Uma elipse é uma figura geométrica plana obtida pela intersecção entre um plano e um cone. É por isso que essa figura é chamada de cônica, assim como a circunferência, a parábola e a hipérbole.
A elipse é uma figura de linguagem que ocorre quando um termo é omitido em um enunciado, mas fica subentendido pelo contexto. Trata-se de um recurso estilístico muito utilizado em discursos e em ditados populares.
Elementos da elipse
São eles os focos, o centro, o eixo maior e o eixo menor.
Elipse é a curva desse plano para a qual a soma das distâncias de cada um de seus pontos aos pontos F1 e F2 é constante (e maior do que a distância entre F1 e F2). Assim, por definição, as distâncias F2P + PF1 e F2P + P F1 são iguais.
Pois a Elipse depende da relação entre o eixo menor e a sua projecção sobre o eixo maior, o que gera dois focos; já a oval é toda feita à base de arcos de círculos que são concordantes.
24 curiosidades que você vai gostar
Em alguns contextos, pode-se considerar o círculo e o segmento de reta como casos especiais de elipses; no caso do círculo, o plano que corta o cone é paralelo à sua base. A elipse tem dois focos, que no caso do círculo são sobrepostos.
Exemplo: Comi no restaurante da minha avó na semana passada. No exemplo acima, sabemos que pela conjugação do verbo (primeira pessoa do singular), o termo omitido foi o pronome pessoal (eu). Esse caso é chamado de “elipse de sujeito”.
A elipse é caracterizada pela omissão de termos da oração sem que se prejudique o entendimento da mesma, dado que essa omissão é permitida pelo contexto e pelos restantes elementos gramaticais da oração, estando o termo claramente subentendido.
Zeugma é uma figura de linguagem caraterizada pela omissão de um termo mencionado anteriormente no enunciado. Já a elipse é apenas a ocultação de um termo, não importando que o mesmo já tenha sido expresso ou não na frase.
Há livros técnicos que o chamam de falsa elipse ou círculo isométrico. No desenho geométrico a construção remete a uma oval de quatro centros. O traçado pode ser feito com régua e compasso ou com o par de esquadros e o compasso.
Os elementos principais da elipse são:F1 e F2 são focos;O é o centro;A1A2 formam o eixo maior;B1B2 formam o eixo menor;2c é a distância focal;2a é a medida do eixo maior;2b é a medida do eixo menor;c é a excentricidade. a.
Dois vértices de uma elipse E são os pontos (0,6) e (0,−6) e seus focos são os pontos (0,4) e (0,−4).
A parábola é uma curva plana cujos pontos P são equidistantes a uma reta R e a um ponto fixo F. O ponto F é o foco e a reta R é a diretriz parábola. O ponto V da parábola mais próximo do foco F é o vértice.
Uma elipse é o lugar geométrico do plano tal que, a soma das distâncias de qualquer ponto da elipse até os seus focos é uma constante. Baseado nos dados disponíveis, ele pôde enunciar as famosas 3 leis de Kepler.
Exemplo de elipse
“Na minha mesa, papéis e livros” (o verbo “haver” está oculto nesta sentença, caso contrário a frase seria: “na minha mesa há papéis e livros”). “No fim da noite, no chão, pessoas e garrafas” (o verbo “haver” também está oculto). “Chegamos cedo hoje” (o pronome “nós” foi ocultado neste caso).
O que é Zeugma:
Zeugma é uma figura de linguagem na língua portuguesa, que consiste na omissão de uma palavra já mencionada numa frase. ... O zeugma é classificado como uma figura de construção, utilizado na linguagem oral e escrita para conceder maior expressividade ao texto.
Ele correu tão rápido quanto uma tartaruga
A tartaruga é um animal que anda devagar. Ao dizer que uma pessoa correu tão rápido quanto uma tartaruga, o que se quer dizer é que ela andou muito devagar ou mesmo que não correu. Essa comparação invertida é uma ironia.
ClassificaçãoSilepse de Gênero: quando há discordância entre os gêneros (feminino e masculino);Silepse de Número: quando há discordância entre o singular e o plural;Silepse de Pessoa: quando há discordância entre o sujeito, que aparece na terceira pessoa, e o verbo, que surge na primeira pessoa do plural.
As frases sem predicado designam-se habitualmente por frases elípticas. Uma palavra do sintagma, sendo responsável por numerosos casos de Derivação Imprópria: e.g. "um (dente) canino", "um (avião a) jato", "um (telefone) celular" (Br).
Sim, antítese. Antítese, pois "chorar" e "rir" são palavras com significados opostos, numa mesma frase.
1 declínio, decadência, diminuição, enfraquecimento, obscurecimento, queda. Desaparecimento de uma pessoa: 2 afastamento, ausência, desaparecimento, desaparição, sumiço.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Em outras palavras, o círculo é a área cuja fronteira é uma circunferência. Dessa maneira, a diferença fundamental entre círculo e circunferência é que o círculo é toda a área interna de uma circunferência. ... Quando uma corda contém o centro da circunferência, ela também é chamada de diâmetro.
Para entender o que é parábola, deve-se saber que essa figura geométrica plana é o conjunto de pontos cuja distância até a reta r é a mesma até um ponto F. Considerando-se um ponto F e uma reta r no plano, o conjunto que contém todos os pontos cuja distância até F é igual à distância até r é chamado parábola.
1 – A parábola é uma curva que possui um ponto mais alto chamado vértice, isto é, qualquer outro ponto da curva tem uma coordenada y inferior à coordenada y do vértice. Como as parábolas possuem duas “pernas”, nesse caso, elas apontam para baixo.
Para que serve o medicamento Bromifen?
Quais são as despesas tributárias?
Qual é o sistema de numeração que utilizamos?
Quando a glicose é considerada baixa?
Qual é o sinônimo de submissa?
Quais as formas de estratificação social?
Qual a importância da qualidade no trabalho?
Quais são as características ideais para uma ferramenta de corte?