O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) é a organização responsável pelo controle do espaço aéreo brasileiro, provedora dos serviços de navegação aérea que viabilizam os voos e a ordenação dos fluxos de tráfego aéreo no País.
O espaço aéreo sob responsabilidade do País estende-se além de suas fronteiras. Ultrapassa a área sobre seu território e alcança uma significativa parte do Oceano Atlântico, perfazendo um total de 22 milhões de km2, sobre terra e mar, acordados em tratados internacionais. AERÓDROMOS DO BRASIL.
Além de acompanhar as rotas, esse órgão presta serviços de gerenciamento de tráfego aéreo; defesa aérea; informações aeronáuticas; meteorologia aeronáutica; telecomunicações aeronáuticas; e busca e salvamento.
O espaço aéreo de um país é a porção da atmosfera que se sobrepõe ao território desse país, incluindo o território marítimo, indo do nível do solo, ou do mar, até 100 quilômetros de altitude, onde o país detém o controle sobre a movimentação de aeronaves.
3º O Órgão Central do SISCEAB é o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), pertencente à estrutura organizacional do Comando da Aeronáutica (COMAER), o qual tem sua constituição e suas competências definidas em Regulamento e Regimento Interno próprios.
Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)
Espaço aéreo controlado é um termo genérico que engloba as classes A, B, C, D e E de espaços aéreos ATS.
Porção do espaço aéreo definida vertical e horizontalmente ao qual é imposto um determinado grau de restrição ao vôo.
3º O Órgão Central do SISCEAB é o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), pertencente à estrutura organizacional do Comando da Aeronáutica (COMAER), o qual tem sua constituição e suas competências definidas em Regulamento e Regimento Interno próprios.
Esses espaços aéreos interligam as TMA e as CTR umas com as outras e são usados pelas aeronaves durante o voo de cruzeiro (fase en route ), ou seja, quando elas já estão no nível de voo mais alto, deslocando em voo "reto e nivelado".
Como já mencionado, o tráfego aéreo no espaço aéreo brasileiro é controlado pelos CINDACTAs, quatro grandes bases operacionais sob comando do DECEA. Na figura 5, mostramos como o território brasileiro está dividido em quatro grandes zonas de controle de tráfego aérea, cada qual sob responsabilidade de um CINDACTA.
CINDACTA IV – Sediado em Manaus-AM, opera a FIR Manaus, que engloba a maior parte da região amazônica. Os CINDACTAs são responsáveis tanto pelo controle do tráfego aéreo civil e as operações militares de defesa aérea. Assim, são órgãos de extrema importância tanto para a infraestrutura civil como para a militar.
O controle sobre aviões e helicópteros começa antes mesmo do embarque e só se encerra quando a luz de apertar os cintos se apaga. Entre esses dois momentos, cada aeronave é acompanhada constantemente por pelo menos um controlador de tráfego, que pode ter sob sua responsabilidade até sete aeronaves simultaneamente e, portanto, centenas de vidas.
Como proteger apenas células no LibreOffice?
Quais são as 3 principais classificações dos documentos?
O que são insumos diretos e os improdutivos?
Qual é a época de reprodução do peixe beta?
Como fixar uma célula no Excel Mac?
Onde se encontra o tecido cartilaginoso?
Quais são os tipos de bancos que existem?
Como colocar Dobradica no portão de madeira?
O que é a notação de intervalo?
Quais os tipos de placas utilizadas para elaboração de um circuito impresso?
Como manter a constância na dieta?
Quais habilidades humanas podem ser desenvolvidas através dos jogos de empresas?
Como se vestir para ir para uma chácara?
Qual a distância entre as hastes da cerca elétrica?
Como fixar mais o conteúdo estudado?
Como abrir vídeo automaticamente na segunda tela?