Atenção! Não devemos, em regra, empregar o sinal indicativo de crase antes dos pronomes relativos: que, quem, cujo(s), cuja(s)! Exemplo: Este é o filme a que me referi ontem.
A crase não deve ser empregada junto aos pronomes relativos QUE, QUEM e CUJO(A).
NÃO USAMOS A CRASE:
Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.
Portanto, sempre que houver a preposição A junto aos pronomes demonstrativos AQUELE(S), AQUELA(S) e AQUILO, haverá crase. Devemos, então, usar o acento da crase no primeiro “a”. Observe mais exemplos: “Ele sempre comparece àqueles encontros.”
O pronome relativo que é o de mais largo emprego, chamado de relativo universal, pode ser empregado com referência a pessoas ou coisas, no singular ou no plural. Conheço bem a moça que saiu.
43 curiosidades que você vai gostar
Quando QUE é pronome relativo?substitui um substantivo, evitando a sua repetição;estabelece uma relação com o substantivo que substitui;aparece após o substantivo que substitui;pode ser substituído por o qual, a qual, os quais ou as quais.
A palavra “mas”, por ser uma conjunção adversativa, é usada para transmitir ideia de oposição ou adversidade. Ela pode ser substituída pelas conjunções porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto e não obstante.
Aquele, sem acentuação gráfica, é um pronome demonstrativo: Comprei aquele sofá. Resolvi aquele problema.
...
Quando contraído com a preposição a, o pronome demonstrativo aquele deverá ser escrito com acento grave indicativo de crase, tal como as suas formas flexionadas:àquele;àquela;àqueles;àquelas;àquilo.
Aquele, sem acento, é apenas um pronome demonstrativo: · Comprei aquele carro. Àquele, com acento indicativo de crase, é a contração da preposição A com o pronome demonstrativo aquele (a + aquele = àquele): · Refiro-me àquele concurso.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Portanto, os pronomes de tratamento não admitem crase antes de si. OBS.: Os únicos pronomes de tratamento que admitem crase antes de si são senhora e senhorita .
Assim, a crase não deve ser usada nos seguintes casos: 1) Antes de palavras masculinas (em que se usa o artigo definido masculino “o”): ... 2) Antes de verbos, pronomes pessoais, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos, artigos indefinidos e plural genérico (em que não se usa nenhum artigo):
Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei. Quanto a esse assunto, nada sei.
Observe: A moça que vi ontem no shopping estuda na minha sala. Substituindo o pronome relativo “que”, um objeto direto, pelo pronome “quem”, teremos: A moça a quem vi ontem no shopping estuda na minha sala.
A crase não deve ser empregada junto a numerais cardinais ou ordinais, exceto em casos especiais. Nas orações em que aparece um termo regido pela preposição "a" acompanhado de numerais, o acento grave indicativo da crase é dispensado.
A crase não deve ser empregada junto a alguns pronomes demonstrativos. Os pronomes demonstrativos não admitem determinantes (artigo, por exemplo). Dessa forma, não é apresentada na oração a contração entre artigo e preposição, mas tão somente a preposição.
Os pronomes demonstrativos aquele, aquela e aquilo são empregados para seres ou coisas que se acham distantes da primeira e da segunda pessoa, do falante e do ouvinte.
- O (a, os, as) são pronomes demonstrativos quando se referem a aquele (s), aquela (s), aquilo, isso. - Mesmo e próprio, pronomes demonstrativos, designam um termo igual a outro que já ocorreu no discurso.
2 que, tal, aqueloutro, a pessoa, o, o mesmo, o outro.
São elas:1ª pessoa: eu (singular), nós (plural);2ª pessoa: tu (singular), vós (plural);3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural). A 3ª pessoa também engloba tudo o que não é um ser vivo.
Aquela, sem acento gráfico, é um pronome que significa pessoa ou coisa de gênero feminino que está distante do interlocutor e do ouvinte. Ele esteve casado com aquela mulher. Como podemos descrever com exatidão aquela cor? Àquela, com acento grave, é a contração da preposição “a” com o pronome demonstrativo “aquela“.
Como advérbio, dá ênfase a uma afirmação. Exemplos com mas: Os médicos fizeram todos os possíveis, mas o paciente não sobreviveu. Ele é bom aluno, mas tão bom aluno que tem sempre nota máxima nas provas.
⇒ Adversativas: conectam dois termos ou duas orações com a mesma função, exprimindo uma relação de contraste, de oposição: mas, porém, todavia, contudo, no entanto, entretanto. Exemplo: Ela gosta de comer guloseimas, mas precisa emagrecer.
Mais é uma palavra usada principalmente como advérbio de intensidade, transmitindo uma noção de maior quantidade ou intensidade, ou como conjunção aditiva, transmitindo uma noção de adição e acréscimo.
Como que os animais se reproduzem?
Como guardar suco detox na geladeira?
Qual melhor antiinflamatório para dente inflamado?
Qual é a diferença entre frase nominal e verbal?
Qual o significado da ovelha na Bíblia?
O que são relações em sociedade?
Qual o melhor celular 2021 Custo-benefício?
Quem pode realizar o controle de constitucionalidade preventivo?
Como organizar cronograma semanal?
Qual o signo de Suzane Richthofen?
Quando não devo tomar Ritalina?
Como saber se o cabelo precisa de reconstrução?
Qual o calçamento mais barato?
O que quer dizer que esta ionizado?
Qual o animal que vive apenas um dia?
Qual é a expressão que a música traz para o povo indígena?
O que é o abono salarial e quem tem direito?
Como identificar se uma pessoa está com problemas psicológicos?