miçanga?
O que fazer para tirar o amargo do doce de mamão?
Qual tecido pode fazer tie dye?
Como fazer degradê na camiseta?
Como consultar débito da Coelba pelo CPF?
Como tirar 2 via do CPFL pela internet?
Como fazer para tirar um link?
Como tingir roupa com água quente?
Como melhorar a pronúncia das palavras?