Determinante interrogativo – usado sempre antes de um nome, podendo referir-se a coisas ou a pessoas: Ex.: «Que peixe compraste no mercado?» «Que médico operou o teu pai?» Qual – interrogativo O interrogativo qual tem um valor selectivo, ou seja, quando se pretende seleccionar, escolher uma entidade de entre várias.
Use o qual se o pronome for antecedido de preposição com mais de uma sílaba. Se não for, prefira que: O livro de que lhe falei está esgotado. O livro sobre o qual lhe falei está esgotado.
A diferença é que, enquanto o pronome relativo que é invariável, o pronome relativo qual é flexionado em gênero e número: o qual, a qual, os quais, as quais. O qual e que: Aquele aluno, o qual foi selecionado para representar o colégio, é o Pedro.
Exemplo: «A universidade onde estudei é muito boa.» No entanto, pode ser substituído por em que ou na qual: «A universidade em que estudei é muito boa»; «A universidade na qual estudei é muito boa.» Nestes casos, a escolha deve recair sobre a melhor sonoridade.
Uso de QUÊ acentuado
Enquanto pronome interrogativo, QUÊ é sempre acentuado quando aparece no final das frases. Quando sozinho pode se referir a uma indicação para repetir uma fala, como oi e diz.
22 curiosidades que você vai gostar
Palavras com acento agudosofá;crachá;parabéns;jacarés;açaí;Piauí;cipós;dominó;
O acento circunflexo é representado graficamente pelo "chapeuzinho" [^]. Esse acento é empregado sobre as vogais a / e / o, mostrado que trata-se de uma sílaba tônica e que a vogal deve ser falada de forma fechada, como em: essência e nômade.
Assim, é inadequado usar a expressão onde para indicar algo que não seja um lugar, como uma ideia, uma situação, uma decisão, uma entrevista, um filme, uma época,… Nessas situações, onde deverá ser substituído por: em que, no qual, na qual, nas quais ou nos quais.
1 no qual, na qual, nos quais, nas quais, onde, quando.
"O qual"," a qual"," os quais" e "as quais" são usados com referência a pessoa ou coisa. Desempenham as mesmas funções que o pronome "que"; seu uso, entretanto, é bem menos frequente e tem se limitado aos casos em que é necessário para evitar ambiguidade.
Queísmo: 5 dicas práticas para não repetir o “QUE”1) Use a oração reduzida de infinitivo. Ex: Planeje-se para que não haja prejuízo. ... 2) Use a oração reduzida de particípio passado. ... 3) Inverta a ordem da frase. ... 4) Use o pronome oblíquo. ... 5) Troque a oração adjetiva por uma locução adjetiva. ... Exercício para combater o queísmo.
Na qual. 1. É um pronome relativo. Parte de um discurso, ou de um poema épico, na qual se apresenta o tema a ser desenvolvido...
1 acerca de, acima de, além de, ante, ao respeito de, dentro de, depois que, diante de, em cima de, logo que, no encalço de, perante, sobre.
Poderíamos usar, também, o em que ou na qual sem problema algum, já que se equivalem quando o antecedente é lugar. Não esqueça, então, que só se usa onde quando retoma lugar físico: “A casa onde…, A rua onde…”. Em outras situações, o conectivo poderá ser o que, o o qual , o cujo ou qualquer termo coesivo.
Gramática. A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce.
Dessa forma, as palavras podem ser oxítonas (quando o acento tônico encontra-se na última sílaba, como a palavra abacaxi ), paroxítonas (quando o acento tônico encontra-se na penúltima sílaba, como a palavra orelha ) e proparoxítonas (quando o acento tônico encontra-se na antepenúltima sílaba, como a palavra árcade ...
Estar com muita fome.
Há algumas boas informações básicas sobre os fundamentos de AA nesta página. Alcoólicos Anônimos é uma irmandade internacional de homens e mulheres que tiveram problemas com bebida. É não profissional, autossustentável, multirracial, apolítico e disponível em quase todos os lugares.
p*** - Dicionário Online Priberam de Português.
Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.
Havendo a presença do artigo e da preposição, ocorre a seguinte flexão em gênero e número: à qual, às quais, ao qual, aos quais.
...
Exemplo - referir-se a:Esta é a notícia à qual eu me referi.Estas são as notícias às quais eu me referi.Este é o artigo ao qual eu me referi.Estes são os artigos aos quais eu me referi.
Observação:O pronome relativo O QUAL (e flexões), quando não vier antecedido de preposição, só deverá ser empregado em orações explicativas; antecedido de vírgula, portanto. Exemplo: (23) A prova de Português, a qual inclui uma questão de redação, é uma das mais cansativas do vestibular.
Pronome relativo é uma classe de pronomes que substituem um termo da oração anterior e estabelecem relação entre duas orações. Não conhecemos o aluno. O aluno saiu. Não conhecemos o aluno que saiu.
Como um homem deve se vestir para uma festa de 15 anos?
Como enviar um E-mail anônimo pelo Gmail?
Como ficar com o corpo definido com 14 anos?
Quais são os tipos de esponjas?
Como mandar mensagens de bom dia no WhatsApp?
Qual chá é bom para foliculite?
Qual porção de um anticorpo se liga ao antígeno?
Como iniciar uma conversa em e-mail?
Como saber se a pessoa está brincando com meus sentimentos?
Qual foi a porcentagem da eliminação da fazenda hoje?
Tem como usar dois cartões na Amazon?
Como se vestir um administrador?
O que um adolescente de 13 anos pode trabalhar?
Como trocar os reatores de lâmpadas?