5. Cinema 3D. Embora tenha se popularizado mais recentemente, o Cinema 3D não é exatamente uma novidade. Já em 1934, um italiano chamado Sebastião Comparato, que veio morar aqui com apenas seis meses de vida, criou dois modelos de projetores 3D e os exibiu no Rio de Janeiro.
Um filme em 3-D digital usa um ou dois projetores digitais para reproduzir a imagem na tela. Estruturas com dois projetores utilizam um deles para reproduzir a imagem para o olho esquerdo e o outro, para o olho direito. A luz que forma cada imagem é polarizada a fim de igualar as lentes correspondentes.
Foi nessa época que a terceira dimensão, um dos recursos que a indústria cinematográfica começava a usar para fazer frente à TV, chegou ao Brasil como invenção norte-americana. Dois filmes feitos em 3-D, nome dado ao sistema, foram lançados simultaneamente nos antigos cinemas República e Ópera de São Paulo.
Charles Wheatstone
Kenneth J. Dunkley
Estereoscopia/Inventores
Sebastião Comparato
Criado no Brasil desde os primeiros meses de idade, Sebastião Comparato foi o responsável pela invenção dessa inovação cinematográfica: o cinema 3D!
Porém, toda história tem um início. E o início do cinema foi em 1895, quando os irmãos Louis e Auguste Lumière projetaram um filme pela primeira vez, em um café em Paris.
Já sabemos que o efeito 3D é formado por duas imagens projetadas em perspectivas diferentes. ... As lentes da câmera estereoscópica simulam a visão do olho humano e captam as imagens posicionadas a cerca de seis centímetros uma da outra – distância média entre os olhos de uma pessoa.
A imagem 3D (em três dimensões) é obtida projetando-se nos olhos do espectador as duas imagens que eles receberiam se estivessem observando uma cena tridimensional do dia a dia. O cérebro, ao recebê-las, é enganado e realiza o processamento que determina a profundidade da cena.
The Power of Love Considera-se The Power of Love como o primeiro filme 3D exibido. Com dois projetores para criar a ilusão de profundidade, a produção norte-americana de 1922 usava a anaglifia.
1922
O primeiro filme 3D da história é datado de 1922 e recebeu o nome de The Power of Love.
O longa-metragem da Disney em parceria com a Pixar foi o primeiro filme 3D da história a fazer sucesso, lucrando mais de U$$ 300 milhões. O filme, que narra a vida de bonecos que ganham vida enquanto os humanos não estão por perto, representou uma inovação na história do cinema.
Animações hoje são em 3D, mais no cinema, ou em Adobe Flash, na TV. O enorme sucesso da primeira animação em 3D a apontar para o público adulto – mantendo a graça para as crianças – abriu caminho para a aceitação universal do novo formato.
Como o próprio cinema, em seus primeiros anos, a animação era vista como uma atração de parque de diversões, uma brincadeira hi-tech, não um meio de contar histórias. As primeiras delas sempre incluíam partes filmadas, mostrando o animador em ação, criando a “mágica”.
Quais as características da salsa?
Quais os alimentos que prejudicam a testosterona?
Como se define a linha de pobreza no Brasil?
Quem é mais forte Kaido ou Shanks?
Qual é o clima predominante no Canadá?
Qual é a fruta mais saudável do universo?
Onde Gellert Grindelwald nasceu?
Como é feita a reabertura do implante?
Pode girar o piercing nos primeiros dias?
Como eram as casas dos escravos?
Quais são os atributos do Espírito Santo?
O que são gêneros textuais para crianças?
Como ser dispensado do exército 2021?
Qual é a projeção da taxa Selic para 2022?