O “que” retoma toda frase anterior: “Minha mãe tem muitas coisas para fazer". ... Logo, em frases que não há necessidade de retomar algo, ou seja, não há um antecedente, use “de”. Exemplos: Tenho de pagar meu amigo.
Uso do que
Início de frase: introduz pergunta ou indica intensidade. Meio de frase: faz referência a algo/alguém de que/quem já se falou em algum momento anterior. Exemplos: Que estrondo foi esse? (função de pronome interrogativo)
Está correta a frase “A suspeita é de que os reféns estejam escondidos em uma mata”? Nessa frase, a preposição de não deve ser usada. Oração subordinada substantiva predicativa é aquela que exerce a função de predicativo do sujeito da oração principal.
Do que resulta da contração da preposição de com a locução interrogativa «o que». Por outro lado, «De quê vais falar?» significa, também, «De que assunto vais falar?» ou «Vais falar de que assunto?». De quê é uma locução prepositiva interrogativa que resulta da junção da preposição de com o pronome interrogativo quê.
Fazer com que – provocar uma situação: «As emoções fazem com que o coração bata mais depressa.» Este mesmo sentido é conseguido sem a preposição com: «As emoções fazem que o coração bata mais depressa.» Ou ainda se o verbo vier seguido de uma oração infinitiva: «As emoções fazem o coração bater mais depressa.»
22 curiosidades que você vai gostar
Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.
O gramático Evanildo Bechara faz uma distinção, chamando a atenção para o fato de que, quando pretendemos enfatizar o esforço empreendido pelo sujeito da ação, devemos empregar faz com que.
Com isso em mente, quando você busca realizar comparações entre duas situações, o correto é utilizar “do que”, ou seja, a união da preposição e artigo com o pronome que. Além disso, a expressão também pode ser aplicada em frases interrogativas, questionando o interlocutor sobre algo.
Informar que ou informar de que
As duas construções frásicas são corretas. Mantém-se a mesma teoria acima referida: havendo dois complementos, é obrigatório que um deles seja o objeto direto e o outro o objeto indireto, independentemente da ordem e do que representam.
Porque tendinite dói mais à noite?
Como fazer um agrado para Xangô?
Qual a média de vida de um carneiro?
Porque tem gente que come muito e não engorda?
Como colocar os nomes em ordem alfabética no whatsapp?
O que significa a palavra Bloqueto?
Qual é o carro que mais desvaloriza no Brasil?
Porque as plantas estão em extinção?
O que é o que é sustentabilidade?
Como saber se uma empresa é cadastrada no Banco Central?
O que é uma organização não governamental?
O que as pessoas mais buscam para comprar na internet?
O que é a alma para a filosofia?
Como usar água sanitária na água para beber?