O termo ñandeva significa “nós”, “todos nós”. É, contudo, a única forma usada por aqueles que falam o dialeto que o etnógrafo Curt Nimuendaju levantou com o nome de Apapukuva (cf.
Kuará: O nome Kuará vem do guarani Kwaray (O sol). Ele é filho de Deus, criador, aquele que abre o caminho para o paraíso; gerador e condutor da igualdade; é o caminho do Bem; o que garante ao seu povo uma vida boa, justa e bonita para todos, sem distinção.
Embora apresentem muitos aspectos culturais e de organização social em comum, o primeiro, ou seja, Guarani-Kaiowá, não se reconhece como sendo Guarani, mas aceita a denominação de Kaiowá. Por sua vez o Guarani-Ñandéva se autodenomina como Guarani.
O povo Guarani foi um dos primeiros a serem contatados após a chegada dos europeus na América do Sul, há cerca de 500 anos. No Brasil, vivem atualmente cerca de 51.000 indígenas Guarani, em sete estados diferentes, tornando-os a etnia mais numerosa do país. Muitos outros Guarani vivem no Paraguai, Bolívia e Argentina.
Ye'ã rembe: Praia. Yembiyéia: Praia.
O que são meios de transporte ecológicos?
Quanto mede um campo de futebol americano?
Quantas aulas tem que fazer na auto escola?
Quanto custa o galão de gasolina nos eua?
Qual a diferença entre a Internet e intranet?
O que são módulos assistenciais?
Quais as dicas para um bom atendimento ao cliente?
Qual o grau de parentesco de genro?
O que não é permitido no Jiu-jitsu?
O que é urbanização na geografia?
O que é velocidade instantanea?
Por quanto tempo o álcool permanece no sangue?
O que é comunicação intrapessoal?
Quais celulares são compatíveis com óculos de realidade virtual?