Thomas Edison
Thomas Edison Portanto nessa época duas fontes de energia passaram a ser utilizadas em prol da iluminação. Certamente o mundo da iluminação não seria mais o mesmo depois da descoberta da lâmpada elétrica por Thomas Edison em 1879 , logo depois da descoberta da iluminação a gás.
São 500 mil anos do primeiro jeito de iluminar que o Homem conheceu, e foi através dele também que o mesmo Homem encontrou possibilidade de transformar, evoluir e se surpreender. As tochas produzidas a partir da criatividade e de recursos disponíveis foram às luminárias perfeitas para sua época.
No Brasil, os primórdios da iluminação pública nos remetem ao século XVIII, quando foram instaladas cerca de 100 luminárias a óleo de azeite pelos postes da cidade do Rio de Janeiro, em 1794.
No Brasil, ter outra forma de luz, além de fogueira durante a noite, era privilegio da elite e foi só no século 19 que os portugueses trouxeram a iluminação pública para as ruas de algumas cidades, a contemplo de ricos e pobres. Algumas metrópoles brasileiras passaram a ser iluminadas com lâmpadas de óleo de baleia.
No fim do século 19 houve um acontecimento decisivo para a evolução da energia elétrica no mundo. Em 1879 o cientista norte-americano Thomas Edison, após várias tentativas, revolucionou a eletricidade. A intenção de Edison foi substituir justamente o antecessor da lâmpada, o lampião a gás.
Até os anos 60, a iluminação pública era através de lâmpadas incandescentes, e em alguns lugares lâmpada fluorescentes, a partir daí, começou a introdução das lâmpadas de vapor de mercúrio (brancas) na iluminação pública das cidades.
Antes do século XVIII, não havia iluminação de rua propriamente dita. Em ocasiões de comemorações e festanças, os cidadãos iluminavam suas respectivas fachadas das casas utilizando velas. Já no século XIX, as primeiras cidades brasileiras começaram a ser iluminadas por meio de lâmpadas de óleo de baleia.
Não há registro de outra forma de iluminação usada na época. Os portugueses trouxeram consigo as formas de iluminação utilizadas na Europa, como a lamparina à base de óleos vegetais ou animal. O óleo de oliva era um dos mais utilizados, mas era fabricado somente na Europa, por isso tinha altos custos, somente uma elite nobre o utilizava.
Agora passamos a falar sobre a história da lâmpada que revolucionou a iluminação — devido à sua economia e sustentabilidade. Vamos conhecê-la?
Até o século XVIII, não existia iluminação pública – nos momentos de festas e comemorações, a população iluminava as fachadas das casas com as velas feitas de sebo e gordura. No século XIX, algumas cidades brasileiras passaram a ser iluminadas com lâmpadas de óleo de baleia.
No entanto, com o passar do tempo, as lâmpadas passaram a fazer parte de projetos maiores de iluminação, seja para destacar objetos, seja para dar um novo destaque a monumentos históricos.
Como são cobrados os laterais e escanteios no futsal?
Como melhorar sua memória e treinar sua inteligência?
Como são classificados os recursos minerais Cite exemplos?
Como podem ser classificados os materiais de moldagem?
Onde tem feira em Ribeirão Preto hoje?
O que ser uma pessoa compreensiva?
Como permitir um site no Firefox?
Tem como uma pessoa ter dois signos?
O que as pessoas mais gostam de ouvir?
Como ser luz em um mundo de trevas?
Qual a personalidade do professor de La casa de papel?
Como se tornar uma pessoa discreta nas redes sociais?