Neste campo, a escritora potiguar Nísia Floresta Augusta é considerada precursora do feminismo brasileiro. Professora e educadora, funda a primeira escola para meninas no Rio Grande do Sul e, posteriormente, no Rio de Janeiro.
Do início dos anos 60 até a década de 80 as causas do movimento feminista foram ampliadas e nesse período as mulheres passaram a lutar contra qualquer tipo de discriminação ou opressão sofridas em busca da completa igualdade social. O combate a essas desigualdades é a luta feminista atualmente.
Com o advento da República, o movimento feminista no Brasil se torna mais amplo. O novo regime não concede o direito de voto às mulheres e nem facilita o acesso ao mercado de trabalho à mulher branca de classe média urbana ou rica. Já a mulher negra, a indígena e a mulher branca pobre sempre tiveram que trabalhar para sobreviver.
No século XIX surgiram os primeiro núcleos em defesa dos ideais feministas em toda a América Latina. No Brasil, o surgimento do movimento estava bastante relacionado com a chegada dos ideiais anarquistas e socialistas que haviam sido trazidos da Europa pelos imigrantes.
São questões importantes para o movimento feminista: o fim da desigualdade salarial (na prática) entre homens e mulheres, igualdade da participação das mulheres na política do país, tanto na ocupação de cargos políticos como na tomada de decisões,
Onde fica a pasta do XAMPP no Ubuntu?
Como pesquisar estrangeiros no Sian?
Tem como ficar rico trabalhando para os outros?
Como enviar um trabalho do Word para o Gmail?
Qual a melhor maneira de ficar rico?
Como saber o Ideb de uma escola?
Qual tinta deixa o cabelo ruivo acobreado?
Como protocolar petição no Juizado Especial Federal?
Por que as pessoas têm vergonha de vender?
Como protocolar em processo de terceiro no PJe?
Como ficar invisível no Warzone?
Como faço para usar a ULT da Kalista?
Como protocolar petição no Tj-rj?