Para a produção dos tecidos, é preciso antes obter os fios, que vêm das fibras. Algumas fibras são naturais, por exemplo, algodão, lã, linho e seda. Outras são artificiais, fabricadas pelo homem, como náilon e poliéster.
O termo tecido (do latim texere, tecer) foi introduzido por volta de 1800 pelo cirurgião e anatomista francês Marie François Xavier Bichat (considerado pai da histologia e da patologia), impressionado com as diferentes texturas encontradas em partes de corpos que ele dissecara.
Tecelagem é o processo mais importante para obter o tecido de algodão. Esse processo é o que chamamos de tear, pois se usa dois fios sucessivamente, que darão a trama e a gramatura do tecido. Após tecer a fibra do algodão, este passa por diferentes fases de transformação, até que se chegue ao estado final do produto.
Foram os árabes os primeiros a fabricarem tecidos e papeis com essa fibra e a Europa começou a usar regularmente o algodão na época das Cruzadas.
O tecido é basicamente um entrelaçamento de fios. Eles são formados por mechas contínuas de fios, de tramas e urdumes iguais ou diferentes. Cerca de 50% da decoração baseia-se em têxtil. Essa é a razão da importância de se conhecer a composição dos tecidos.
O algodão é a maior matéria-prima usada na confecção de roupas, mas não a única, pois há também o uso da seda (material natural produzido pelo bicho-da-seda) poliéster, do elastano e de outras matérias-primas sintéticas.
O linho é o tecido vegetal mais antigo da história do homem. É feito a partir das hastes da planta de linho e era um têxtil amplamente utilizado e muito importante antes do algodão e outras fibras.
Conjunto de células do mesmo tipo e que têm uma determinada atividade e função específica (tecido conjuntivo, tecido epitelial, tecido muscular, tecido nervoso, etc.).
Separação da semente e fibra; a colheita do algodão é realizada manualmente ou através de colhedoras especializadas, que retiram do campo a fibra aderida à semente. O processo de beneficiamento separa o línter da semente do algodão, através da ruptura das fibras em sua base. ...
O algodão é usado para fazer uma série de produtos têxteis. Estes incluem toalhas de banho e roupões; denim para jeans azul; meias, cuecas, e a maioria das camisas. Lençóis muitas vezes são feitas de algodão. O algodão também é usada para fazer os fios utilizados em crochet e tricô.
A palavra “tecido” tem origem no latim (“texere”). O hábito de tecer ou entrelaçar fios acompanha a história do homem desde os tempos mais longínquos. O primeiro tecido que se tem notícia é o linho. Não era feito em tear, mas por meio de uma técnica bastante rústica, que consistia na prensagem das fibras.
No entanto, os arqueólogos encontraram no Oriente Médio placas de argila do ano 8 mil a.C. que mostram o processo de fabricação de tecido, sem falar que em 18 mil a.C. nossos antepassados já usavam agulhas feitas de ossos para costurar suas roupas.
Para produzir os tecidos, em primeiro lugar é necessário processar as fibras — sejam elas naturais ou sintéticas — em filamentos e linhas, e isso é feito por meio de máquinas que as enrolam.
Foi só durante a Revolução Industrial — entre os séculos 18 e 19 — que os tecidos deixaram de ser fabricados artesanalmente e passaram a ser produzidos em massa por meio de máquinas.
O que são os verbos flexionados?
Quais são os materiais abrasivos?
Qual o melhor esquadro para marceneiro?
Como são classificados os protistas Autotróficos?
Como são classificados os seres vivos nos ecossistemas aquáticos?
Pode comer os talos do espinafre?
Para que serve o índice de preços ao consumidor?
Como usar o emulador de PS3 RPCS3?
Como os microrganismos que vivem na pele humana são classificados?
Qual é o tipo de motor mais utilizado acessível hoje no mercado?
Como se classificam os materiais ferrosos?
Qual foi a causa da Guerra dos Farrapos?
Como foi a Educação de Dom Pedro Segundo?
Como fazer esmaltação gel em casa?
Como colocar plafon de LED em gesso?