Conhecido como Lua de Sangue, o fenômeno ocorrerá durante uma hora e 43 minutos em seu pico, mais especificamente entre 16h30 e 18h13, no horário de Brasília.
O eclipse total se inicia às 7 UTC. Já o pico máximo do eclipse ocorrerá às 4h34 AM no horário do Brasil, ou seja 7:34 UTC. A fase de totalidade poderá ser observada por 1 minuto e 54 segundos e estará ao norte da plataforma de Gelo Filchner-Ronne, na orla do continente Antártico.
Às 05h45 de Brasília, mais de 95% do disco lunar estará na sombra e a lua ficará com uma tonalidade avermelhada conforme a atmosfera da Terra desviar os raios vermelhos da luz do sol em seu cone de sombra. Este fenômeno será mais visível durante o pico do eclipse, às 06h03 de Brasília.
No Brasil, o centro do eclipse vai ocorrer entre 5h30 e 5h40 da manhã, pouco antes de a Lua se pôr. De acordo com o professor Costa, para ter uma visão boa em território nacional é preciso que o céu esteja limpo.
O eclipse parcial da Lua de novembro de 2021 poderá ser observado na madrugada desta sexta-feira (19). É o eclipse lunar parcial mais longo do século, o mais longo em quase 600 anos, e é também conhecido como um eclipse de Microlua e de Lua de Sangue .
44 curiosidades que você vai gostar
A próxima quarta-feira (26) será agitada para os fãs da astronomia, com dois fenômenos envolvendo o satélite natural da Terra. Nesta data, teremos a maior superlua de 2021, com um eclipse, popularmente chamado “Superlua de Sangue”.
O início do eclipse parcial começa às 5h29 UTC (2h29 AM hora Brasil), no primeiro lugar onde fica visível. O eclipse total começa às 7 UTC. O eclipse máximo ocorrerá às 7:34 UTC (ou seja, às 4h34 AM hora Brasil).
Também devem ocorrer dois eclipses lunares totais em 2022: um entre 15 e 16 de maio, quando a lua ficará vermelha durante a noite, e o outro em 8 de novembro, antes do nascer do Sol. O eclipse de maio será totalmente visível na América do Sul, segundo a Nasa, ao contrário do fenômeno de novembro.
Dependendo de sua localização, você poderá ter um vislumbre de parte do eclipse da super lua de 26 de maio de 2021. O eclipse total no Brasil começará às 6h47 do horário de Brasília e deve durar 14 minutos.
Publicado em 18/11/2021 - 11:03 Por Adrielen Alves - Jornalista da EBC - Brasília. Um eclipse parcial da Lua poderá ser observado na madrugada desta sexta-feira (19). É também chamado de eclipse de microlua, quando o satélite está no ponto mais afastado da órbita ao redor da Terra.
Em 8 de outubro, vai ocorrer o segundo eclipse lunar total de 2022. Dessa vez, o eclipse será visível em todo o leste da Rússia, Japão, Austrália e partes do oeste e centro da América do Norte.
O primeiro eclipse do ano acontecerá em abril, no dia 30. Será um eclipse solar durante a fase da Lua Nova. Ele será um eclipse parcial em Touro e não visível no Brasil. Em pouco mais de duas semanas depois, teremos um eclipse total, agora lunar, em Escorpião, no dia 16 de maio e ele será visível no Brasil.
O eclipse lunar de 16 de maio de 2022 será um eclipse lunar total, o primeiro de dois eclipses lunares totais do ano.
Lua Quarto-Minguante
A Lua nasce aproximadamente à meia-noite e se põe aproximadamente ao meio-dia. Nos dias subsequentes a Lua continua a minguar, até atingir o dia 0 do novo ciclo. 29,5 dias). Esse período é chamado mês sinódico, ou lunação, ou período sinódico da Lua.
Próximo eclipse em 2021
O próximo eclipse, em 2021, será um eclipse solar, no dia 4 de dezembro, em 12:22 graus de Sagitário.
O fenômeno está previsto para começar por volta das 4h, no horário de Brasília, e terá uma duração média de uma hora.
Horário do Eclipse Lunar de novembro de 2021
O evento começará por volta das 4 horas e 19 minutos (horário de Brasília). O pico do eclipse para os brasileiros assistires será às 6 horas da manhã.
Em 2019, ela ocorreu em 21 de janeiro, 19 de fevereiro e 20 de março, ou seja, com cerca de um mês de intervalo. No entanto, pode-se levar muito mais tempo, passando mais de seis meses sem uma ocorrência.
Na madrugada de segunda-feira (26) para terça-feira (27), o céu vai exibir uma linda Lua rosa. O horário deve variar de acordo com cada cidade, mas especialistas estimam que o fenômeno pode ocorrer por volta das 19 horas.
Nesta quarta-feira (26) acontece a última, e maior, superlua de 2021. E ela vem com um bônus: o único eclipse total da Lua neste ano, que infelizmente não será visível a olho nu aqui do Brasil.
Contamos-lhe as datas, horas exatas e locais precisos, de onde poderá observar os eclipses do Sol e da Lua neste ano de 2022. Não os perca, agende-os! Este ano de 2022 terá quatro eclipses, dois totais da Lua (Lua de Sangue), e dois eclipses do Sol parciais.
De acordo com o horário internacional, UTC, e cálculos de engenheiros da NASA, o próximo eclipse lunar será 16 de Maio de 2022 e o próximo eclipse solar será 30 de Abril de 2022. As seguintes datas podem variar em torno de um dia devido ao fuso horário de cada país.
O próximo eclipse solar acontecerá no dia 30 de abril de 2022 e ficará visível na parte sudeste do Oceano Pacífico e trechos da América do Sul. Outro acontecerá no dia 25 de outubro do mesmo ano e será visível em partes da Europa, nordeste da África, Ásia ocidental e Oriente Médio.
Como fazer para escolher o curso certo?
O que significa sonhar com alguma coisa que você quer?
Como jogar jogos de PS4 sem internet?
Tem como jogar Forza Horizon 2 offline?
O que é cariótipo e como ele é organizado?
Como preparar a tinta para pintar o piso?
Como deve ser feita a organização dos medicamentos em um estabelecimento?
Como aplicar Papel de Parede adesivo em parede pintada?
Como guardar top de academia na gaveta?
Para que serve a água do doutor Bezerra?
Como organizar os stickers de WhatsApp?
Como preparar terra para plantar tomate em vaso?
Como dobrar toalha para pendurar no banheiro?
Como jogar o jogo Jurassic Park?
O que colocar na água do aquário?