REFLEXÕES SOBRE A TEORIA HOLÍSTICA A teoria Holística foi desenvolvida por Myra Estrin Levine, em 1967, com o objetivo de direcionar o cuidado de enfermagem a par- tir da compreensão do paciente como um ser complexo, dinâmico e em constante interação com um ambiente que também sofre altera- ções.
O termo foi criado em 1926, pelo soldado e intelectual africano Jan Christiaan Smuts (1870-1950) em sua obra “Holismo e Evolução”. Segundo ele, o conjunto não é a mera soma de suas partes, posto que o todo e suas partes se influenciam e se determinam reciprocamente.
CREMA (1989). Oprecursor do paradigma holístico foi Jan Smuts (1870-1950). Foiocriador do termo Holismo, quando divulgou seu livro em 1926. O filósofo sustentou a existência de uma continuidade evolutiva entre matéria, vida e mente.
Foi eleita a teoria holística de Myra Levine por ser esquematizada de uma forma bastante didática, de fácil compreensão e permitir uma adaptação eficaz do processo de enfermagem à indivíduos e famílias dentro da Enfermagem Comunitária.
Para a Teoria Holística da Atividade (THA), a formação da atividade de aprendizado reside em três fatores: o pensar, o fazer e o sentir. Dessa maneira, dentre as teorias da atividade, a THA é a única que considera valores, condutas e afetos (fenômenos identificatórios) como integralidade do conhecimento.
29 curiosidades que você vai gostar
Holístico ou holista é um adjetivo que classifica alguma coisa relacionada com o holismo, ou seja, qualquer doutrina que procura compreender os fenômenos na sua totalidade e globalidade. A palavra holístico foi criada a partir do termo holos, que em grego significa "todo" ou "inteiro".
Um dos aspectos mais importantes da abordagem holística é que, sendo um forma de encarar a realidade, seus conceitos podem ser aplicados às mais diferentes áreas do conhecimento. Ao mudar nosso olhar sobre o mundo, começamos a ver a possibilidades novas, impossíveis de serem visualizadas antes.
A teoria holística de Myra Estrin Levine, por exemplo, inclui intervenções de enfermagem para apoiar ou promover o ajustamento do paciente, além de afirmar que a essência da enfermagem é a interação humana.
Na teoria de Levine, o cliente é visto numa posição de dependência que pode restringir sua habilidade de participação na coleta de dados, planejamento, implementações, ou em todas as três fases do processo de enfermagem.
Qual era o principal objetivo da Revolução Liberal do Porto?
Qual ETF réplica A Bolsa americana?
Quando abre inscrição ESA 2023?
Quantas cápsulas de seca barriga tem que tomar por dia?
Como calcular tempo de geração bacteriano?
Onde assistir When calls the Heart 7 temporada?
O que é trabalho escravo antigamente?
Quantas pessoas Darth Vader matou?
Como acelerar a Absorcao do fio de PDO?
Qual a diferença entre surdez e deficiência auditiva?
Quais são os objetivos da escola e as práticas de organização e de gestão?
Em que EP começa o arco de wano?
Porque a insuficiência cardíaca causa edema?
Qual a resposta para embargos à execução?
Como se faz uma ligação covalente?