A maior expressão de empatia é sermos compreensivos com alguém de quem não gostamos. É muito diferente se as pessoas se podem comportar para com as outras como espectadoras ou se participam sempre do seu sofrimento, da sua alegria ou da sua culpa: estas são as que verdadeiramente vivem.
Empatia é saber entender a situação do próximo, sem julgamentos e com uma boa vontade sempre presente. Empatia é saber que a dor e a felicidade sempre serão únicas, nós nunca saberemos a real forma do outro sentir, mas podemos aceitar e entender.
O que é empatia? No dicionário, uma das definições diz que ela é a capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente e de querer o que ela quer. Em resumo, poderíamos dizer que ter empatia é se colocar no lugar do outro.
Psicologicamente, empatia é a capacidade de você sentir o que uma outra pessoa sente caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela, ou seja: procurar experimentar de forma objetiva e racional o que sente o outro a fim de tentar compreender sentimentos e emoções.
Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria outra pessoa, caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. É tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar o que sente outro indivíduo. A empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras.
Um dos lugares mais difíceis que podemos nos colocar é o lugar do(a) outro(a), porque o caminho até lá é cheio de JULGAMENTOS e EGOÍSMO. ... Isso leva à ampliação das percepções e evita que julguemos os outros fechando-nos em um ponto de vista egoísta.
Não tente mensurar a dor ou a felicidade de uma pessoa, para comparar a sensação com algo que você já viveu. Pense em como aquele ser está se sentindo. Ter empatia significa respeitar o ser humano da forma que ele é. Na verdade, não somente o ser humano, porque é possível sentir empatia pelos animais, pelas plantas e por todo o planeta.
Uma das partes mais importantes de demonstrar empatia é ter paciência para entender melhor a perspectiva das outras pessoas. Julgar os outros faz parte da natureza do ser humano! Nossos ancestrais faziam isso para se defender de situações e pessoas perigosas. É normal levar um tempo para superar essa tendência.
Com empatia, outras emoções tóxicas perdem espaço, como rancor, vingança, frieza e, principalmente, o desprezo, que tem consequências severas para a vida em sociedade. Portanto, a empatia melhora o convívio com os outros e a vida em sociedade. Vale dizer, inclusive, que a empatia não quer dizer comparação.
A prática ajuda na melhora de nossa qualidade de vida, aprendemos a escutar e compreender melhor e ainda relativizamos o nosso “eu” em prol do outro. A empatia nos traz inúmeros benefícios, na família, com os amigos, com desconhecidos, com o companheiro (a), no trabalho, em todos os lugares e situações.
Quando descartar um documento?
Como referenciar uma aula na ABNT?
Quantos metros de fio para enrolar uma cadeira?
Como processar um app por propaganda enganosa?
O que acontece se uma pessoa ingerir querosene?
Quanto custa reformar um apartamento antigo?
Como dar baixa em uma empresa de um falecido?
Para que serve o módulo para som de carro?
O que significa juros de 1% am?
Qual é o processo de separação do ouro no barro e areia?
Como é feito o pagamento da multa rescisória?
Como funciona o pagamento da Netflix com cartão de crédito?
Quando colocar adubo na horta?
Como se tornar um grande driblador?
O que é e como funciona o Scrum?
Como perder o medo de conhecer pessoas?