A construção do palácio, iniciada em 1845 por determinação e dotação pessoal de Dom Pedro II, deu origem à cidade de Petrópolis. O projeto original, de Júlio Frederico Koeler, foi seguido pelos arquitetos Joaquim Cândido Guilhobel e José Maria Jacinto Rebelo.
1591862
Museu Imperial/Idade
O acervo do museu é constituído por peças ligadas à monarquia brasileira, incluindo mobiliário, documentos, obras de arte e objetos pessoais de integrantes da família imperial. ... Completa a sala mobiliário lavrado em jacarandá. Sala de Estado, a mais importante do palácio, onde Dom Pedro recebia os visitantes oficiais.
O Museu Imperial de Petrópolis é, originalmente, o Palácio Imperial de Petrópolis. O prédio foi construído em função do grande interesse do imperador Dom Pedro I pela paisagem e pelo clima ameno da região serrada no estado do Rio de Janeiro.
1845
Museu Imperial/Início das construções
Petrópolis O Museu Imperial fica na Rua da Imperatriz, nº 220, Centro – Petrópolis, cidade serrana do Rio de Janeiro, localizada a 70km da capital do estado.
29 de março de 1940
Museu Imperial/Fundação
1845
Museu Imperial/Início das construções
São também expostos no museu os símbolos da monarquia, como a coroa imperial de dom Pedro I, a coroa e os trajes majestáticos de dom Pedro II, o cetro dos dois imperadores, diversas medalhas das Ordens da Rosa e do Cruzeiro e jóias pertencentes à família imperial ou a outras figuras próximas à monarquia.
O acervo documental do Museu Imperial de Petrópolis é considerado um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. O projeto Memória do Mundo, criado pela fundação em 1992, reconhece documentos, cartas, certidões, rascunhos e outros itens escritos por personalidades históricas e dá esse título ao conjunto.
O Museu Imperial fica na Rua da Imperatriz, nº 220, Centro – Petrópolis, cidade serrana do Rio de Janeiro, localizada a 70km da capital do estado. Veja como chegar: A partir do Rio de Janeiro: seguir pela Rodovia BR-040 sentido Rio-Petrópolis (há um pedágio neste trajeto, administrado pela CONCER).
Meia entrada: Estudantes, professores e maiores de 60 anos (mediante comprovação. Gratuidade: Brasileiros maiores de 80 anos e menores de 7 anos, guias de turismo com registro no Cadastur, pessoas com deficiência, membros do ICOM e membros da Sociedade de Amigos do Museu Imperial (mediante comprovação).
Há objetos em exposição no Museu Imperial de Petrópolis que são de grande destaque, como: a coroa de Dom Pedro I, a coroa de Dom Pedro II, o último retrato pintado de Dom Pedro I, o famoso quadro Fala do Trono e caneta usada pela Princesa Isabelpara assinar a Lei Aurea.
Destacam-se como importantes museus criados nesse período o Paraense Emílio Goeldi, no Pará (1866) e Museu Paulista de São Paulo (1894). Os primeiros museus brasileiros tinham como foco a exploração de ciências humanas e naturais.
Qual é o nome da filha do Naruto?
O que a falta de estrogênio causa no corpo?
O que significa Deixa em Off no WhatsApp?
Quantas gramas de uva por dia?
O que é melhor microfibra ou algodão?
O que significa a palavra Bavária?
Como tirar a senha de segurança do celular Samsung?
Qual o valor da causa na ação de despejo?
Quanto tempo dura o tratamento contra a hanseníase?
Quanto à necessidade tem crase?
O que é um disco de recuperação do sistema?