A terapia inclui medicamentos como prednisona ou prednisolona, administrados entre 0,5 a 1 mg/kg a cada 12 horas, num período de cinco a sete dias. A partir da redução evidente dos sinais clínicos, a dosagem deve ser diminuída pela metade, de modo progressivo, pelo período de até sete dias.
O principal sintoma dessa doença é o cachorro tossindo com frequência. Já a intensidade pode variar e durar dias ou até mesmo semanas, dependendo da gravidade. Além da tosse de cachorro, o animal também pode apresentar chiados, ruídos respiratórios e dificuldade de respirar, de acordo com a profissional.
Não existe tratamento específico para a Traqueobronquite, mas é dado um tratamento suporte para o bem estar do animal. O veterinário pode optar ou não pelo uso de antibióticos, corticoides, broncodilatadores, antitussígenos e mucolíticos.
A faringite provoca dor, podendo até fazer com que seu cachorro deixe de comer. Apenas o veterinário pode diagnosticar a causa e passar o tratamento. Costuma ser receitado antibiótico e é de extrema relevância que você controle a alimentação do seu cão, caso ele não queria comer, você pode recorrer a comida umedecida.
O tratamento do cachorro com o vírus da parainfluenza canina deve ser feito com medicamentos antitussígenos (usados para aliviar a tosse persistente), expectorantes e broncodilatadores (que ajudam a reduzir a contração da musculatura dos brônquios, facilitando a respiração do cão).
Assim como nós, o cachorro gripado precisa ficar hidratado, portanto ofereça água fresca e até água de coco. Se ele não apresentar sede é importante ressaltar ao veterinário, pois este é um ponto importante de sua recuperação.
No geral, é uma doença fácil de ser tratada e que tem bom prognóstico. O pet vai precisar ser mantido bem hidratado e com a alimentação correta. Em alguns casos, é possível que o profissional indique xarope de uso veterinário para minimizar a tosse e ajudar o pet a eliminar a secreção nasal.
A traqueobronquite canina, também conhecida popularmente por “tosse dos canis”, é uma doença de múltiplos fatores, causada por vários micro-organismos e afeta principalmente o trato respiratório canino, causando traqueobronquite e início súbito de tosse.
Algumas das provas possíveis são: O tratamento da bronquite canina é inespecífico, ou seja, é adequado a cada caso individualmente, pois consiste principalmente em aliviar os sintomas. Por esse motivo não existe uma única maneira de tratar bronquite canina, pois depende muito do caso do seu cachorro.
Um bom remédio caseiro para bronquite é tomar um chá com propriedades anti-inflamatórias, mucilaginosas ou expectorantes como o de gengibre, erva-doce ou malva, por exemplo, pois reduzem os sintomas como tosse, excesso de secreções e mal-estar geral.
Estes cachorros de raça pequena estão também predispostos a sofrerem outras doenças que complicam o quadro de bronquite, como o colapso da traqueia e a insuficiência cardíaca mitral. Os principais motivos que levam os tutores ao veterinário são a tosse intensa e/ou a produção de mucos.
Estes chás, embora possam ser usados para melhorar os sintomas tanto da bronquite aguda como crônica, não devem substituir o tratamento indicado pelo médico, servindo apenas para complementar o tratamento e acelerar a recuperação. Veja quais as opções de tratamento da bronquite.
Como é formada a banca do TCC?
Quantas calorias tem 80 gramas de feijão cozido?
Qual é o tipo de tuberculose mais perigosa?
O que é massoterapia e para que serve?
Porque Mato Grosso tem horário diferente de Brasília?
Quanto a Globo fatura com o Big Brother?
Quais são os principais riscos no mercado financeiro?
Como saber se a pessoa está com gastrite?
O que é bom para desintoxicar o fígado rápido?
Quais são os 3 tipos de jogos?
Quantas vezes tenho que malhar por semana?
Como justificar um pedido de aumento salarial?
São consideradas circunstâncias agravantes?
O que é necessário para conseguir o AVCB?