Atenção! Não devemos, em regra, empregar o sinal indicativo de crase antes dos pronomes relativos: que, quem, cujo(s), cuja(s)! Exemplo: Este é o filme a que me referi ontem.
A crase não deve ser empregada junto aos pronomes relativos QUE, QUEM e CUJO(A).
NÃO USAMOS A CRASE:
Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.
Portanto, sempre que houver a preposição A junto aos pronomes demonstrativos AQUELE(S), AQUELA(S) e AQUILO, haverá crase. Devemos, então, usar o acento da crase no primeiro “a”. Observe mais exemplos: “Ele sempre comparece àqueles encontros.”
Ora, é impossível empregar à antes de «pessoas», porque este substantivo está no plural e, como tal, a contração tem de ser às, resultado da preposição a com as, forma de plural do artigo definido, no género feminino: 1. O povo deu crédito às pessoas ruins.
24 curiosidades que você vai gostar
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Assim, a crase não deve ser usada nos seguintes casos: Antes de palavras masculinas (em que se usa o artigo definido masculino “o”): ... Antes de verbos, pronomes pessoais, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos, artigos indefinidos e plural genérico (em que não se usa nenhum artigo):
Aquele, sem acento, é apenas um pronome demonstrativo: · Comprei aquele carro. Àquele, com acento indicativo de crase, é a contração da preposição A com o pronome demonstrativo aquele (a + aquele = àquele): · Refiro-me àquele concurso.
A crase também ocorre com os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s) e aquilo. Isso acontece quando a expressão anterior é acompanhada da preposição A, que se aglutina ao A inicial desses pronomes. Pronuncia-se um A só.
A crase será facultativa quando a presença do artigo definido feminino “a” ou a preposição “a” também for facultativa, podendo ou não estar presente na frase. Dessa forma, se o artigo e a preposição estiverem na frase, o uso da crase é obrigatório, pois há contração da preposição “a” com o artigo “a”.
Portanto, os pronomes de tratamento não admitem crase antes de si. OBS.: Os únicos pronomes de tratamento que admitem crase antes de si são senhora e senhorita .
Uma boa dica para saber se deve ou não usar crase, é substituir a palavra feminina por uma masculina. Na frase "fui à feira", por exemplo. "Substitua feira por supermercado . Se o a virar ao , o a em questão tem que receber o acento grave.
Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei. Quanto a esse assunto, nada sei.
Observe: A moça que vi ontem no shopping estuda na minha sala. Substituindo o pronome relativo “que”, um objeto direto, pelo pronome “quem”, teremos: A moça a quem vi ontem no shopping estuda na minha sala.
A crase não deve ser empregada junto a alguns pronomes demonstrativos. Os pronomes demonstrativos não admitem determinantes (artigo, por exemplo). Dessa forma, não é apresentada na oração a contração entre artigo e preposição, mas tão somente a preposição.
Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.
Não ocorre crase antes da maior parte dos pronomes. Isso acontece porque não é habitual o uso de artigos definidos antes de pronomes, havendo na maior parte dos casos apenas a presença da preposição a.
Aquele, sem acento gráfico, é um pronome que significa pessoa ou coisa de gênero masculino que está distante do interlocutor e do ouvinte. É aquele sujeito. ... Àquele, com acento grave, é a contração da preposição “a” com o pronome demonstrativo “aquele“.
Os pronomes demonstrativos aquele, aquela e aquilo são empregados para seres ou coisas que se acham distantes da primeira e da segunda pessoa, do falante e do ouvinte.
- O (a, os, as) são pronomes demonstrativos quando se referem a aquele (s), aquela (s), aquilo, isso. - Mesmo e próprio, pronomes demonstrativos, designam um termo igual a outro que já ocorreu no discurso.
Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.
“O por que separado sempre pode embutir a palavra razão ou a palavra motivo ”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.
Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.
A crase não deve ser empregada junto a numerais cardinais ou ordinais, exceto em casos especiais. Nas orações em que aparece um termo regido pela preposição "a" acompanhado de numerais, o acento grave indicativo da crase é dispensado.
O que significa a resposta OK?
Qual o valor máximo para depósito em conta poupança?
Quanto o governo federal mandou para a Bahia?
Como fazer para Ocultar aplicativos no j7?
Qual o direito de uma gravidez no trabalho?
Como limpar o sangue para fazer exame toxicológico?
O que torna um gene dominante?
Quais as etapas de uma anamnese?
Qual era a relação que o Brasil tinha com Portugal?
Qual é a região menos extensa do Brasil?
O que significa sonhar em um lugar estranho com pessoas estranhas?
Como os povos antigos faziam para medir o comprimento?
Qual é a maior siderúrgica do Brasil?
Quais os riscos de fazer uma gastrostomia?