O contrato social para Rousseau é um acordo entre indivíduos para se criar uma sociedade, e só então um Estado, isto é, o contrato é um pacto de associação, não de submissão.
Como o objetivo de Rousseau é encontrar o fundamento do estado civil, onde a liberdade é preservada, é necessário que haja uma lei em que o homem continue a ser livre. As leis, portanto, têm que ser expressão da vontade do homem, vontade do corpo político.
O pensamento político de Rousseau funda-se na idéia do contrato social que institui a vontade geral. Para Rousseau, quanto menos se relacionam a vontade geral e as vontades particulares (que, segundo ele, são equivalentes à lei e aos costumes, respectivamente) mais deverá aumentar o uso da força repressora.
O que é o Contrato Social? Para os denominados Contratualistas, o Contrato Social é o que marca a transição do estado de natureza para um contexto de sociedade, através de um pacto com um Estado.
Pelo contrato social o homem perde sua liberdade natural e tem seu direito limitado, contudo ganha sua liberdade civil e a propriedade de tudo que possui.
O Estado tem o papel de manter o interesse geral, é ele o responsável por garantir as condições para que os indivíduos pleiteiem o direito a propriedade, a educação é tomado como instrumento para garantia da igualdade. Cabe ao Estado reduzir a desigualdade.
O contratualismo é uma teoria política e filosófica baseada na ideia de que existe uma espécie de pacto ou contrato social que retira o ser humano de seu estado de natureza e coloca-o em convivência com outros seres humanos em sociedade.
Para Rousseau, o princípio fundamental da boa educação é fomentar na criança o prazer de amar as ciências e seus métodos. ... Ele propunha uma educação que tomasse conhecimento do homem como essência e ao mesmo tempo ética, ou seja, um homem ideal para a sociedade que deveria integrar-se.
Há diversos autores que evidenciam inúmeras contradições entre as propostas que Rousseau elaborava para a transformação da moralidade, da sociedade e da política e a sua própria conduta pessoal.
Dessa forma, O Contrato Social serviria para criar e estabelecer a igualdade entre os indivíduos. Visto isso, a proposta de Rousseau colocaria a vontade do cidadão – aquele que vive em sociedade – como desejo coletivo e um interesse que agregasse ao bem comum de todos.
A teoria de Rousseau intitulada: O Contrato Social de Rousseau coloca a ligação existente entre o homem e o meio onde desenvolve o seu comportamento. Para ele o homem nasce bom e a sua formação social fica podando sua estrutura. Rousseau estabelece de maneira clara os conceitos de liberdade, identificando a liberdade natural como àquela que já ...
Um dos principais opositores das ideias de Rousseau foi o filósofo irlandês EdmundBurke(1729-1797), que defendia a posição de que Rousseau e os revolucionários franceses não haviam compreendido a “natureza humana”, cuja ordem moral seria transcendente e não passível de alteração pela vontade humana.
O que é pensamento estratégico?
Com quanto tempo posso fazer teste de gravidez?
Quanto tempo dura o bronzeado?
Onde fica localizada a prolactina?
Como desbloquear pessoas no instagram pelo pc?
Como nosso organismo memoriza um antígeno?
Porque fluoxetina tira o sono?
O que colocar na conclusão de um trabalho ABNT?
Como diminuir enjoo de remédio?
O que significa lavar as mãos?
Qual é a época de frio no Brasil?