O termo ñandeva significa “nós”, “todos nós”. É, contudo, a única forma usada por aqueles que falam o dialeto que o etnógrafo Curt Nimuendaju levantou com o nome de Apapukuva (cf.
Kuará: O nome Kuará vem do guarani Kwaray (O sol). Ele é filho de Deus, criador, aquele que abre o caminho para o paraíso; gerador e condutor da igualdade; é o caminho do Bem; o que garante ao seu povo uma vida boa, justa e bonita para todos, sem distinção.
Embora apresentem muitos aspectos culturais e de organização social em comum, o primeiro, ou seja, Guarani-Kaiowá, não se reconhece como sendo Guarani, mas aceita a denominação de Kaiowá. Por sua vez o Guarani-Ñandéva se autodenomina como Guarani.
O povo Guarani foi um dos primeiros a serem contatados após a chegada dos europeus na América do Sul, há cerca de 500 anos. No Brasil, vivem atualmente cerca de 51.000 indígenas Guarani, em sete estados diferentes, tornando-os a etnia mais numerosa do país. Muitos outros Guarani vivem no Paraguai, Bolívia e Argentina.
Ye'ã rembe: Praia. Yembiyéia: Praia.
Como usar o executar do Windows?
Como colocar karaokê na Smart TV?
Como instalar exaustor de 30 cm?
Qual tamanho da caixa para festa na caixa?
Como organizar as plantas no jardim vertical?
Como escolher um kit de maquiagem?
O que preciso para montar um laboratório de calibração?
Quando se considera que uma petição é inépta?
Como fazer um kit de emergência?
Como colocar um arquivo do Word no Google Docs?
Quanto a gasolina rende mais que o etanol?
Como salvar um cacto que apodreceu a raiz?
Como salvar documento do Word 2016 em PDF?
Como exportar um banco de dados no R?