Que tipo de ordem judicial pode bloquear o FGTS?

Pergunta de Erica Violeta Jesus Miranda Borges em 30-05-2022
(57 votos)

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu que, em caso de atraso no pagamento de pensão alimentícia judicial, o saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) do trabalhador pode ser penhorado.

O que pode bloquear meu FGTS?

Assim sendo, em situações de atraso no pagamento da pensão, a pessoa pode ter o saldo do FGTS bloqueado por determinação judicial, que emite uma ordem de pagamento à Caixa Econômica Federal, que é o agente operador do FGTS.


Pode haver penhora de FGTS?

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é direito de todo trabalhador e só pode ser retirado em algumas situações. ... Em geral, os valores recebidos a título de FGTS pelo trabalhador não podem ser penhorados, com uma única exceção: quando a penhora se destina à quitação de pensão alimentícia.

Quantos dias dura um bloqueio judicial?

Assim que o Juiz determina o bloqueio, é feita uma ordem que dura o dia inteiro (24 horas), mas só naquele dia! Ou seja, se cair dinheiro na sua conta desde manhã, até de noite, durante todo esse período o que cair na sua conta será bloqueado.

Quando acontece bloqueio judicial?

O bloqueio judicial é uma medida imposta pela justiça por conta de um processo judicial, geralmente relacionado a dívidas não pagas ou pela Receita Federal. Esse bloqueio acontece quando a dívida já está consolidada. ... Cumprimento de sentença de um desses processos.

Bloqueio judicial do FGTS, é possível?


45 curiosidades que você vai gostar

Como é feito o bloqueio judicial?

Somente um pedido formal no processo judicial pode desbloquear a conta bancária. Por isso, apenas a solicitação formal de desbloqueio perante o juiz tem o poder de tirar o bloqueio. O juiz encaminhará para seu banco ou instituição financeira uma ordem judicial para a liberação da conta e dos valores.

Como saber qual processo bloqueio judicial?

Para você saber de onde veio o bloqueio judicial o ideal é entrar em contato com a instituição responsável pelo seu bem. Se for dinheiro em conta, por exemplo, você deve falar com seu banco. Caso seja veículo, você deve acessar o sistema do Detran do seu estado.

Quanto tempo dura o bloqueio judicial Sisbajud?

Elaborado em 06/2021 . Recentemente, após o novo Sisbajud, sistema que bloqueia contas dos devedores, entrar em vigor foi inserida uma ferramenta que permite o bloqueio não apenas em uma data mas por 30 dias seguidos. Essa mudança que torna mais arriscada a penhora de créditos protegidos por lei.

Como consultar bloqueio judicial por CPF?

Para consultar, deve-se digitar o CPF ou o CNPJ da pessoa/empresa que está devendo. No BacenJud, é possível ainda cadastrar uma conta destinada a bloqueio em um Tribunal Superior. Ao acioná-la, o usuário tem acesso a uma base de dados para o informar quando preencher a minuta.



Outras questões

Qual o caminho que a água faz no corpo humano?

Qual um dos principais objetivos da EJA?

Onde vender minhas milhas da Azul?

O que é autenticar documento?

O que é a demografia?

Como pagar irs por multibanco?

O que significa gestão de pessoas?

O que significa mac os x?

Como evitar o desperdicio alimentar?

O que são faces arestas e vértices?

Como calcular a margem de um produto?

Com quantos dias aparecem os sintomas de gravidez?

Quanto custa uma visita ao veterinario?

O que servir em festa infantil simples?

O que são feudos?

Que lingua se fala em barcelona?

O que faz uma ong?

Como saber quais sao os acidos fortes e os fracos?

O que dar para o namorado de presente?

Quanto ganha um youtuber por view?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com