Quando o “que” funcionar como preposição, equivalerá à preposição de, sendo usado em locuções verbais que têm, como auxiliares, ter ou haver. Ex. Tenho que trazer meus documentos até amanhã.
A palavra que será preposição quando equivaler à preposição de em perífrases verbais que tenham, como auxiliares, ter ou haver. Interjeição: A palavra que será interjeição quando exprimir uma emoção, um estado de espírito; é sempre exclamativa e acentuada (quê).
Gramática. A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce.
O “que” pode fazer a vez de substantivo, pronome adjetivo, pronome interrogativo, pronome relativo, preposição, advérbio de modo e de intensidade, partícula expletiva e interativa, interjeição, conjunção coordenativa e subordinada. Veja abaixo exemplos de cada uma de suas funções.
Como pronome, o QUE poderá ser interrogativo, exclamativo ou indefinido. Exemplo: O livro que você me deu é muito bom! Considera-se nesse caso, também como pronome indefinido. É encontrado o início frases interrogativas.
15 curiosidades que você vai gostar
Como pronome interrogativo: qual. ... o qual, a qual, os quais, as quais. ... o que, aquilo que, tudo o que. ... quão, quanto, como, a que ponto. ... de. ... exceto, à exceção de, salvo, afora, menos senão, a não ser, tirante.
O pronome relativo que é o mais utilizado, sendo considerado um pronome relativo universal. Refere-se a coisas ou a pessoas e pode ser substituído por: o qual, a qual, os quais e as quais.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
O que ou o quê são construções corretas. Sendo compostas por duas palavras, a escrita de forma junta - oque - está errada. Que é um pronome indefinido sinônimo de qual coisa. Sendo usado em interrogações diretas e indiretas, é também chamado de pronome interrogativo.
O “que”, em muitas situações, desempenha a função de pronome relativo ou interrogativo. 1. Pronome relativo: Comprei os livros que constam na lista de material. (O pronome relativo “que” relacionam-se o termo “livros”.
O pronome relativo que é o de mais largo emprego, chamado de relativo universal, pode ser empregado com referência a pessoas ou coisas, no singular ou no plural. Não conheço o rapaz que saiu. Gostei muito do vestido que comprei. Eis os ingredientes de que necessitamos.
Quando o “que” for pronome relativo, aparecerá após o substantivo substituído por ele e poderá ser substituído por o qual, a qual, os quais, as quais. Ex. Achei muito bela a garota que você me apresentou. = Achei muito bela a garota a qual você me apresentou.
Significado de Quando
advérbio Em qual circunstância, situação, tempo (ocasião temporal): disse que a encontraria, mas não disse quando.
Que é uma conjunção integrante quando: estabelece a ligação de uma oração com outra; introduz uma oração subordinada substantiva, que pode atuar como sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicativo do sujeito e aposto; pode ser substituído por isto ou isso.
Determinante interrogativo – usado sempre antes de um nome, podendo referir-se a coisas ou a pessoas: Ex.: «Que peixe compraste no mercado?» «Que médico operou o teu pai?» Qual – interrogativo O interrogativo qual tem um valor selectivo, ou seja, quando se pretende seleccionar, escolher uma entidade de entre várias.
Uso de QUÊ acentuado
Enquanto pronome interrogativo, QUÊ é sempre acentuado quando aparece no final das frases. Quando sozinho pode se referir a uma indicação para repetir uma fala, como oi e diz.
A palavra “que” sempre tem que ser acentuada quando for um pronome interrogativo em final de frases, como é o caso desta frase. Então a frase correta é: Está esperando o quê?
“O por que separado sempre pode embutir a palavra razão ou a palavra motivo ”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.
Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.
Queísmo: 5 dicas práticas para não repetir o “QUE”1) Use a oração reduzida de infinitivo. Ex: Planeje-se para que não haja prejuízo. ... 2) Use a oração reduzida de particípio passado. ... 3) Inverta a ordem da frase. ... 4) Use o pronome oblíquo. ... 5) Troque a oração adjetiva por uma locução adjetiva. ... Exercício para combater o queísmo.
Nesse pequeno período, nós tivemos três ocorrências do pronome “que”. A sugestão da prof. Priscilla para melhorar o texto seria começar pela substituição da frase “que gravou a matéria” pela “autor da matéria”. Podemos trocar “que desagradou o público”, por “rejeitado pelo público”.
Pronome pessoal: 1 a, lhe.
1 visto que, dado que, já que, como, porque, em virtude de, devido a, posto que, por causa de, em razão de, em consequência de, porquanto, pois, pois que, na medida em que. Exemplo: Uma vez que estou sem carro, não poderei ir ao ensaio hoje.
Como se vestir para ir à igreja?
Qual a roupa ideal para ir a um aniversário infantil?
O que se faz no primeiro dia de estágio?
Como comprovar renda familiar para o ProUni?
Em que posso usar a cebolinha?
O que vestir para ir a um jogo de futebol?
Como se vestir de boneca Emília?
O que vestir para ir a um barzinho à noite?
Como era feito os escudos dos soldados romanos?
O que vestir para uma festa dos anos 60?
O que a pessoa faz quando tá sem internet?
Como o homem moderno se veste?
Como parcelar IPVA que está na dívida ativa?
Que tipo de roupa usar para parecer mais gorda?