Existem muitos materiais que podem ser usados para produzir o substrato, como a própria terra, o esterco curtido, a areia, o pó de carvão, a cinza de fogão, a fibra de coco, o pó de rocha, o composto orgânico e muitos outros.
Para isso, siga a seguinte receita:
O que você deve procurar é um solo/substrato fino, rico em nutrientes e matéria orgânica. Para deixar o solo fino, passe por peneira de jardim de até 0,8 polegadas antes de adicionar o adubo. A composição deve ser de 2/3 de adubo orgânico para terra. Deixe o solo um pouco úmido, mas nunca encharcado.
Como qualquer substrato, o argiloso também tem seus prós e contras. Por um lado, é super fértil, segura o adubo por mais tempo e é rico em matéria orgânica. Por outro, empoça com facilidade, é pesado pra ser manuseado e pode abafar raízes de plantas mais delicadas.
Faça pequenos furos na terra (a profundidade ideal é sempre o dobro do tamanho da semente) e coloque de 2 a 3 sementes em cada um. Cubra as sementes com terra e deixe o solo úmido para que germinem. Se mais de uma semente germinar no mesmo local, faça a remoção ou o transplante daquela muda menos desenvolvida.
Como funciona a muda? Para produzir mudas basta colocar as sementes e o substrato em pequenos recipientes e cuidar dessas pequenas plantas até o momento de transplantio, que ocorre cerca de 30 dias após a colocação das sementes.
Na maioria dos produtos encontrados no mercado, o substrato é uma mistura de terra comum e vegetal, acrescida ou não de elementos necessários para a composição ideal de cada planta.
Substrato é o termo técnico pra nomear aquilo no que uma planta é plantada. Não é a mesma coisa que “terra” (um conjunto de características físicas, químicas e biológicas a que se dá o termo técnico de “solo”), mas você pode se referir a ele como a “terrinha” na qual a planta cresce, que não mata ninguém.
Produzir mudas através de uma técnica simples de enraizamento de plantas em água pode ser um bom aliado para manter seus vasos e hortas sempre renovados. O método, conhecido como estaquia, pode ser feito com galhos ou folhas.
Neste, para complementar, ensinaremos como preparar substratos para mudas para que a sua terra possa receber novas plantas em diferentes épocas do ano. Na confecção de uma horta é normal nos pegarmos pensando em como fazer uma sementeira, em qual local plantar as novas mudas e a frequência com que devemos regar.
Preparar a terra para um jardim é a base da jardinagem. A saúde e o desenvolvimento das suas plantas, árvores e flores vão depender muito disso. Um solo bem preparado vai fazer com que as sementes brotem com excelência ou que mudas transplantadas se desenvolvam e se adaptem corretamente.
Para plantar mudas em vaso é fundamental no momento da compra observar a planta. Sua estrutura, coloração das folhas, se há flores ou frutos. Também reparar como estão as raízes, se estão desenvolvidas, se há crescimento das folhas, se tem algum sintoma de praga ou doença.
O que fazer na Grande Barreira de Corais?
Como começar a escrever uma hipótese de um projeto?
Como tirar fotos de peças de decoração?
Como se escreve um terço na matemática?
Como tirar fotos de pessoas que não são Fotogenicas?
Como tirar as fotos eu mesma da minha gravidez?
Como escrever um romance de época?
Como mudar a foto de perfil de outra pessoa no WhatsApp?
Como tirar cheiro e gosto de garrafa termica?
Como converter números em decimal?
Como escrever quilos e gramas em números?
Como se escreve as unidades de medidas?
Como limpar o fundo da panela queimada?
Como tirar a gordura da calabresa?
Qual o ônibus que passa na Praia da Urca?